Nordeste Região de Seabra

Tudo sobre Ibitiara

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
14.637
PIB Total
R$ 113,71 Mi
Per Capita
R$ 7.768,33
Área (km²)
1.847,600
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

setembro

As temperaturas são mais amenas e há menor chance de chuva, proporcionando melhores condições para passeios e trilhas.

🛡️

Segurança

Ibitiara é geralmente segura, mas como em qualquer lugar, é importante tomar precauções ao explorar a cidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Ibitiara é um município encantador localizado na Zona Fisiográfica da Chapada Diamantina, famoso por sua rica história e paisagens deslumbrantes. Com uma população de 14.637 habitantes, Ibitiara é um destino perfeito para quem busca conhecer a cultura baiana e as belezas naturais da caatinga.

Principais Atrações

Cascata do 30

Uma belíssima cachoeira ideal para banhos e relaxamento em meio à natureza.

Serra do Ramalho

Um incrível mirante que oferece vistas panorâmicas da Chapada Diamantina.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Uma igreja histórica que remete à fundação do povoado e à cultura local.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Ibitiara?

A melhor forma é de carro, acessando pela BR-242 e seguindo as placas indicativas para Ibitiara.

? Ibitiara possui opções de hospedagem?

Sim, há várias pousadas e hostels que oferecem conforto e preços acessíveis.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Ibitiara?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

IBITIARA

O município de Ibitiara localiza-se na Zona Fisiográfica da Chapada Diamantina no estado da Bahia. Faz limite com os municípios de Ibipitanga, Novo Horizonte, Brotas de Macaúbas, Seabra, Boquira, Oliveira dos Brejinhos e Boninal. Localiza-se a uma Altitude de 900m, Latitude de 12°39’0?, e Longitude de 42º13’0?. Está situada a 532 Km de distância da capital.

HISTÓRICO

A História de Ibitiara teve início em fins do século XVIII, justamente quando os desbravadores portugueses aqui chegaram pela primeira vez em busca de ouro e pedras preciosas. Inicialmente eles se fixaram num pequeno povoado que atribuíram o nome de Remédios, por acreditarem que a água que ali jorrava da serra com abundância teria qualidades terapêuticas o que constituía um verdadeiro tesouro para os bandeirantes sedentos e cansados das longas viagens.

Posteriormente, esse povoado de Remédios foi elevado à categoria de município sob a denominação de Remédios de Rio de Contas. Dentre os arraiais pertencentes ao município de Remédios houvera um que mais se destacou, e que posteriormente, recebera a denominação de "Arraial de Bom Sucesso", cujas terras formavam um sítio que fora adquirido em 1854, por Francisco Xavier Gomes e João Rodrigues, em nome do Conde da Ponte, tendo como procurador o senhor Rodrigues Pereira de Castro.

Por volta do ano de 1925, sob as influências de políticos da época, e devido à descoberta de jazidas de ouro na região, mudou-se a sede do município para "Bom sucesso". Tendo em vista que o município recém criado não tinha autonomia, ou seja, não era possuidor de recursos próprios para se manter, foi incorporado nesta mesma época, ao município vizinho de Macaúbas. Anos mais tarde, através do Decreto nº 8.830, de 2 de março de 1934, o município de Bom Sucesso foi restaurado e voltou a ser autônomo. Por isso, essa data deve ser sempre lembrada como sendo a data da emancipação política do município. Em 1943, através do Decreto nº 141, de 31 de dezembro de 1943, a denominação de Bom Sucesso foi modificada para Ibitiara, nome indígena que significa Ibi = terra, tiara = áurea, ou seja, ouro, significando terra do ouro.

Fonte: FONTES: SEI, 2003; DERBA, 1994; IBGE, 1997; SEI, 1994 http://www.ibge.gov.br/home/ - Enciclopédia dos Municípios Brasileiros.

Autor do Histórico: CLÁUDIA GONÇALVES XAVIER