Sudeste Região de Tatuí

Tudo sobre Torre de Pedra

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
2.046
PIB Total
R$ 37,76 Mi
Per Capita
R$ 18.454,06
Área (km²)
71,300
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Maio

Este é o mês em que a temperatura é amena e as chuvas são menos frequentes, proporcionando ótimas condições para visitar a cidade e suas belezas naturais.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada tranquila, com baixo índice de criminalidade, tornando-a segura para visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Torre de Pedra é uma encantadora cidade localizada no interior de São Paulo, cercada pela exuberância da Mata Atlântica. Com uma população de 2.046 habitantes, a cidade possui um rico histórico e uma natureza deslumbrante, ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Principais Atrações

Igreja Presbiteriana Independente

Fundada em 1906, é um dos marcos históricos da cidade e representa a importância da comunidade religiosa em Torre de Pedra.

Serra de Torre de Pedra

Um dos pontos mais altos da região, oferece vistas panorâmicas de tirar o fôlego, ideal para caminhadas e fotos.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de hospedagem em Torre de Pedra?

A cidade oferece pousadas familiares e algumas opções de camping, todas com um ambiente acolhedor e cercadas pela natureza.

? Onde posso experimentar a comida típica da região?

Existem alguns restaurantes locais que servem pratos tradicionais feitos com ingredientes frescos da agricultura local, como queijos e embutidos.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Torre de Pedra?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Torre de Pedra São Paulo - SP

Histórico

O município de Torre de Pedra foi criado recentemente, em 30 de dezembro de 1991, e recebeu essa denominação por estar assentado sobre uma serra de 75 metros de altura. Permaneceu durante longo período sob influência de outros municípios dos quais havia sido distrito, ou seja, a partir de 20 de dezembro de 1922 passou a distrito do município de Tatuí e, posteriormente, em 26 de dezembro de 1927, foi transferido para o município de Porangaba.

Suas referências mais antigas são do início do século XX, época em que seu núcleo original começou a se formar.

Um de seus primeiros marcos foi a criação da Igreja Presbiteriana Independente em 1906, que acabou trazendo para a região, em 1914, o pastor Uriel Antunes Moura, figura de grande importância na constituição de Torre de Pedra. Seu desenvolvimento foi inicialmente promovido pela agricultura e pela criação de porcos e cabras.

Posteriormente, em 1932, chegaram ao lugarejo imigrantes alemães e um francês, que teria sido responsável pela introdução da técnica do plantio da batata, uma atividade que se firmou com o passar do tempo e criou condições de comércio com localidades vizinhas.

Torre de Pedra recebeu outro grande impulso em 1963, quando a construtora Andrade Gutierrez, contratada pelo Governo do Estado, iniciou a construção, nas imediações, de um trecho da atual Rodovia Presidente Castelo Branco.

Gentílico: torre pedrense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Torre de Pedra, por lei estadual no 1896, de 20-12-1922, subordinado ao município de Tatuí. Pela lei nº 2244, 26-02-1927, transfere o distrito de Torre de Pedra do município de Tatuí para o de Porangaba. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Torre de Pedra figura no município de Porangaba. Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 31-XII-1936 e 1937. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito Torre de Pedra permanece no município de Porangaba. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Torre de Pedra permanece

no município de Porangaba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Torre de Pedra, pela lei nº

7664, de 30-12-1991, desmembrado de Porangaba. Ssde no antigo distrito de Torre de Pedra. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Transferência distrital.

Pela lei nº 2244, de 26-12-1927, transfere o distrito de Torre de Pedra do município de Tatuí para o de Porangaba.

Fonte: IBGE