Sudeste Região de Fernandópolis

Tudo sobre Guarani d’Oeste

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
1.968
PIB Total
R$ 37,04 Mi
Per Capita
R$ 18.821,14
Área (km²)
85,500
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

Nesse mês, o clima é ameno e as chuvas são menos frequentes, proporcionando melhores condições para atividades ao ar livre e passeios pela natureza.

🛡️

Segurança

A cidade é tranquila e segura, ideal para famílias e visitantes em busca de um ambiente pacífico.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Guarani d'Oeste é uma encantadora cidade localizada no interior de São Paulo, cercada pela exuberante Mata Atlântica. Com uma população acolhedora de 1.968 habitantes, a cidade é rica em história e belezas naturais, sendo um destino ideal para quem busca tranquilidade e um contato próximo com a natureza.

Principais Atrações

Cachoeira dos Índios

Uma linda cachoeira cercada pela flora da Mata Atlântica, perfeita para um dia de piquenique e contemplação da natureza.

Igreja Matriz de Guarani d'Oeste

Um patrimônio histórico que retrata a arquitetura e cultura local, ideal para visitantes interessados em história e espiritualidade.

Dúvidas Comuns

? Quais são as principais atividades ao ar livre em Guarani d'Oeste?

Os visitantes podem desfrutar de trilhas, passeios pela natureza, visita às cachoeiras e atividades agrícolas em áreas rurais.

? Como chegar a Guarani d'Oeste?

A cidade pode ser acessada pela Rodovia Euclides da Cunha (SP-320), que conecta diversas cidades da região.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Guarani d’Oeste?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

GUARANI D’OESTE SÃO PAULO

HISTÓRICO

O devassamento do Noroeste Paulista, iniciado com Euphy Jales, fundador de Jales, e companhias de colonização, como a CAIC, fundadora de Santa Fé do Sul, motivou a fixação de povoadores atraídos pela fertilidade dos solos facilidade de aquisição de terras e principalmente, pela infra-estrutura básica implantada, destacando-se a Estrada de Ferro Araraquara.

Assim, Antônio Zacarias de Oliveira e Antônio Flávio de Oliveira doaram, em março de 1945, parte de suas terras para formação do patrimônio de Guarani d’Oeste, cujo loteamento ficou sob a responsabilidade de Antônio Ribeiro. Vários estabelecimentos comerciais foram instalados e, em torno deles, as primeiras residências.

O topônimo adotado deveu-se à Cachoeira dos Índios localizar-se em seu território e porque na época de sua fundação, foram constatados alguns grupos indígenas Guaranis.

As atividades agrícolas, baseadas nas lavouras de café, algodão, milho, soja e amendoim, proporcionaram desde os primeiros anos, o desenvolvimento de Guarani d’Oeste. Todavia, a fase de maior progresso somente se iniciou em 1974, quando começaram as obras de instalação da hidrelétricaÁgua Vermelha, no Rio Grande. Para atender às necessidades básicas do grande número de trabalhadores requisitados na obra, a CESP criou novas vilas, vias de acesso, escolas, áreas de lazer, expandiu os sistemas de comunicação, aeroporto, e outras estruturas necessárias ao saneamento e abastecimento.

GENTÍLICO: GUARANIENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Guarani d’Oeste, por Lei Estadual nº 2456, no Município de Fernandópolis.

Elevado à categoria de município com a denomonação de Guarani d’Oeste, por Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembrado de Fernandópolis, com sede no antigo Distrito de Guarani d’Oeste. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1960.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo na divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE