Sul Região de São Miguel do Oeste

Tudo sobre São João do Oeste

Guia completo, dados e turismo em Santa Catarina.

População (2022)
6.295
PIB Total
R$ 353,20 Mi
Per Capita
R$ 56.108,18
Área (km²)
163,700
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Julho

Neste mês, ocorrem festivais locais que celebram a cultura da imigração, além de um clima agradável para explorar as belezas naturais.

🛡️

Segurança

São João do Oeste é uma cidade tranquila e segura, ideal para turistas que buscam um ambiente acolhedor.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a São João do Oeste, uma encantadora cidade situada em Santa Catarina, conhecida por sua rica história e belezas naturais. Com uma população de 6.295 habitantes, este município é um verdadeiro refúgio da Mata Atlântica, oferecendo aos visitantes uma experiência única entre a natureza e a cultura dos colonos do Rio Grande do Sul.

Principais Atrações

Igreja Matriz de São João Batista

Uma belíssima igreja que é símbolo da história religiosa da cidade, com arquitetura colonial e um interior marcante.

Caminho do Colono

Rota que retrata a história da colonização da região, perfeito para caminhadas e passeios de bicicleta.

Cascata do Ervalzinho

Uma linda cachoeira cercada pela Mata Atlântica, ideal para piqueniques e admirar a natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de São João do Oeste?

A principal atividade econômica da cidade é a agricultura, especialmente o cultivo de milho e soja.

? Há opções de hospedagem?

Sim, há pousadas e hotéis na cidade que oferecem conforto e praticidade aos visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São João do Oeste?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

São João do Oeste Santa Catarina - SC

Histórico

A área que constitui o atual Município de São João do Oeste, foi colonizada pelo Volksverein entidade do Rio Grande do Sul, que adquiriu a área; loteou-a em colônias, chácaras e terrenos de perímetro urbano e passou a incentivar a sua ocupação atraindo agricultores de diversos municípios do Rio Grande do Sul.

A comunidade sede teve o seu início de colonização em 1932 com a celebração de uma missa presidida pelo Pe. Teodoro Treis. Após esta data gradativamente os colonos do Rio Grande do Sul adquiriram terras e vinham penetrando nas matas e ocupando as suas posses.

No interior do Município a entrada dos primeiros desbravadores nas diferentes comunidades se deu entre os anos de 1926 a 1940 sendo que as primeiras comunidades a receberam os colonos foram as de Macuco, Fortaleza, Jaboticaba e Ervalzinho, isto pela facilidade de acesso por via fluvial.

Como o ponto central das Comunidades já estava definido através de uma colônia de terra, doada pela colonizadora, tão logo que um certo número de habitantes passava a residir no perímetro da comunidade começavam os trabalhos para a construção de uma capela e uma escola, sempre com o incentivo dos padres católicos uma vez que os colonizadores, como previam as normas do Volksverein todos tinham que ser católicos e de origem alemã.

Durante diversos anos a evolução de São João , tanto da sede como do interior foi muito lenta, isto em virtude das dificuldades de comunicação e comércio. O abastecimento dos primeiros habitantes vinha pelo Rio Uruguai. A sede de São João do Oeste como muitas outras comunidades tiveram a sua via de comunicação através de estradinhas de um metro de largura - "Meterweg"- feitas pelo próprios agricultores com pá e picareta. Estas mesmas estradinhas foram, em muitos casos posteriormente alargadas e deram origem às atuais estradas.

Gentílico: são-joanense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São João, ex-povoado pela lei municipal nº 1, de 24-05-1955, subordinado ao município de Itapiranga. Em divisão territorial datada de 1-VI-1960, o distrito de São João figura no município de Itapiranga.

Elevado à categoria de município com a denominação de são João do Oeste pela lei estadual nº 8475, de 12-12-1991, desmembrado de Itapiranga. Sede no antigo distrito de São João atual São João do Oeste. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Pela lei estadual nº 8816, de 17-05-1992, o município de São João passou a denominar-se São João do Oeste.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2005.

Alteração toponímica distrital

São João para São João do Oeste alterado, pela lei estadual nº 8816, 17-05-1992.

Fonte: IBGE