Sul Região de Araranguá

Tudo sobre Meleiro

Guia completo, dados e turismo em Santa Catarina.

População (2022)
7.006
PIB Total
R$ 340,35 Mi
Per Capita
R$ 48.579,22
Área (km²)
186,600
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

Durante abril, as temperaturas são amenas e a vegetação da Mata Atlântica está exuberante, oferecendo ótimas oportunidades para caminhadas e passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

Meleiro é uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Meleiro é uma charmosa cidade localizada no Oeste do Vale do Araranguá, em Santa Catarina. Conhecida por sua rica história de colonização italiana e pela exuberância da Mata Atlântica, a cidade oferece experiências únicas que combinam cultura, natureza e hospitalidade. Com uma população de 7.006 habitantes, Meleiro encanta seus visitantes com suas belezas naturais e tradições históricas.

Principais Atrações

Parque Natural Municipal do Vale do Araranguá

Um espaço natural ideal para caminhadas, observação de fauna e flora, e desfrutar do ambiente da Mata Atlântica.

Igreja São Sebastião

Um importante ponto histórico da cidade, refletindo a influência da colonização italiana e o papel da religião na comunidade.

Caminhos do Mel

Rota que leva a locais onde o mel é produzido, proporcionando aos visitantes um contato direto com a apicultura local.

Dúvidas Comuns

? Quais são os principais produtos agrícolas de Meleiro?

Os principais produtos agrícolas incluem arroz, fumo, milho e feijão.

? É seguro visitar Meleiro?

Sim, Meleiro é uma cidade tranquila e segura para os visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Meleiro?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Meleiro Santa Catarina - SC

Histórico:

Quem conhece Meleiro - Município que fica no Oeste do Vale do Araranguá - apenas pelo nome, imagina que ele é um grande produtor de mel. Colonizado por imigrantes italianos entre 1892 e 1911, Meleiro foi assim chamado pelos primeiros colonizadores porque tinha inúmeras colméias e o mel era farto em toda a região.

A base econômica do Município é a agricultura, embasada no cultivo de arroz, fumo, milho e feijão; e o extrativismo vegetal.

Afirma-se que, por volta de 1890, quando chegaram os primeiros colonizadores, a região era infestada de "tigres" e índios. Os mais antigos contam histórias fantásticas de encontros e batalhas entre seus ancestrais e os índios, sem falar nos relatos fantásticos que descrevem as caçadas aos "tigres" nas matas.

HOSPITALIDADE - A tradição e a cultura dos italianos são sentidas principalmente nas localidades que ficam mais no interior do município. 0 dialeto da região Norte da Itália, a macarronada feita em casa, a polenta com galinha e o pão caseiro, são fortes indícios de que aqui se preserva as tradições.

Sempre sorridente e muito falante, Alba Antonin, 83 anos, (Dona Aurora) é a típica moradora de Meleiro, município que recebe os forasteiros com hospitalidade.

Fonte:

Autor do Histórico: AMILTON MARINHO MACHADO