Sudeste Região de Presidente Prudente

Tudo sobre Regente Feijó

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
20.145
PIB Total
R$ 983,73 Mi
Per Capita
R$ 48.832,22
Área (km²)
265,100
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

Junho

As temperaturas são amenas e há várias festividades culturais, além de ser a época da colheita do café, com belíssimas paisagens.

🛡️

Segurança

Regente Feijó é uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, ideal para turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Descubra Regente Feijó, uma encantadora cidade do interior paulista, rica em história e rodeada pela belíssima natureza do Cerrado e da Mata Atlântica. Com uma população acolhedora de 20.145 habitantes, a cidade oferece uma experiência única, repleta de tradições e paisagens deslumbrantes.

Principais Atrações

Praça Central

Um espaço agradável para relaxar, com árvores frondosas e bancos, frequentemente utilizado para eventos locais.

Igreja Matriz de São Sebastião

Construída em 1922, esta igreja é um importante marco histórico e cultural da cidade, ideal para quem aprecia arquitetura antiga.

Cachoeira do Ribeirão Memória

Uma linda cachoeira situada nas proximidades da cidade, perfeita para um dia de recolhimento em meio à natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Regente Feijó?

A cidade pode ser acessada por rodovias como a SP-425 e a SP-320, a partir de cidades vizinhas.

? O que levar ao visitar Regente Feijó?

Recomenda-se levar roupas leves, protetor solar, e uma câmera para registrar as belas paisagens.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Regente Feijó?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

REGENTE FEIJÓ SÃO PAULO

HISTÓRICO

Até início do século XX, o vale do Paranapanema era cortado por tropeiros e boiadeiros que demandavam ao Mato Grosso, fazendo aí, vários pontos de descanso. Num destes, nas proximidades do ribeirão Memória, começou a concentração de pequenos agricultores.

A implantação da Estrada de Ferro Sorocabana que rumava às barrancas do rio Paraná, no início do século XX, constituiu um marco dos surtos migratórios, estabelecendo pequenos povoados ao redor das estações ferroviárias, dedicados à cafeicultura até 1937, passando depois ao cultivo do algodão, amendoim e à pecuária.

Grande parte das terras foi adquirida pela Companhia Industrial Mercantil e Agrícola - CIMA, que encarregou o Capitão Francisco Whitaker, antigo morador local, para efetuar o loteamento de patrimônio adquirido, que pretendia colonizar.

O capitão Francisco Whitaker e os agricultores Antônio e Augusto Vieira e Joaquim Lúcio fundaram, em 1922, um povoado ao longo da Ferrovia, dando-lhe o nome de Regente Feijó, em homenagem ao Estadista Regente Feijó.

GENTÍLICO: REGENTENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Regente Feijó, por Lei Estadual nº 2077, de 19 de dezembro de 1925, no Município de Presidente Prudente.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Distrito de Regente Feijó, figura no Município de Presidente Prudente.

Decreto no 7262, de 28 de junho de 1935, cria os Distritos de Indiana e José Teodoro e incorpora ao Município de Regente Feijó.

Elevado à categoria de município com a denominação de Regente Feijó, por Decreto nº 7262, de 28 de junho de 1935, desmembrado de Presidente Prudente. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de novembro de 1936.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o Município de Regente Feijó pertence ao termo judiciário de Presidente Prudente da comarca de Presidente Prudente, e se compõe de 3 Distritos: Regente Feijó, Indiana e José Teodoro.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Regente Feijó se compõe de três Distritos: Regente Feijó, Indiana e Martinópolis (Ex-José Teodoro) e pertence ao termo e comarca de Presidente Prudente.

Pelo Decreto-lei Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, o Município de Regente Feijó adquiriu

o Distrito de Formiga, do Município de Presidente Prudente, perdeu parte do território do Distrito de Martinópolis para o novo Município de Martinópolis. Em 1939-1943, o Município de Regente Feijó é composto de 3 Distritos: Regente Feijó, Formiga e Indiana - e pertence ao mesmo termo e comarca de Presidente Prudente.

Pelo Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, altera a denominação de Distrito de Formiga para Taciba o Município de Regente Feijó, foi transferido da comarca de Presidente Prudente para a de Martinópolis.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei nº 14334, de 30 de novembro para vigorar em 1945-1948, o Município de Regente Feijó ficou composto dos Distritos de Regente Feijó, Caiabu, Indiana e Formiga (Ex-Taciba) e pertence ao termo e comarca de Martinópolis.

Lei Estadual no 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembra do Município de Regente Feijó o Distrtito de Indiana. Elevado à categoria de Município a referida Lei Estadual, cria o Distrito de Espigão e incopora ao município de Regente Feijó.

Figura no quadro territorial fixado pela Lei Estadual nº 233, de 24-12-1948 para vogora no período de 1949-1953, com os Distritos de Regente Feijó, Caiabu, Espigão e Taciba, comarca de Martinópolis e com os Distritos de Regente Feijó e Espigão, comarca de Regente Feijó - menos os Distritos de Caiabu e Taciba, elevados à categoria de município - no fixado pela Lei Estadual nº 2456, de 30-12-1953 para 1954­1958.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 2 Distritos: Regente Feijó e Espigão.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE