Sudeste Região de Presidente Prudente

Tudo sobre Martinópolis

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
24.881
PIB Total
R$ 754,95 Mi
Per Capita
R$ 30.342,43
Área (km²)
1.252,700
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

Maio

O clima é ameno e a cidade realiza festividades típicas, tornando a visita mais agradável.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para visitantes, com baixos índices de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Martinópolis, localizada no interior de São Paulo, é uma cidade que combina rica história e belezas naturais, oscilando entre o Cerrado e a Mata Atlântica. Com uma população de 24.881 habitantes, a cidade oferece um ambiente acolhedor e diversas opções de lazer e cultura.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Martinópolis

Situada no centro da cidade, a Igreja Matriz é um belo exemplo da arquitetura religiosa local e um ponto de encontro da comunidade.

Parque Natural Municipal

Um espaço de preservação ambiental que oferece trilhas para caminhadas e a oportunidade de desfrutar da rica biodiversidade da região entre o Cerrado e a Mata Atlântica.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor maneira de chegar a Martinópolis?

A cidade pode ser acessada de carro pela Rodovia Raposo Tavares ou via transportes de ônibus que fazem rotas regulares para a região.

? Existem opções de hospedagem disponíveis?

Sim, Martinópolis conta com várias opções de hospedagem, que vão de hotéis a pousadas, cada uma com características e preços variados.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Martinópolis?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Martinópolis São Paulo - SP

Histórico

Em meados do século XIX, sertanistas mineiros de Ouro Fino, liderados por José Teodoro de Souza, adentraram nas terras dos índios coroados, na Alta Sorocabana, dando início à formação de um povoado, conhecido na época como Patrimônio José Teodoro.

Com a chegada da Estrada de Ferro Sorocabana, hoje FEPASA, outros sertanistas começaram a chegar à região, concentrando-se junto às residências dos trabalhadores da Estrada de Ferro.

Dentre os novos moradores estava o Coronel João Gomes Martins, que por volta de 1924, dividiu para loteamento, as terras junto ao pequeno núcleo, agrupando, assim, o povoado.

O progresso levou seus moradores a pleitearem a elevação à categoria de Distrito de Paz, o que foi conseguido em 1929, com o nome de José Teodoro.

As lavouras de algodão e amendoim deram ao Distrito nova amplitude econômica, resultando na criação do Município, em 1938, com o nome de Martinópolis, em homenagem a seu maior benemérito.

Gentílico: martinopolense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de José Teodoro, pela lei nº 2392, de 20-12-1929, subordinado ao município de Regente Feijó. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de José Teodoro figura no município de Regente Feijó. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936- 31-XII-1937.

Elevado a categoria de município com a denominação de Martinópolis, pelo decreto-lei nº 9775, de 30-11-1938, desmembrado de Regente Feijó. Sede no antigo distrito de Martinópolis. Constituído de 2 distritos: Martinópolis e Baliza, criado pelo mesmo decreto-lei que criou o município. Instalado em 01-01-1939.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: Martinópolis e Baliza.

Pelo decreto-lei estadual no 14334, de 30-11-1944, foi criada a comarca de Martinópolis com Sede na cidade do mesmo nome, Martinópolis e composta dos municípios de Martinópolis e Regente Feijó. Sob o mesmo decreto-lei é criado o distrito Teçaindá com áreas desmembradas do distrito sede do município de Lavínia e do distrito de Alfredo Marcondes do município de Alvares Machado e ainda este mesmo decreto-lei extingui o distrito de Baliza.

Pelo lei nº 233, de 24-12-1948, é criado o distrito de distrito de Guachos com sede no povoado de Vila Escócia, com área desmembrada do distrito sede do município de Martinópolis. Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Martinópolis, Guachos e Teçaindá. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

José Teodoro para Martinópolis alterado, pelo decreto-lei nº 9775, de 30-11-1938.

Fonte: IBGE