Nordeste Região de Senhor do Bonfim

Tudo sobre Pindobaçu

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
19.083
PIB Total
R$ 157,12 Mi
Per Capita
R$ 8.233,24
Área (km²)
496,300
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

outubro

As temperaturas são amenas e há menor probabilidade de chuvas, ideal para explorar as belezas naturais da região.

🛡️

Segurança

Moderada, é recomendável tomar precauções comuns como em qualquer destino turístico.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Pindobaçu, localizada na Bahia, é uma cidade rica em história e cultura, nascida do crescimento de um pouso de tropeiros. Com uma população de 19.083 habitantes, seu nome deriva do termo 'Palmeira Grande'. O município é cercado pela beleza do bioma da caatinga, proporcionando um ambiente único para visitantes.

Principais Atrações

Estação Ferroviária de Pindobaçu

Um marco histórico e arquitetônico que retrata a importância da ferrovia para a cidade, inaugurada em 1914.

Igreja Matriz de Pindobaçu

Uma bela construção religiosa que é um ponto central na vida da comunidade, com eventos e festas religiosas frequentes.

Cachoeira do Ribeirão

Um local perfeito para apreciar a natureza e relaxar, com oportunidades para caminhadas e piqueniques ao redor da cachoeira.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Pindobaçu?

A cidade pode ser acessada de carro ou ônibus, estando localizada a cerca de 300 km de Salvador.

? Quais atividades podem ser feitas em Pindobaçu?

Os visitantes podem explorar a história local, visitar pontos turísticos, fazer trilhas e aproveitar a gastronomia local.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Pindobaçu?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Pindobaçu

Bahia - BA

Histórico

O território que hoje integra o Município de Pindobaçu fazia parte do Município de Campo Formoso. Surgiu de um pouso de tropeiros, local em que os viajantes das tropas de animais de carga paravam para descansar.

Transformado em povoado com o nome de Lamarão, posteriormente modificado para Pindobaçu, que significa Palmeira Grande, foi criado o distrito pela lei estadual nº 2.041, de 21 de agosto de 1927, e elevado à categoria de vila pelo decreto lei estadual nº 10.724, de 30 de março de 1938.

A povoção permaneceu com o nome de Lamarão até o ano de 1914, ano em que foi inaugurada a estação ferroviária de Pindobaçu. A mudança do nome do lugar tem uma explicação muito curiosa. Quando o prédio da estação ficou pronto o nome da localidade deveria ser colocado em seu frontispício, mas os engenheiros da Leste Brasileira acharam que o nome de Lamarão era muito feio para batizar aquele prédio novo e bonito. Decidiram então consultar os moradores acerca de uma possível mudança quanto ao nome da localidade. A consulta foi realizada na residência de Emílio Hilarião. Os moradores consentiram com a mudança, mas não sabiam qual seria o novo nome. Ocorreu que dentre os engenheiros da Leste Brasileira havia um que era estudioso do idioma tupy-guarany, o qual explanou aos presentes que devido a abundância de palmeiras de babaçu naquela região ele propunha que o lugar deveria passar a se chamar Pindobassu, o que no idioma tupy que dizer "palmeira alta". A aceitação foi geral. E como a origem do nome era tupy o mesmo foi grafado com dois ss, tendo a ortografia posterior substituído os dois ss pelo ç como é grafado atualmente.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pela lei estadual nº 542 de 04 de março de 1953, foi criado o município de Pindobaçu, sendo seu território desmembrado do município de Campo Formoso.

Fonte: Prefeitura de Pindobaçu. IBGE.

Autor do Histórico: ISRAEL VIEIRA DE CASTRO