Sudeste Região de Presidente Prudente

Tudo sobre Santo Anastácio

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
17.963
PIB Total
R$ 555,80 Mi
Per Capita
R$ 30.941,44
Área (km²)
552,500
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

Durante o mês de abril, as temperaturas são agradáveis e as chuvas são menos frequentes, proporcionando uma ótima oportunidade para explorar as belezas naturais e históricas da região.

🛡️

Segurança

Santo Anastácio é considerada uma cidade tranquila e segura para visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Santo Anastácio é uma encantadora cidade no interior de São Paulo, cercada pela exuberante Mata Atlântica. Com uma rica história que remonta ao início do século XX, a cidade é um destino que combina natureza, cultura e tradições locais, perfeita para aqueles que buscam um refúgio tranquilo e autêntico.

Principais Atrações

Centro Histórico

Passeie pelas ruas do Centro Histórico de Santo Anastácio e admire a arquitetura colonial que remete à era da colonização.

Parque Ecológico Santo Anastácio

Um espaço de preservação da Mata Atlântica, ideal para trilhas e piqueniques em meio à natureza.

Catedral de Santo Anastácio

Uma bela construção que representa a importância religiosa da cidade, com belos vitrais e um ambiente tranquilo.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de transporte para chegar a Santo Anastácio?

Você pode chegar de carro pela rodovia SP-425 ou de ônibus, que tem linhas regulares saindo de cidades próximas.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, Santo Anastácio oferece várias pousadas e hotéis que atendem diferentes faixas de preço.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Santo Anastácio?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

SANTO ANASTÁCIO SÃO PAULO

HISTÓRICO

No início do século XX a Estrada de Ferro Sorocabana avançada rumo a Oeste do Estado, para atingir as barrancas do rio Paraná. Isso levou vários desbravadores a entrarem nos sertões, onde foram estabelecendo fazendas. A região de Santo Anastáciochegaram Francisco Bravo del Val e Ângelo Tobias que adquiriram, da Companhia de Fazendeiros Paulistas, áreas de 50 alqueires de terras.

Em 1917, após a sua aquisição, Francisco Bravo del Val iniciou a colonização de seu lote, plantando as primeiras roças e edificando as primeiras casas. Com a chegada dos trilhos da ferrovia até Indiana, distante 100 km, outros povoadores da zona Araraquarense, adquiriram terras locais procedendo a novas derrubadas de matas. Outras casas foram construídas, constituindo o patrimônio de Santo Anastácio.

O engenheiro João Carlos Fairbanks realizou os trabalhos de avanço da estrada de ferro a Santo Anastácio e daí às barrancas do rio Paraná (Presidente Epitácio). Muito progrediu o povoado sendo elevado a Distrito de Paz e, em 1926, á categoria de Município.

GENTÍLICO: ANASTACIANO

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Vila criada por Lei Estadual nº 1798, de 28-XI-1921. Cidade e sede de Município por Lei Estadual nº 2076, de 19-XI-1925. Desmembrada do Município de Presidente Prudente. Sua instalação verificou-se no dia, 27 de março de 1926.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Santo Anastácio compõe-se de 2 Distritos: Santo Anastácio e Piquerobi.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31-III-1938, o Município de Santo Anastácio compreende o único termo judiciário da comarca de Santo Anastácio e se divide em 3Distritos, Santo Anastácio, Piquerobi e Ribeirão dos Índios.

No quadro fixado pelo Decreto-lei Estadual nº 9775, de 30-XI-1938, para 1939-43, o Município de Santo Anastácio é composto dos Distritos de Santo Anastácio, Piquerobi eRibeirão dos Índios.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30-XI-1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Santo Anastácio ficou composto dosDistritos de Santo Anastácio, Piquerobi e Ribeirão dos Índios, comarca de Santo Anastácio.

Constituído dos Distritos de Santo Anastácio, Costa Machado e Ribeirão dos Índios, comarca de Santo Anastácio, menos o Distrito de Piquerobi elevado à categoria de Município, no quadro fixado pela Lei Estadual nº 233, de 24-XII-1948 para vigorar em1949-53, e aos Distritos de santo Anastácio e Ribeirão dos Índios, comarca de Santo Anastácio no fixado pela Lei Estadual nº 2456, de 30-XII-1953 para 1954-58, menos o Distrito de Costa Machado transferido para o Município de Mirante do Parapanema. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Fonte: IBGE