Sul Região de Florianópolis

Tudo sobre Biguaçu

Guia completo, dados e turismo em Santa Catarina.

População (2022)
76.773
PIB Total
R$ 2,67 Bi
Per Capita
R$ 34.775,09
Área (km²)
374,500
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Novembro a março

Durante os meses de verão, as temperaturas são mais amenas e há uma maior variedade de atividades ao ar livre, além de festivais locais.

🛡️

Segurança

Biguaçu é considerada uma cidade segura, com taxas de criminalidade relativamente baixas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Biguaçu, localizada em Santa Catarina, é uma cidade rica em história e belezas naturais. Com uma população de 76.773 habitantes, seus moradores possuem raízes na imigração açoriana, africana e alemã, formando uma cultura diversificada. A cidade é um convite para os amantes da Mata Atlântica, oferecendo uma combinação única de história e natureza.

Principais Atrações

Cascata do Avencal

Uma impressionante cachoeira rodeada pela vegetação nativa da Mata Atlântica, ideal para trilhas e momentos de contemplação.

Igreja Matriz São Miguel

Uma bela construção histórica que remete à colonização açoriana da região, localizada no centro da cidade.

Praia do Sonho

Uma praia tranquila e pouco explorada, perfeita para quem busca relaxar em meio à natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade turística em Biguaçu?

A principal atividade é o ecoturismo, com várias trilhas, cachoeiras e a exploração da Mata Atlântica.

? É fácil encontrar hospedagens em Biguaçu?

Sim, há diversas opções de hospedagens, desde pousadas aconchegantes até hotéis mais estruturados.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Biguaçu?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Biguaçu Santa Catarina - SC

Histórico:

Pouco se sabe acerca dos moradores da orla oeste da baía norte da antiga Desterro, antes de 1747. Não se sabe exatamente a época em que iniciou o devassamento do território do Município de Biguaçu. Três foram as correntes na formação da população de Biguaçu: portugueses, vindo da Ilha dos Açores, negros, vindos da África, e alemães, vindos de Bremen. Á principal corrente foi a açoriana, cujo estabelecimento ocorreu em 1747, com a fundação de São Miguel, ponto originário da evolução municipal. Este núcleo de puros açoritas foi mesclado, com o tempo, com o negro da África. Depois de São Miguel é que apareceram outros povoados, como: Tijuquinhas, Armação da Piedade, Ganchos, Biguaçu Três Riachos e outros. Somente em 1816, apareceram os primeiros povoadores no lugar denominado Três Riachos e que tinham os nomes: Manoel Couto e Narciso Pereira. O segundo núcleo foi o dos colonos alemães que, localizados na colônia São Pedro de Alcântara, se passaram para o Alto Biguaçu, Rachadel, Santa Maria e Três Riachos. Os dois principais núcleos, São Miguel e Alto Biguaçu, é que se irradiou o povoamento do atual Município.

À evolução social dos habitantes de São Miguel e Biguaçu processou-se paralelamente ao movimento católico da região. Ás igrejas e as capelas foram, sempre, o centro da vida social dos povoadores que, normalmente, ali se reuniam, aos domingos, uma vez que suas casas eram distantes umas das outras. Em 1833, São Miguel foi elevado à categoria de Vila, cuja sede aí permaneceu até 1886, quando foi transferida para Biguaçu, tomado, em consequência, esta última denominação. Em 1888, Biguaçu voltou a ter sede em São Miguel até em 1894, quando, o então o Município voltou a ter sua sede na localidade de mesmo nome, e aí foi definitivamente instalado.

Gentílico: biguaçuense ou biguano

Formação Administrativa:

Freguesia criada com a denominação de Biguassu, por lei provincial nº 971, de 19-12­1882, subordinado ao estado de Santa Catarina.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Biguassu, por resolução do governo de 01-03-1833, desmembrado do estado de Santa Catarina. Sede na povoação de São Miguel. Constituído de 2 distritos: Biguassu e São Miguel. Instalado em 16-05-1833.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 2 distritos: Biguassu e São Miguel.

Pela lei municipal nº 98, de 30-03-1914, é criado o distrito de Ganchos e anexado ao município de Biguassu.

Pela lei municipal nº 114, de 04-01-1917, é extinto o distrito de Ganchos, sendo seu território anexado ao município de Biguassu.

Pela lei municipal nº 119, de 28-10-1918, é criado novamente o distrito de Ganchos e anexado ao município de Biguassu.

Pela lei municipal nº 121, de 15-07-1919, é criado o distrito de Louro e anexado ao município de Biguassu.

Por decreto estadual nº 24, de 09-12-1930, o distrito de Louro passou a denominar­se Antônio Carlos.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 4 distritos: Biguassu, São Miguel, Ganchos e Antônio Carlos ex-Louro.

Pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31-12-1943, o distrito de São Miguel passou a denominar-se Guaporanga.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o topônimo está grafado Biguaçu e continua constituído de 4 distritos: Biguaçu, Antônio Carlos, Ganchos e Guaporanga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Biguaçu, Antônio Carlos, Ganchos e Guaporanga.

Pela lei estadual nº 928, de 06-11-1963, desmembra do município de Biguaçu o distrito de Antônio Carlos. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 929, de 06-11-1963, desmembra do município de Biguaçu o distrito de Ganchos. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 930, de 06-11-1963, é criado o distrito de Sorocaba do Sul e anexado ao município de Biguaçu.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Biguaçu, Guaporanga e Sorocaba do Sul.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE