Sul Região de Videira

Tudo sobre Videira

Guia completo, dados e turismo em Santa Catarina.

População (2022)
55.466
PIB Total
R$ 3,46 Bi
Per Capita
R$ 62.303,34
Área (km²)
377,900
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Setembro

O clima é ameno, perfeito para explorar as belezas naturais e participar das festividades locais.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para visitantes, com um ambiente tranquilo e acolhedor.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Videira é uma encantadora cidade localizada no coração de Santa Catarina, conhecida por sua rica herança cultural e belezas naturais. Com uma população de 55.466 habitantes, a cidade faz parte da Mata Atlântica e é um excelente destino para quem busca um passeio cheio de história e natureza.

Principais Atrações

Vinícola Franciosi

Uma das principais vinícolas da região, oferece experiências de degustação de vinhos e passeios pelos vinhedos.

Parque da Videira

Um espaço verde ideal para caminhadas, piqueniques e lazer em família, com áreas para crianças.

Museu Histórico de Videira

Preserva a história local e exibe itens que contam a trajetória da colonização e desenvolvimento da cidade.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor época para visitar Videira?

Setembro é o mês ideal devido ao clima ameno e eventos locais.

? O que posso fazer em Videira?

Você pode visitar vinícolas, parques e museus, além de desfrutar da gastronomia local.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de Videira

SSVI

Endereço:

Endereço: Rua Pierina Brolese, 140
Telefone: (0xx49)3566-5335

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Videira?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

VIDEIRA SANTA CATARINA MONOGRAFIA - n.º 301 Ano: 1965

ASPECTOS HISTÓRICOS

A Transformação como que miraculosa da então despovoada Zona do Rio do Peixe adveio da construção da ferrovia São Paulo-Rio Grande. Organizada desde o ano de 1910 e contando, desde a sua fundação, com vigoroso apoio financeiro, a Companhia São Paulo-Rio Grande (Brazilian Railway) teve como principal meta a construção da ligação ferroviária entre Itararé (divisa SP/PR) e Marcelino Ramos (divisa SC/RS). Em 1915, os trilhos da ferrovia, vinda de São Paulo, atingiram o vale do rio do Peixe. Por iniciativa da companhia ferroviária e de empresas de colonização do Rio Grande do Sul, foi empreendida a colonização desse vale, com emigrantes das velhas zonas coloniais - italiana e alemã ­daquele Estado.

Os elementos de origem alemã fixavam-se, de preferência na região do baixo vale, e os de ascendência italiana, nos terrenos mais elevados, do médio e do alto vale; conjugados num vigoroso movimento pioneiro, que em poucos anos se apossou de toda a zona do Rio do Peixe transformando-a, com o correr dos anos, no primeiro centro vitivinícola de Santa Catarina.

Chamava-se ainda Rio das Pedras quando aí foram ter as primeiras famílias imigrantes, dos Vacariano Panacione, Teller de Isler Brandalise, Formighieri, Cristiano, Noel, Grazziotin, e outras. O primeiro estabelecimento industrial da povoação foi a serraria de José Formighieri, instalada em 1918. Pouco depois, surgiram o moinho de Ricardo Brandalise e o curtume de Benjamin Grazziotin.

No comércio, atuariam, desde o inicio, José Vacariano e Fernando Panacione, com estabelecimentos de sua propriedade. Pouco depois, em 1921, a jovem comuna passaria a denominar-se Perdizes. Só em 1943, ao ser elevado à categoria de Município, receberia o seu nome atual Videira - o mais autêntico dos que pudesse almejar.

Gentílico: Videirense

Formação Administrativa:

Pela Lei estadual n.º 337, de 12 de abril de 1927, foi criado o distrito de Perdizes, como parte integrante do Município de Campos Novos.

O Município de Videira foi criado pelo Decreto-lei estadual n.º 941, de 31 de dezembro de 1943, com território de três outros: Campos Novos, Caçador e Joaçaba.

Na data do Recenseamento Geral de 1960. o Município era formado por oito distritos: Videira (sede), Anta Gorda, Arroio Trinta, Dez de Novembro, Iomerê, Lourdes, Pinheiro Prêto e Veloso.

Depois de 1960, o Município sofreu quatro desmembramentos, para formarem novas unidades autônomas. Atualmente, é formado pelos distritos de Videira (1.º e 2.º subdistritos), Anta Gorda, Iomerê e Lourdes.

Pela Lei estadual n.º 817, de 29 de janeiro de 1953, o Município alcançou autonomia judiciária tornando-se sede de comarca (instalada a 19 de setembro do mesmo ano), compreendida em sua própria área, ficando assim independente da comarca de Caçador de que era termo.

*Curiosidades:

-Conta-se que ja em 1913, antes mesmo da fixação dos primeiros colonizadores foi colhido um cacho de uvas pesando 1,3kg

Fonte: IBGE