Nordeste Região de Itapetinga

Tudo sobre Macarani

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
21.599
PIB Total
R$ 227,13 Mi
Per Capita
R$ 10.515,53
Área (km²)
1.287,500
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

O clima é mais ameno e há diversas festividades locais, que trazem uma atmosfera cheia de animação.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para visitantes, mas recomenda-se precauções comuns.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Macarani, localizada na Bahia, é uma cidade rica em história e cultura, cercada pela exuberante Mata Atlântica. Com uma população de 21.599 habitantes, é um destino que promete encantar os visitantes com seu legado indígena, a memória dos índios Caranys e a contribuição histórica dos seus fundadores. Venha explorar esta vibrante cidade e suas raízes!

Principais Atrações

Largo São Pedro

O local onde a primeira casa de Macarani foi construída, é um ponto histórico e um ótimo lugar para conhecer mais sobre a cultura local.

Igreja Matriz de Macarani

Uma importante edificação religiosa que representa a história e a fé dos moradores, proporcionando um ambiente tranquilo para reflexões.

Parque Estadual do Conduru

Uma área de proteção da Mata Atlântica, ideal para quem ama a natureza e deseja fazer trilhas e avistamentos de fauna e flora.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Macarani?

A cidade é facilmente acessível por carro ou ônibus a partir de Vitória da Conquista, com estradas bem sinalizadas.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Macarani oferece algumas pousadas e hotéis que atendem bem os visitantes.

? Quais atividades culturais posso experimentar?

Os visitantes podem participar de festividades locais, visitar museus e conhecer mais sobre a culinária típica da região.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Macarani?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Macarani

Bahia - BA

Histórico

O nome Macarani é de origem indígena e significa "Gruta dos índios Caranys", pertencentes a tribo dos Botocudos, antropófagos que habitavam a região.

A história de Macarani está ligada a do município de Vitória da Conquista, de onde foi retirado o Município de Encruzilhada (em 1º de janeiro de 1922), o qual tinha Macarani como distrito.

Da sua fundação até hoje já se passaram sessenta e quatro anos, muitas coisas importantes aconteceram, muitas pessoas mereceram gravar seus nome nesta história e contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Dentre as pessoas, podemos citar Joviniano Neres de Carvalho, que na companhia de Antônio Caires Pinheiro e Damásio Ferreira, fundou o Arraial de Macarani. A escritura do terreno foi lavrada no mês de maio de 1992, em Itambé, naquela época conhecida como Verruga. A primeira casa foi edificada no atual largo São Pedro.

Devem ser lembrados como primeiros lutadores em favor do novo arraial, além dos fundadores já citados, Joaquim Dagno.

A primeira feira semanal de Macarani aconteceu em 27 de agosto de 1926, quando foi inaugurado o Mercado Público, onde hoje funciona a Mercearia Antunes, construído com doações do povo. Foi uma grande festa popular. O orador oficial foi o Dr. Raul Borges Reis. O Prof. Eustáqui Blesa Serrano falou em nome do Conselho Administrativo de Encruzilhada.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pelo Decreto Lei nº 141 de 31 de dezembro de 1943, a sede do município de Encruzilhada foi transferida para o Município de Macarani. A instalação oficial se deu no

dia 3 de abril de 1944.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macarani

Autor do Histórico: VALDOLINO MINEIRO CUNHA