Sul Região de Xanxerê

Tudo sobre Xavantina

Guia completo, dados e turismo em Santa Catarina.

População (2022)
3.653
PIB Total
R$ 211,87 Mi
Per Capita
R$ 57.998,36
Área (km²)
215,100
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

As temperaturas são amenas e a vegetação está exuberante devido às chuvas anteriores.

🛡️

Segurança

Xavantina é uma cidade tranquila e segura, ideal para famílias e turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Xavantina, situada em Santa Catarina, é um destino encantador que preserva a rica herança cultural dos imigrantes ítalo-brasileiros que aqui se estabeleceram no início do século XX. Com uma população de 3.653 habitantes e um bioma de Mata Atlântica, a cidade proporciona um ambiente natural deslumbrante e ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Principais Atrações

Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores

Um belo exemplar da arquitetura religiosa local, construído por imigrantes italianos, que mantém viva a tradição e a cultura da região.

Caminho dos Imigrantes

Trilha que remete à história dos primeiros colonizadores, rodeada pela vegetação nativa da Mata Atlântica.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de hospedagem em Xavantina?

A cidade oferece algumas pousadas e hotéis, além de opções de aluguel por temporada que proporcionam conforto e aconchego.

? Há atividades para crianças em Xavantina?

Sim, a cidade apresenta várias áreas de lazer e contato com a natureza, além de festivals e eventos locais voltados para a família.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Xavantina?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Xavantina

Santa Catarina - SC

Histórico

Em 1920 iniciou-se o povoamento da localidade de Anita Garibaldi, com a chegada dos primeiros imigrantes de origem ítalo-brasileiro procedentes do Rio Grande do Sul, se estabelecendo sobre o traçado original dos lotes da colônia Rio Branco.

Esta colonização se estruturou ao longo da estrada de ferro, recém construída, vinda de São Paulo em direção ao Rio Grande do Sul, por intermédio de empresas colonizadoras particulares.

De acordo com registros, as primeiras famílias que se estabeleceram em Xavantina foram: Broetto, Balbinot, Criveletto, Zanandréa e Lecardelli.

Dentre os maiores fatores do povoamento podemos destacar a construção da ferrovia que liga São Paulo ao Rio Grande do Sul; a grande quantidade de madeira existente, bem como o pinheiro brasileiro e a boa qualidade do solo para a prática da agricultura (para a mentalidade da época), pois estudos realizados demonstram que o solo é indicado para a preservação da flora e fauna, na sua maioria, formação de pastagens a agricultura em pequenas áreas.

Existem duas versões da origem do Topônimo Xavantina. Nome dado às indiazinhas pertencentes às tribos de índios Xavantes e homenagem a um colonizador, Sr. Possan, proprietário do primeiro automóvel, que possuía terras em Nova Xavantina, cidade do Mato Grosso.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Xavantina, pela Lei Municipal n.º 29, de 23-08-1956, subordinado ao município de Seara.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Xavantina figura no município de Seara.

Elevado à categoria de município com a denominação de Xavantina, pela Lei Estadual n.º 945, de 13-12-1963, desmembrado de Seara. Sede no antigo distrito de Xavantina. Constituído do distrito sede. Instalado em 02-02-1964.

Pela Lei Estadual n.º 946, de 13-12-1963, é criado o distrito de Linha das Palmeiras e anexado ao município de Xavantina.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Xavantina e Linha das Palmeiras.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Fonte: Prefeitura Municipal