Nordeste Região de Irecê

Tudo sobre Lapão

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
25.736
PIB Total
R$ 302,37 Mi
Per Capita
R$ 11.748,95
Área (km²)
602,400
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

dezembro

O clima é mais ameno e ocorrem festividades locais que atraem visitantes.

🛡️

Segurança

Relativamente segura, mas é sempre bom ter precauções básicas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Lapão, na Bahia, é uma cidade que reúne história e cultura em meio ao bioma da caatinga. Com sua população de 25.736 habitantes, ela possui um rico patrimônio histórico relacionado ao garimpo e à agricultura. Venha explorar suas tradições e as belezas naturais que cercam este encantador município baiano.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Uma bela igreja que representa a história religiosa da cidade.

Rampa de Voo Livre da Serra do Assuruá

Um ponto turístico ideal para os amantes de aventura e esportes radicais, com uma vista espetacular.

Praça da Matriz

Um espaço público onde ocorrem eventos culturais e sociais, ideal para relaxar e apreciar a vida local.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atratividade de Lapão?

A rica história do garimpo e a beleza natural da caatinga são as principais atratividades.

? Como chegar a Lapão?

Lapão pode ser acessado por estrada, a partir das principais cidades da Bahia, com rodovias bem sinalizadas.

? Quais eventos culturais acontecem em Lapão?

Festividades religiosas e eventos gastronômicos são frequentes, especialmente em dezembro.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Lapão?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Lapão

Bahia — BA

Histórico

As terras onde do atual município de Lapão, bem como de diversos outros da região, foram comercializadas, pela primeira vez, no ano de 1807. Na época, os herdeiros de Antonio Guedes de Brito retiraram do imenso latifúndio herdado uma porção de terras denominada Barra de São Rafael e venderam para Joaquim Alves Ferreira, Joaquim Gomes Pereira e Domiciano Barbosa Pereira.

Anos depois, a descoberta de ouro nas serras do Assuruá, atual município de Gentio do Ouro, no ano de 1836, atraiu centenas de garimpeiros e acelerou o processo de ocupação de terras. Assim, em 1840, o garimpeiro e fazendeiro João José da Silva Dourado comprou um latifúndio chamado Lagoa Grande retirado da Barra de São Rafael. Em 1870, seus herdeiros vieram de Brotas de Macaúbas para o lugar chamado Mundo Novo, atual América Dourada.

Por volta de 1895, Herculano Galvão Dourado, um dos herdeiros de João José, juntou-se com alguns familiares e ex-escravos, entre os quais Fernando Oliveira e sua esposa Sebastiana e se aventurou pela caatinga, em busca de um bom lugar para construir um povoado.

Herculano e os demais ocuparam uma área de terras chamada Fazenda Boi, dentro do atual município de Lapão. Este queria construir um povoado e para isso não se importava em repartir sua terra, dando um pedaço para quem quisesse construir uma casa, botar uma roça ou um criatório de gado. Pediu aos moradores de América Dourada que avisassem a todos os fazendeiros que moravam em outras regiões e que tinham gado que ele, Herculano, queria fundar um povoado. Estava dando terras para quem quisesse nas proximidades de um rio subterrâneo que ficava embaixo do Lapão.

Com o passar do tempo, a fonte do Lapão começou a atrair dezenas de pessoas. Elas iam se aglomerando no lugar que ainda não tinha capela, nem cemitério, nem higiene, nem estradas. Havia apenas picada ou carreiros por onde transitavam as boiadas, jumentos, cavalos e pessoas, embaixo de uma grande poeira avermelhada.

O gesto benemérito de Herculano, que tinha visão futurista, possibilitou o surgimento e desenvolvimento do núcleo habitacional chamado Lapão.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Lapão (ex-povoado), pela Lei Estadual n.º 628, de 30-12-1953, subordinado ao município de Irecê.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, distrito de Lapão, figura no município de Irecê.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Lapão, pela Lei Estadual n.º 4.445, de 09-05-1985, desmembrado do município de Irecê. Sede no antigo distrito de Lapão. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1986.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal