Nordeste Região de Ilhéus ¿ Itabuna

Tudo sobre Ibirapitanga

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
25.344
PIB Total
R$ 285,85 Mi
Per Capita
R$ 11.278,65
Área (km²)
447,300
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

Neste mês, o clima é mais ameno e as chuvas são menos frequentes, proporcionando melhores condições para passeios ao ar livre e exploração dos pontos turísticos.

🛡️

Segurança

Ibirapitanga é considerada uma cidade tranquila, mas recomenda-se cautela como em qualquer destino turístico.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Ibirapitanga, localizada na Bahia, é um município que encanta com sua rica história e natureza exuberante. Com uma população de 25.344 habitantes, a cidade está inserida no bioma da Mata Atlântica, oferecendo a seus visitantes uma experiência única entre belezas naturais e cultura local.

Principais Atrações

Rio Cachoeira

Um dos principais pontos da cidade, ideal para quem gosta de natureza e atividades ao ar livre, como caminhadas e fotografias.

Centro Histórico

Uma área que preserva a memória da fundação de Ibirapitanga, com construções que datam da época da colonização.

Cachoeira do Pau

Antigo ponto de transporte, esta área é um símbolo da história de Ibirapitanga e um local bonito para relaxar junto à natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor maneira de chegar a Ibirapitanga?

O acesso à cidade pode ser feito por carro ou ônibus, sendo que as principais rodovias que levam ao município são bem sinalizadas.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Ibirapitanga conta com pequenas pousadas que atendem a diferentes orçamentos.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Ibirapitanga?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Ibirapitanga

Bahia - BA

Histórico

O atual Município de Ibirapitanga originou-se quando em 1915 o Sr. José Menezes de Oliveira, construiu uma palhoça às margens do Rio Cachoeira, em terras pertencentes ao Município de Camamu.

Tempos depois, a ele se juntaram outros emigrantes tais como João Víctor dos Santos, João Marinózio de Almeida, Pedro Ramos de Oliveira, Francisco Quinto de Souza, Ozeas Carvalho, e outros, surgindo assim o Arraial denominado Cachoeira do Pau, cujo nome teve origem pelo fato de ser costume dos moradores do lugarejo, colocarem paus sobre o Rio Cachoeira, facilitando o transporte de cargas da região normalmente feito no lombo dos animais.

Gentílico:

Formação Administrativa

O Arraial foi elevado à categoria de Distrito de Ibirapitanga, do termo de Camamu, Comarca de Santarém (hoje Ituberá), através do Decreto estadual nº 11.089 de 30 de novembro de 1938.

Quinze anos mais tarde, foi elevado por Lei estadual nº 628 de 23 de dezembro de 1953 à categoria de Vila, ainda pertencendo ao Município de Camamu, com a denominação de Vila de Ibirapitanga.

Alguns anos mais tarde, deu-se a sua emancipação política, através da Lei estadual nº 1.444 de 03 de agosto de 1961, ficando desmembrado do Município de Camamu.

A instalação definitiva do município somente ocorreu em 07 de abril de 1963.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: EDIGAR ALVES GOUVEIA