Nordeste Região de Jacobina

Tudo sobre São José do Jacuípe

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
10.187
PIB Total
R$ 126,71 Mi
Per Capita
R$ 12.438,21
Área (km²)
406,000
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Dezembro a Março

Essa é a época das chuvas no semi-árido, quando a paisagem se torna mais verde e a temperatura mais amena, ideal para explorar a região.

🛡️

Segurança

Relativamente segura, mas recomenda-se cautela em áreas isoladas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

São José do Jacuípe é um encantador município localizado no interior da Bahia, cercado pela beleza da caatinga e pela rica cultura nordestina. Com uma população de cerca de 10.187 habitantes, a cidade é um destino perfeito para quem busca um contato genuíno com a natureza e a simplicidade do campo. Emancipado em 1989, o município possui atrativos como a Barragem de São José do Jacuípe, um importante recurso hídrico que ainda pode ser melhor explorado para o desenvolvimento local.

Principais Atrações

Barragem de São José do Jacuípe

Um importante recurso hídrico que ainda tem potencial para impulsionar a agro-pecuária local.

Praça da Matriz

Centro da cidade, ideal para passeios e eventos culturais.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de São José do Jacuípe?

A economia do município é baseada na agricultura e pecuária de subsistência, com destaque para a cultura do sisal.

? Como chegar a São José do Jacuípe?

São José do Jacuípe está situado a 286 km de Salvador, sendo acessível por rodovias estaduais.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São José do Jacuípe?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

São José do Jacuípe "[2] é um município brasileiro do estado da Bahia.

Foi desmembrado do Município de Capim Grosso, sendo sua data de emancipação 13 de Junho de 1989. Está situado a 286 km de Salvador, e sua área é de 369,23 km². Abriga em seu território a Barragem de São José do Jacuípe ",[3] a qual poderia dar um grande impulso ao desenvolvimento da agro-pecuária do município. No entanto, esse importante recurso hídrico ainda não foi devidamente explorado. São José do Jacuípe está situado na região do semi-árido do estado da Bahia "[4] em uma área muito castigada pela estiagem, entre os municípios de Capim Grosso e Mairi. A economia do município está baseada na agricultura e na pecuária de subsistência, com pequena atividade industrial e comercial, notadamente na área de serviços. A cultura do sisal é também muito importante para a economia local, devido à dificuldade em desenvolver outras culturas, notadamente em razão das características climáticas do semi-árido, onde pode ocorrer grandes períodos de estiagem, o que inviabiliza outras lavouras menos resistentes e impossibilita um investimento mais expressivo na pecuária. A cultura do sisal, que gera vários empregos, inclusive utilizando mão-de-obra infantil, como tem sido amplamente noticiado pela imprensa {carece de fonte de informação}[1] ,e reconhecido por órgãos oficiais [2], e comunitários de mobilização [3], tem também seu lado perverso: o grande número de mutilados pelo motor que faz a extração da fibra. Muitos dos mutilados não são assistidos pela previdência social, em razão de não possuírem registro em carteira, o que faz com que não tenham direito a aposentadoria ou indenização por acidente do trabalho ou por invalidez decorrente do acidente, tornando essas pessoas dependentes da família, e abandonadas pelo Estado.

Fonte: Wikipedia

Autor do Histórico: SÔNIA MARIA DA SILVA NEVES