Sul Região de Maravilha

Tudo sobre Cunha Porã

Guia completo, dados e turismo em Santa Catarina.

População (2022)
10.953
PIB Total
R$ 927,50 Mi
Per Capita
R$ 84.680,36
Área (km²)
220,300
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Setembro

Durante esse mês, o clima é ameno e confortável, ideal para explorar as trilhas e regiões de mata, além de acontecerem festividades locais.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com baixo índice de criminalidade, oferecendo tranquilidade para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Cunha Porã, localizada em Santa Catarina, é um destino que encanta com sua rica história e belezas naturais da Mata Atlântica. Fundada por imigrantes alemães em 1931, a cidade integra cultura e natureza, proporcionando aos visitantes uma experiência única.

Principais Atrações

Igreja Matriz São Miguel Arcanjo

Um belo exemplo da arquitetura religiosa da região, dedicada ao padroeiro da cidade, oferecendo um espaço para reflexão e cultura.

Cascata do Salto

Uma impressionante queda d'água rodeada pela natureza exuberante da Mata Atlântica, ideal para um dia de piquenique e contato com a natureza.

Museu Municipal

Espaço que preserva e exibe a história e cultura local, com acervos que contam a trajetória de Cunha Porã desde sua fundação.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Cunha Porã?

A principal atividade econômica de Cunha Porã é a agricultura, com destaque para o cultivo de tabaco e produtos hortifrutigranjeiros.

? A cidade possui opções de hospedagem?

Sim, Cunha Porã oferece várias opções de hospedagem, desde pousadas até hotéis, com acomodações para todos os gostos e orçamentos.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Rodoviária de Cunha Porã
Endereço: Rua 20 de Julho, 4 - CEP: 89890-000
Telefone:(0xx49)3646-0179

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Cunha Porã?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Cunha Pora

Santa Catarina - SC

Histórico

Em fevereiro de 1931, Arthur Herbes e João Kolln, procedentes do Rio Grande do Sul, exploraram a terra para ali se estabelecerem, seguidos de Johann Georg Salfner e seu filho Georg Albert Salfner, oriundos de Hindeland, Alemanha. Em agosto, Guilherme Hochberger veio também da alemanha a mando da companhia colonizadora, com o objetivo de receber e alojar os imigrantes. João Kolln construiu, então, a primeira serraria com o auxílio dos demais moradores, serrando manualmente a madeira destinada à obra. Entre os pioneiros estão, ainda Wilhelm Julius Hochberger, Willibald Weinwe, Adolfo Heydt e outros.

Os novos desbravadores abriram uma clareira em plena mata, dando início à implantação do núcleo, com o nome de Cunha Porã.

Em fins de 1932, surgiu pequeno comércio de gêneros alimentícios, de propriedade de Arnoldo Kolln. No mesmo ano foi fundada a primeira comunidade religiosa.

Os efeitos da Segunda Guerra Mundial estagnaram a nova Colônia que , a partir de 1946, recebeu diversas levas de imigrantes, intensificando-se o desenvolvimento.

Gentílico: cunha-porense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Cunha Porã, pela lei municipal nº 41, de 30-11­1950, aprovada pela lei estadual nº 26, de 16-10-1951, ex-povoado, desmembrado do distrito de Palmitos, subordinado ao município de Chapecó.

Pela lei estadual nº 133, de 30-12-1953, transfere o distrito de Cunha Porã do município de Chapecó para formar o novo município de Palmitos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Cunha Porã figura no município de Palmitos.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cunha Porã, pela lei estadual nº 348, de 21-06-1958, desmembrado de Palmitos. Sede no antigo distrito de Cunha Porã. Constituído do distrito sede. Instalado em 20-07-1958.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 774, de 27-11-1961, é criado o distrito de Iraceminha e anexado ao município de Cunha Porã.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Cunha Porã e Iraceminha.

Pela lei estadual nº 7577, de 26-04-1989, desmembra do município de Cunha Porã o distrito de Iraceminha. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Tranferência distrital

Pela lei estadual nº 133, de 30-12-1953, transfere o distrito de Cunha Porã do município de Chapecó para o novo município de Palmitos.

Fonte: Prefeitura Municipal IBGE