Nordeste Região de Ribeira do Pombal

Tudo sobre Ribeira do Pombal

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
54.010
PIB Total
R$ 716,57 Mi
Per Capita
R$ 13.267,38
Área (km²)
788,600
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

junho

As temperaturas são amenas e ocorrem festas locais, como a festa de Santo Antônio.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada relativamente segura, mas é sempre bom ter cuidados básicos.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Ribeira do Pombal é uma cidade encantadora, localizada na Bahia, conhecida por sua rica história e pela beleza do bioma da Caatinga. Antiga aldeia dos índios quiriris, a região possui um legado cultural significativo, com construções que remetem ao período da catequese jesuítica. Venha explorar suas belezas naturais e aprender sobre sua herança histórica!

Principais Atrações

Igreja de Santa Teresa

Uma antiga igreja construída pelos jesuítas, que remete à história da cidade e é um dos principais marcos arquitetônicos.

Cachoeira do Pombal

Uma bela cachoeira situada nas proximidades, ideal para um mergulho refrescante e contato com a natureza.

Dúvidas Comuns

? Como chegar a Ribeira do Pombal?

A cidade é acessível por via rodoviária, com ônibus partindo de várias cidades da Bahia.

? Quais são os pratos típicos da região?

Os visitantes podem experimentar pratos como o feijão verde e o famoso bode assado.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Ribeira do Pombal?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

RIBEIRA DO POMBAL BAHIA Monografia - N.º 183 Ano: 1958

ASPECTOS HISTÓRICOS A REGIÃO dos índios quiriris integrava, em meados do século XVII, o vasto território pertencente aos D’Ávilas da Casa da Tôrre, que inicialmente combateram em seus domínios as missões religiosas por se julgarem prejudicados em seus direitos. Em 1675, entretanto, Francisco Dias D’Ávila prometeu ajuda às missões dos quiriris, facilitando, assim, o desenvolvimento da região.

O Município originou-se de uma aldeia de índios quiriris, cuja catequese teve início em 1667, quando os padres jesuítas, João de Barros e Jacob Rolando, ali se estabeleceram e construíram uma capela, dedicada a Santa Teresa de Jesus.

A aldeia chamou-se inicialmente Canabrava, ou melhor, Santa Teresa de Canabrava, como era mais conhecida. Localizada no caminho para o rio São Francisco, Canabrava ficou muito conhecida na época como pouso dos viajantes que se dirigiam para aquele rio

No início do século XVIII o Colégio da Bahia mantinha, nas proximidades, algumas fazendas de gado bovino e de cultura de mandioca, milho e outros cereais, o que fortaleceu a exploração agropecuária local.

Formação Administrativa

Em 1754 foi criada a freguesia, que tomou o nome de Pombal por ser seu pároco o padre João Campos de Cerqueira Pombal, parente do Marquês de Pombal.

A Carta Régia de 8 de maio de 1758, criou o Município, tendo sido instalado nesse mesmo ano pelo ouvidor de Sergipe, Miguel de Aires Lôbo de Carvalho.

Em virtude dos Decretos estaduais ns. 7 455 e 7479, respectivamente de 23 de junho e 8 de julho de 1931, foi extinto o Município e seu território anexado ao de Cipó. Restaurou-o, porém, o Decreto n.° 8 643, de 19 de setembro de 1933.

O Decreto-lei federal n.º 311, de 2 de março de 1938, concedeu à sede foros de cidade. Em 31 de dezembro de 1943, por força do Decreto-lei n.° 141, teve o topônimo mudado para Ribeira do Pombal.

Criada a Comarca em 30 de setembro de 1898, por Ato do Governador Severino Vieira, foi extinta em 1904. A Lei n.º 175, de 2 de julho de 1949, restaurou-a, classificando-a de 1.ª entrância.

Segundo a divisão administrativa do País, vigente a 1.° de janeiro de 1958, o Município é constituído de dois distritos: Ribeira do Pombal e Mirandela.

Fonte: IBGE