Sul Região de Mafra

Tudo sobre Monte Castelo

Guia completo, dados e turismo em Santa Catarina.

População (2022)
7.736
PIB Total
R$ 237,41 Mi
Per Capita
R$ 30.688,99
Área (km²)
561,700
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Janeiro

O clima é ameno e agradável, ideal para atividades ao ar livre e festividades locais.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com baixa criminalidade e ambiente acolhedor.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Monte Castelo, localizada em Santa Catarina, é uma encantadora cidade com uma rica história marcada pela colonização e pela tradição dos tropeiros. Com uma população acolhedora de 7.736 habitantes, a cidade é um verdadeiro refúgio na mata atlântica, oferecendo aos visitantes uma mistura de beleza natural e um profundo legado cultural.

Principais Atrações

Capela do Rodeio Grande

Uma capela histórica construída em 1807, que representa a origem da colonização em Monte Castelo.

Cruz do Monge João Maria

Um marco histórico onde se conta que o monge João Maria realizava curas e plantava cruzes em localidades que visitava.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade turística em Monte Castelo?

A principal atividade é o ecoturismo, com trilhas e passeios pela mata atlântica.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Monte Castelo oferece pousadas e pequenas propriedades rurais que acolhem visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Monte Castelo?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Monte Castelo

Santa Catarina - SC

Histórico

A colonização do município iniciou-se por volta do ano de 1807, quando havia tráfego regular dos tropeiros pela Estrada das Tropas, entre Paraná e Rio Grande do Sul. Nesta época, foi construída, por João da Silva Machado conhecido como Barão de Antonina, uma pequena capela na localidade de Rodeio Grande, distante 8 Km do local onde nasceria a comunidade de Rio das Antas.

Historicamente, conta-se que por ali passou o monge João Maria, que profetizava e realizava curas com ervas medicinais. O mesmo monge plantava uma cruz em cada localidade que passava, e ali também ficou a sua cruz, por devotos do monge.

O Estado do Paraná estendia seus domínios até as margens do Rio Itajaí, sem linhas definidas, abrangendo a área onde hoje se situam diversos municípios do planalto norte catarinense. Em 1826, foi instalado um acampamento militar em Rio Negro, com o objetivo de construir a Estrada da Mata, para dar mais segurança aos tropeiros. Esse trecho, além de cortar o território de Monte Castelo ? onde hoje se situa o bairro Rio das Antas ? foi um importante elo de ligação entre o Norte e o Sul do Brasil, tanto que nessa estrada foi construída a rodovia BR 116.

Os primeiros colonizadores provinham das localidades do Paraná e do próprio Estado de Santa Catarina, em busca de terras mais férteis e propícias à agricultura. Com esse atrativo, os novos moradores iniciaram a construção do primeiro povoado de Rio das Antas, núcleo inicial do atual Município de Monte Castelo.

Dentre os primeiros habitantes, Pedro Gonçalves Ribeiro e Sinhana Ribeiro, fixaram-se na comunidade de Rodeio Grande. Por volta de 1893, Valentin Gonçalves Ribeiro, filho de Pedro, fixou residência na comunidade de Rio das Antas. Por ser um líder na comunidade, movimentou intensamente a vida do pequeno povoado construindo a primeira escola e a primeira igreja.

Em 1950, vieram morar na localidade, comerciantes a fim de instalarem seus estabelecimentos entre a estrada de ferro e a BR 116. Com o passar dos anos, foram fixando-se outras famílias no povoado, as quais passaram a explorar as reservas florestais nativas da região e a praticar a agricultura de subsistência, que, com o aumento da produção tornaram-se as principais atividades da comunidade, responsáveis pela maior fonte de receita dos que atuavam nesse setor.

Inicialmente a área onde se situa o Município de Monte Castelo, juntamente com outros municípios da região norte catarinense, pertencia ao Estado do Paraná. Em 1917, foi estabelecido o ?Acordo de Limites? entre os dois Estados, incorporando definitivamente à Santa Catarina a região oeste e os municípios de Mafra e Porto União.

Nessa época, o povoado de Rio das Antas passou a pertencer aos domínios do Município de Canoinhas, até a emancipação política de Papanduva, pela Lei Estadual n° 133 de 20 de dezembro de 1953, quando foi desmembrada juntamente com a área do novo município.

Em 1958, a Câmara Municipal de Papanduva editou a Resolução 48/58 de 09 de julho de 1958, que autoriza a criação do Distrito de Rio das Antas. Como já havia uma localidade com o mesmo nome na região do Vale do Rio do Peixe, pertencente ao Município de Videira, acontecia confusões com os serviços de correspondência. Como solução, alguns líderes políticos e comunitários reuniram-se, em 1959, para escolher outro nome para o distrito. Nesta época, pós II Guerra Mundial, o nome escolhido foi ?Monte Castelo, em homenagem aos brasileiros que obtiveram importante vitória na batalha e conquista de Monte Castelo, na Itália.

Gentílico:

Formação Administrativa

A emancipação distrital de Monte Castelo ocorreu pela Lei Estadual n° 375 de 12 de dezembro de 1958, sendo que em 08 de março de 1959 foi instalado o distrito.

Pela Lei Estadual n° 818, de 23 de abril de 1962, o Distrito de Monte Castelo foi elevado à categoria de município. Instalado em 15 de maio de 1962.

Fonte: Prefeitura Municipal de Monte Castelo (SC)

Autor do Histórico: edmilson b marinho junior