Sudeste Região de Sorocaba

Tudo sobre Pilar do Sul

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
27.619
PIB Total
R$ 1,28 Bi
Per Capita
R$ 46.206,60
Área (km²)
681,100
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

Durante o mês de maio, o clima é ameno e propício para atividades ao ar livre, além de ocorrerem festividades locais que atraem tanto moradores quanto visitantes.

🛡️

Segurança

Pilar do Sul é considerado um local seguro para visitantes, com uma boa convivência entre os moradores.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Pilar do Sul, localizado no interior de São Paulo, é uma encantadora cidade com uma rica história ligada à exploração e colonização. Com sua população de 27.619 habitantes, a cidade é envolta pelas belezas da Mata Atlântica, oferecendo aos visitantes uma experiência autêntica e enriquecedora.

Principais Atrações

Capela do Senhor Bom Jesus do Bom Fim

Uma capela histórica que remonta ao século XIX, símbolo da religiosidade da região e do desenvolvimento da cidade.

Pilar de Pedra

O marco que deu origem ao nome da cidade, essencial para entender a história local e a vida dos primeiros habitantes da região.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar em Pilar do Sul?

A melhor forma é de carro, a cidade está situada a cerca de 120 km da capital paulista, com acesso pela Rodovia Raposo Tavares.

? Existem opções de hospedagem em Pilar do Sul?

Sim, a cidade oferece diversas opções de hospedagem, desde pousadas simples até hotéis.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Pilar do Sul?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

PILAR DO SUL SÃO PAULO

HISTÓRICO

Por volta de 1850, essa região era aldeia indígena abandonada, onde caçadores sorocabanos e aventureiros à cata de metal precioso montaram rancho para residência temporária, próximo a um pilar de pedra, do qual se valiam para socar as carnes depois de moqueadas. A expressão "pilar a carne" originou o substantivo Pilar que deu nome ao local.

Em 1865, o Tenente Antônio de Almeida Leite adquiriu uma sesmaria, com o objetivo de organizar uma fazenda. Após o desmatamento que mandou proceder, construiu uma capela sob invocação do Senhor Bom Jesus do Bom Fim, e, em 1868, fez doação do terreno ao patrimônio da igreja.

Outro desbravador, João Batista Ribeiro, adquiriu terras junto à capela, onde fundou uma vila. Alguns anos depois, em 1877, Pilar foi elevado à categoria de Freguesia,.

GENTÍLICO: PILARENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora do Pilar, por Lei no 57, de 11 de maio de 1877, no Município de Sarapuí.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Nossa Senhora do Pilar, por Decreto no 168, de 12 de maio de 1891, desmembrado de Sarapuí. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 30 de maio de 1891.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Nossa Senhora do Pilar é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão referente ao ano de 1933.

Antigos Municípios e Distritos de Pilar, e que pelo Decreto-lei Estadual no 14334, de 30 de novembro de 1944, passaram a denominar-se Pilar do Sul.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei, para vigorar em 1945-1948, o Município de Pilar do Sul ficou composto do Distrito Sede e pertence ao termo e comarca de Piedade.

Assim permanece nos quadros fixados pelas Leis nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII­1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 1954-1958.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em, divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE