Sudeste Região de São Paulo

Tudo sobre Santa Isabel

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
53.174
PIB Total
R$ 1,66 Bi
Per Capita
R$ 31.194,44
Área (km²)
362,700
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

O clima é ameno e as paisagens estão especialmente bonitas devido às chuvas de verão que deixaram a vegetação exuberante.

🛡️

Segurança

Relativamente seguro, mas recomenda-se atenção em áreas menos movimentadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Santa Isabel, localizada no estado de São Paulo, é uma cidade rica em história e beleza natural. Situada na Mata Atlântica, essa charmosa localidade é ideal para quem busca um refúgio em meio à natureza, sem abrir mão da cultura e da história. A cidade, que leva o nome da Rainha-Santa de Portugal, possui um passado fascinante que remonta ao século XIX e conta com diversos pontos turísticos que encantam os visitantes.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Santa Isabel

Uma das principais igrejas da cidade, é um importante marco histórico e arquitetônico, refletindo a herança cultural da região.

Cascata do Salto

Uma linda cachoeira situada em meio à natureza, ideal para piqueniques e passeios em família.

Parque Natural Municipal da Serra do Mar

Uma área de preservação ambiental que oferece trilhas e a oportunidade de apreciar a fauna e flora da Mata Atlântica.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Santa Isabel?

A cidade pode ser acessada de carro pela Rodovia Dom Pedro I, que liga São Paulo a outras regiões do interior.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, Santa Isabel possui várias pousadas e hotéis que atendem diferentes faixas de preço.

? Quais atividades posso fazer em Santa Isabel?

Você pode aproveitar trilhas, visitar cachoeiras e explorar a rica história local.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Santa Isabel?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

SANTA ISABEL SÃO PAULO -SP

HISTÓRICO

Nas proximidades do rio Jaguari, afluente do médio Paraíba, em zona serrana, nasceu a localidade ao lado de uma cruz e uma capela erigida em homenagem a Isabel de Aragão, a " Rainha-Santa " de Portugal, daí a invocação à Santa Isabel.

Com o crescimento do povoado, a capela de Santa Isabel foi elevada a freguesia, em junho de 1812 e, no mesmo ano, criada a Paróquia, sob jurisdição da Vila de Moji das Cruzes. Em julho de 1832 foi criada a vila (Município), primeiramente na comarca de São Paulo e, a partir de 1852, na de Jacareí. Entre 1868 e 1938 foram-lhe anexados os Distritos de Igaratá e Arujá, hoje Municípios. Com a construção do eixo rodoviário São Paulo-Rio de janeiro e a proximidade com a Capital do Estado, o Município progrediu bastante passando a se industrializar.

GENTÍLICO: ISABELENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Santa Isabel, por resolução régia de 25-06-1812, subordinado ao município de Mogi das Cruzes.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Santa Isabe, por decreto de 10-06­1832, desmembrado de Mogi das Cruzes. Sede na vila de Santa Isabel. Constituído do distrito Sede. Instalado em 03-07-1833.

Elevado a condição de cidade por lei estadual nº 135, de 30-05-1893. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município de Santa Isabel é constituído do distrito sede. Pelo decreto-lei estadual nº 6448, de 21-05-1934, adquiriu o território do extinto município de Igaratá. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 2 distritos: Santa Isabel e Igaratá. Pelo decreto estadual nº 9775, de 30-11-1938, o município de Santa Isabel adquiriu o distrito de Arujá, do município de Moji das Cruzes. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município de Santa Isabel é constituído de 3 distritos: Santa Isabel, Arujá e Igaratá. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de distritos: Santa Isabel, Arujá e Igaratá. Pela lei estadual nº 2456, de 30-12-1953, desmembra do município de Santa Isabel o distrito de Igaratá. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de distritos: Santa Isabel, Arujá. Pela lei estadual nº 5285, de 18-02-1959, desmembra do município de Santa Isabel o

distrito de Arujá. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE