Nordeste Região de Feira de Santana

Tudo sobre Mundo Novo

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
17.305
PIB Total
R$ 199,23 Mi
Per Capita
R$ 11.513,03
Área (km²)
1.493,400
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

outubro

As temperaturas são amenas e as chuvas são escassas, proporcionando ótimas condições para atividades ao ar livre e passeios.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada tranquila, com baixo índice de criminalidade, propiciando um ambiente seguro para turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Mundo Novo é um encantador município baiano, localizado na região da caatinga, com uma rica história que remonta ao século XIX. Com uma população de aproximadamente 17.305 habitantes, a cidade é um destino perfeito para quem busca natureza, cultura e tranquilidade.

Principais Atrações

Cascata do Rio das Almas

Uma bela cachoeira localizada nas proximidades, ideal para um refrescante banho e momentos de relaxamento em meio à natureza.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Um importante ponto histórico e cultural, a igreja apresenta uma arquitetura simples, mas charmosa, refletindo a religiosidade da comunidade.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Mundo Novo?

A cidade é acessível de carro e ônibus a partir de grandes centros urbanos da Bahia, como Salvador e Feira de Santana.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Mundo Novo conta com pequenas pousadas e hotéis que oferecem conforto e bom atendimento aos visitantes.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Estação Rodoviária de Mundo Novo
Endereço: Praça Adalberto Cerqueira Campos, s/nº - Centro
Telefone:(0xx74)3626-2162

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Mundo Novo?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Mundo Novo

Bahia — BA

Histórico

O território do município, antes de desbravado, era grande sesmaria, há muitos anos abandonada e que fora objeto de arrematação em praça, pelo Visconde de Itapicuru, na Vila de Nossa Senhora do Rosário de Porto de Cachoeira. Esta sesmaria, com cerca de cinquenta léguas em quadro, situava-se entre Orobô, Monte Alegre e Itaberaba.

É tradição corrente, quanto à primeira exploração no território municipal, que no ano de 1833, para fugir aos efeitos de grande seca, José Carlos da Mota, natural de Alagoinhas, neste Estado, acompanhado por Joaquim José de Assunção e José Barbosa Cabrinha, partiu daquela localidade em direção à zona de Morro de Chapéu, em busca de um lugar em que houvesse água abundante e condições favoráveis a implantação de atividade agrícola e pastoril. Esses bandeirantes penetraram os sertões ainda desconhecidos e chegaram a Monte Alegre; dali partiram em direção ao ponto desejado.

No curso da viagem, José Carlos da Mota, com sua pequena bandeira, estacionou no local hoje conhecido com o nome de Engenho, em 1833, impressionado com as matas e a farta vegetação nativa, com a qualidade do solo e os mananciais de água potável. Consta que o chefe da bandeira José Carlos da Mota, ao avistar as terras em que está situada a cidade e suas adjacências, do alto da Várzea Bonita, exclamou ″isto aqui é um Mundo Novo″. Foi, portanto, o pouso da bandeira de José Carlos a causa determinante da povoação do município.

O colonizador, sastisfeito com a riqueza da terra descoberta, teve a idéia de a povoar, conseguindo a vinda de novos colonos, que construíram residências e ali se instalaram. Formou-se assim o povoado.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora da Conceição de Mundo Novo, pela lei provincial nº 669, de 31-12-1857 e resolução provincial nº 1342, de 03-07-1873, subordinado ao município de Monte Alegre.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Nossa Senhora da Conceição de Mundo Novo, pelo ato de 01-03-1890, desmembrada do município de Monte Alegre. Sede na antiga povoação de Nossa Senhora da Conceição de Mundo Novo. Constituído do distrito sede. Instalada em 27-03-1890.

Elevado á condição de cidade com a denominação Mundo Novo, pela lei estadual nº 144, de 08-08-1896.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.

Pelo decreto estadual nº 7747, de 13-11-1931, é criado o distrito de França e anexado ao município de Mundo Novo.

Pelo decreto estadual nº 8269, de 05-01-1933, é criado o distrito de Indaí e anexado ao município de Mundo Novo.

Pelo decreto estadual nº 8283, de 28-01-1933, é criado o distrito de Largo anexado ao município de Mundo Novo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 5 distritos: Mundo Novo, Bonito, França, Indaí e Largo.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aprece constituído de 8 distritos: Mundo Novo, Alto Bonito, Bonito, Cinco Várzeas, Espera Dantas, França, Indaí e Largo.

Pelo decreto estadual nº 11089, de 30-11-1938, os distritos de Bonito, Cinco Várzeas e Espera Dantas passaram a chamar-se, respectivamente, Ibiaporã, Piritiba e Tapiramutá.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 8 distritos: Mundo Novo, Alto Bonito, França, Ibiaporã (ex-Bonito), Indaí, Largo, Piritiba (ex-Cinco Várzeas) e Tapiramutá (ex-Espera Dantas).

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela lei estadual nº 503, de 28-11-1952, desmembra do município de Mundo Novo os distritos de Piritiba, França e Largo, para constituir o novo município de Piritiba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 5 distritos: Mundo Novo, Alto Bonito, Ibiaporã, Indaí e Tapiramutá.

Pelo acórdão do Superior Tribunal Federal, de 26-10-1956 (representação nº 260), a criação do município de Piritiba, foi anulado, voltando a condição de simples distrito do município de Mundo Novo.

Pela lei estadual nº 1014, de 03-08-1958, desmembra do município de Mundo Novo os distritos de Piritiba, França e Largo, para constituir novamente o município de Piritiba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 5 distritos: Mundo Novo, Alto Bonito, Ibiaporã, Indaí e Tapiramutá.

Pela lei estadual nº 1747, de 27-07-1962, desmembra do município de Mundo Novo o distrito de Tapiramutá. Elevado á categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Mundo Novo, Alto Bonito, Ibiaporã e Indaí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Nossa Senhora da Conceição de Mundo Novo para simplesmente Mundo Novo, alterado pela lei estadual nº 144, de 08-08-1896.

Fonte: IBGE. Enciclopédia dos municípios brasileiros. v.XXI