Sudeste Região de São João da Boa Vista

Tudo sobre Aguaí

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
32.072
PIB Total
R$ 1,31 Bi
Per Capita
R$ 40.993,30
Área (km²)
474,700
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

Abril apresenta um clima ameno e é menos chuvoso, ideal para atividades ao ar livre e para explorar as belezas naturais da região.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com baixo índice de criminalidade e uma comunidade acolhedora.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Águaí, uma encantadora cidade situada entre os rios Moji-Guaçu e Jaguari-Mirim, no interior de São Paulo. Com uma rica história que remonta aos anos 1700, Águaí é um destino que combina a beleza do bioma Cerrado e da Mata Atlântica com um charme histórico fascinante.

Principais Atrações

Igreja de Bom Jesus do Cascavel

Uma igreja histórica que remonta à fundação da cidade, com arquitetura clássica e um ambiente sereno.

Parque Ecológico do Moji-Guaçu

Um belo parque que oferece trilhas, áreas para piquenique e uma rica biodiversidade, ideal para os amantes da natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar em Águaí?

A melhor forma de chegar é de carro, utilizando a Rodovia SP-340 e outros acessos que ligam a cidade às principais cidades da região.

? Quais são as opções de hospedagem em Águaí?

Águaí conta com diversas pousadas e hotéis que oferecem conforto e boa estrutura para os visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Aguaí?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

AGUAÍ SÃO PAULO

HISTÓRICO

Situada em terras entre os rios Moji-Guaçu e seu afluente Jaguari-Mirim, a antiga povoação de Cascavel, nasceu de uma estação de parada da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, em 01 de janeiro de 1887.

Mas o povoamento da região data do ano de 1700 quando, mediante escritura lavrada no Cartório de Moji-Mirim, as famílias Alves e Tangerino tomaram posse das terras do Capão do Cascavel, onde mais tarde Joaquim Gonçalves Valim, proprietário da Fazenda Embiruçu, fez a doação de 30 alqueires para constituição do patrimônio de Bom Jesus do Cascavel.

Com a inauguração da estação da Mogiana( hoje FEPASA) a povoação tomou o nome de Cascavel, no município e comarca de São João da Boa Vista e foi o fato da existência de um entroncamento ferroviário, que Cascavel ganhou o progresso. Com a finalidade do meio de transporte, o Major João Joaquim Braga estabeleceu-se com comércio no local, desenvolvendo intenso trabalho pela prosperidade do núcleo.

GENTÍLICO: AGUAIANO

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVO

Distrito criado com a denominação de Cascavel, por Lei Estadual no 584, de 04 de agosto de 1898, no Município de São João da Boa Vista.

Nas divisões administrativas do Brasil, referentes aos anos de 1911 e 1933, consta o Distrito de Cascavel como componente do Município de São João da Boa Vista.

Nas divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura, também, no Município de São João da Boa Vista, todavia, apenas como Distrito judiciário.

De acordo com o quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº. 9073, de 31 de março de 1938, e o territorial fixado pelo Decreto Estadual nº. 9775, de 30 de novembro do mesmo ano, para vigorar no qüinqüênio 1939-1943, o Distrito de Cascavel permanece no Município de São João da Boa Vista.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aguaí, por Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, desmembrados de São João da Boa Vista e Mogi-Guaçu, com Sede na antiga Vila de Cascavel. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1945.

Fixado o quadro territorial judiciário administrativo do Estado de São Paulo, para vigorar no período de 1945-1948, o Município é constituído do distrito Sede.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em Divisão Territorial datada de 15-VII-1997.

Fonte: IBGE