Sudeste Região de Fernandópolis

Tudo sobre Fernandópolis

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
71.186
PIB Total
R$ 2,47 Bi
Per Capita
R$ 34.680,50
Área (km²)
550,000
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

Durante maio, o clima é ameno e favorece atividades ao ar livre, além de ocorrerem festividades locais que atraem visitantes.

🛡️

Segurança

Fernandópolis é considerada uma cidade segura para os visitantes, com baixos índices de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Fernandópolis é uma cidade encantadora localizada no estado de São Paulo, Brasil, cercada por uma rica biodiversidade do Cerrado e da Mata Atlântica. Com uma população de 71.186 habitantes, ela combina história e natureza, oferecendo atrações que agradam a todos os tipos de turistas.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Fernandópolis

Uma belíssima igreja que representa o coração histórico da cidade e um ponto de referência para os moradores.

Parque da Cultura

Um espaço verde ideal para caminhadas, piqueniques e eventos culturais, muito frequentado por famílias e jovens.

Museu Histórico de Fernandópolis

Museu que conta a história da cidade e da região, com acervo que remete ao passado dos primeiros colonizadores.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Fernandópolis?

A cidade é acessível por carro através da Rodovia Euclides da Cunha (SP-320) e também de ônibus, com opções de transporte a partir de cidades vizinhas.

? Existem opções de hospedagem em Fernandópolis?

Sim, a cidade conta com diversas opções de hospedagem, desde hotéis até pousadas, atendendo a diferentes faixas de preço.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Rodoviária de Fernandópolis
Endereço: Rua Sebastião Batista, 350, Bairro: Jd Sta Rita, CEP: 15600-000
Telefone:(0xx17)3442-3434

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Fernandópolis?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

FERNANDÓPOLIS SÃO PAULO

HISTÓRICO

Os primeiros povoadores da região começaram a se fixar a partir do levantamento topográfico realizado pelo Estado, em 1918, na época em que o único acesso era a Estrada da Boiadeira que ligava São José do Rio Preto ao Porto do Taboado, no rio Paraná. Em 1927, Joaquim Antônio Pereira, junto com os irmãos Francisco Joaquim e Bertolino Arnaldo da Silva, adquiriram mil alqueires de Terras, nas proximidades das fazendas Santa Rita e Marinheiro, que, com Afonso Cáfaro, iniciaram as lavouras de café.

Em 1938, Carlos Barozzi fundou o patrimônio que levou seu nome, mais tarde denominado Brasilândia. Próximo a este núcleo, Joaquim Antônio Pereira determinou o levantamento topográfico de uma área destinada à implantação do patrimônio Vila Pereira, tendo ai erguido um cruzeiro, em 1939, e construído uma capela, mais tarde demolida para construção da Igreja matriz.

As duas vilas disputavam a liderança no progresso e, quando em 1943, receberam a visita de Fernando Costa, então Interventor Federal do Estado de São Paulo, por sugestão deste, os fundadores uniram as vilas, dando origem a Fernandópolis, cujo nome foi escolhido em homenagem ao Interventor.

O café foi, durante muitos anos, a principal fonte de renda, mas devido aos diferentes tipos de solo, foram sendo introduzidas novas culturas, destacando-se o algodão, milho, amendoim e arroz.

GENTÍLICO: FERNANDOPOLENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Fernandópolis, por Decreto-Lei Estadual no 14334, de 30 de novembro de 1944, no Município de Tanabi e Pereira Barreto.

Elevado à categoria de município com a denominação de Fernandópolis, por Decreto­lei Estadual no 14334, desmembrado de Tanabi e Pereira Barreto, com sede no povoado de Pereira. Constituído de 3 distritos: Fernandópolis, Pedranópolis (Ex-Brasilândia) e Jales. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1945.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei, para vigorar em 1945-1948, o Município de Fernandópolis ficou composto dos Distritos de Fernandópolis, Jales e Pedranópolis, e pertence ao termo e comarca de Votuporanga.

Aparece no quadro fixado pela lei nº 233, de 24-XII-1948 para vigorar no período 1949-1953, composto dos Distritos de Fernandópolis, Indiaporã, Macedônia, Meridiano e Pedranópolis.

Lei Estadual no 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado do Município de Fernandópolis o Distrito de Jales.

Lei Estadual no 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembra do Município de Fernandópolis o Distrito de Indiaporã.

Pela lei nº 2456, de 30-XII-1953, que fixou o quadro para vigorar em 1954-1958, o Município é composto dos Distritos de Fernandópolis, Guarani d’Oeste, Macedônia, Meridiano e Pedranópolis, comarca de Fernandópolis.

Lei Estadual no 5285, de 18 de fevereiro de 1959 cria o Distrito de Brasitânia e incorpora ao Município de Fernandópolis.

Lei Estadual no 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembra do Município de Fernandópolis os Distritos de Guarani d’Oeste e Meridiana.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960 o Município de Fernandópolis é formado dos Distritos de Fernandópolis , Brasitânia, Macedônia e Pedranópolis.

Lei Estadual no 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembra do Município de Fernandópolis os Distritos de Macedonia e Pedranópolis.

Em divisão territorial de 31-XII-1968, o Município é constituído de 2 Distritos: Fernandópolis e Brasitânia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997.

Fonte: IBGE