Nordeste Região de Cruz das Almas

Tudo sobre Sapeaçu

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
17.963
PIB Total
R$ 213,36 Mi
Per Capita
R$ 11.877,53
Área (km²)
117,200
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

Nesse mês, a cidade apresenta um clima agradável, ideal para passeios ao ar livre, além de coincidir com as festividades locais que acontecem nessa época.

🛡️

Segurança

Sapeaçu é considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, proporcionando segurança aos visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Sapeaçu, na Bahia, é um destino encantador que combina história, cultura e belezas naturais. Situado na Mata Atlântica, o município, com uma população de 17.963 habitantes, é conhecido por suas raízes históricas que remontam ao século XVI, quando se estabeleceu a fazenda Sapé Grande. Aqui, você pode explorar sua rica herança cultural, apreciar a natureza exuberante e vivenciar a hospitalidade dos seus habitantes.

Principais Atrações

Capela Nossa Senhora da Conceição

Uma capela histórica que marcou a fundação do povoado e é um local importante para a comunidade local. Ideal para quem aprecia arquitetura e história.

Caminhos da Mata Atlântica

Trilhas que permitem a imersão na rica flora e fauna da Mata Atlântica, proporcionando uma experiência única de contato com a natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Sapeaçu?

A cidade pode ser acessada de carro pelas rodovias BA-243 e BA-520, ou por meio de ônibus que saem das principais cidades da Bahia.

? Quais atividades são recomendadas para visitantes?

Os visitantes podem desfrutar de caminhadas na natureza, visitar a capela histórica e participar das festividades locais, que acontecem principalmente em maio.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Sapeaçu?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Sapeacu

Bahia - BA

Histórico

Notícias remotas sobre as terras do atual município são as de que integraram a sesmaria de Paraguaçu, doada pelo segundo Governador-Geral do Brasil. D. Duarte da Costa, ao seu filho D. Álvaro da Costa, em 17 de janeiro de 1557.

Expulsos os aborígines no século XVIII, aí se formou a fazenda Sapé Grande (Sapeaçu - Sapé, do tupi-guarani, significa "capim" e o sufixo açu, significa "grande"), de propriedade de Pedro Barbosa Leal, onde foi construída uma capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição. Nesta capela o Padre Vitorino, filho da região, veio cantar a sua primeira missa.

O proprietário da fazenda Sapé Grande cedeu terreno para vários colonos que construiram as suas habitações em torno da capela, formando-se o Povoado de Sapé, pertencente ao Município de São Felix do Paraguaçu, cuja capela foi elevada à categoria de freguesia, com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Sapé, pela Lei Provincial nº 2548, de 09 de setembro de 1885, desmembrada da Freguesia de Cruz das Almas, a partir da criação do Distrito de Paz.

Gentílico: sapeense

Formação Administrativa

Nesta época, foi fundada a Liga Sapeense em prol da sua emancipação política, que tinha a frente os senhores Rafael José Jambeiro, José Ribeiro Machado, Manoel Afonso da Silva e Manoel Martins Valverde que, auxiliados por Alcebíades Jambeiro, membro do Governo Estadual, conseguiram do então Governador Manoel Vitorino Pereira, o Ato de 08 de agosto de 1890 elevando a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Sapé à categoria de vila e de município, com o território desmembrado do de São Felix do Paraguaçu.

A sua vida como município durou apenas 17 dias em virtude da representação da Intendência de São Felix do Paraguaçu ao Governador de então, Marechal Hermes Ernesto da Fonseca, que o extinguiu pelo Ato de 25 de agosto do mesmo ano de 1890, tendo seu território voltado a integrar o do município de origem.

Com a criação do Município de Cruz das Almas, por força da Lei Estadual nº 190, de 29 de julho de 1897, passou o seu território a pertencer a esse município, como Distrito de Paz, sendo desanexado do de São Felix do Paraguaçu.

Em virtude do estabelecido pelo Decreto-Lei Estadual nº 141, de 31 de dezembro de 1943, modificado pelo de nº 12.978, de 01 de junho de 1944, foi o nome da sede do Distrito mudado de Sapé para Sapeaçu.

Com o topônimo Sapeaçu, foi o município restaurado com sede na vila do mesmo nome pela Lei Estadual nº 549, de 27 de abril de 1957, composto pelos territórios dos Distritos de Sapeaçu e Baixa do Palmeira, ambos desanexados do de Cruz das Almas. A instalação ocorreu em 07 de abril de 1955.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: GUSTAVO LEFUNDES BLUMETTI