Sudeste Região de Itapetininga

Tudo sobre São Miguel Arcanjo

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
32.039
PIB Total
R$ 954,23 Mi
Per Capita
R$ 29.783,23
Área (km²)
930,300
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

O clima é ameno e as festividades de aniversário da cidade atraem visitantes.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com baixo índice de criminalidade e acolhimento aos turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

São Miguel Arcanjo é uma encantadora cidade localizada no interior de São Paulo, envolta pela rica biodiversidade da Mata Atlântica. Com uma população de aproximadamente 32.039 habitantes, a cidade oferece um ambiente tranquilo e acolhedor, ideal para quem busca um refúgio do agito urbano. A história da cidade remonta ao século XIX, quando os primeiros povoadores estabeleceram-se na região, dando origem a um importante centro agrícola.

Principais Atrações

Capela de São Miguel Arcanjo

Uma charmosa capela histórica, construída em homenagem ao arcanjo Miguel, que representa o início da formação da cidade.

Parque Natural Municipal de São Miguel Arcanjo

Uma ótima opção para os amantes da natureza, com trilhas, áreas para piquenique e uma rica fauna e flora típica da Mata Atlântica.

Museu Histórico Municipal

Um espaço que preserva a memória da cidade, com exposições que contam a história desde a fundação até os dias atuais.

Dúvidas Comuns

? Qual a principal atividade econômica de São Miguel Arcanjo?

A cidade tem uma forte tradição agrícola, destacando-se no cultivo de diversas culturas, com ênfase no algodão.

? Como chegar a São Miguel Arcanjo?

A cidade é acessível por meio da Rodovia João Leme dos Santos (SP-075), a partir de Sorocaba ou Itapetininga.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São Miguel Arcanjo?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

SÃO MIGUEL ARCANJO SÃO PAULO

HISTÓRICO

Em meados do século XIX, povoadores fixaram-se ao longo da estrada de ligação entre Sorocaba e o Sul do País, formando novas fazendas dedicadas a culturas diversas. Nessa época, ao sul de Itapetininga, um de seus povoadores, o Tenente Urias Emídio Nogueira de Barros, juntamente com parentes e amigos concentrados numa extensa área, formou o antigo bairro fazenda Velha.

Segundo informações, Maximina Nogueira Torres, filha do Tenente Urias, em homenagem ao seu marido falecido, Miguel dos Santos Terra, doou à igreja, terras para construção da capela, sob a invocação de São Miguel Arcanjo, daí derivando o nome do povoado que se formou em torno da ermida. Foi elevado em 1877, à freguesia com o nome de São Miguel Arcanjo.

O seu desenvolvimento sócio-econômico iniciou-se com o cultivo do algodão, que saía da roça para descaroçamento na cidade, em beneficiadoras Nacionais e Estrangeiras, que na década de 1920, somavam vinte estabelecimentos. Segundo alguns historiadores, essa foi a fase mais rica do Município.

GENTÍLICO: SÃO-MIGUELENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado por Lei Provincial nº 58, de 12-V-1877.

Elevado à categoria de Município por Lei Provincial nº 86, de 01 de abril de 1889. Desmembrada de Itapetininga. Constituído do Distrito sede. Cidade por Lei Estadual nº 1038, de 19 de dezembro de 1908. Sua instalação verificou-se no dia, 30 de outubro de 1889.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao de 1911, o Município de São Miguel Arcanjo se compunha de 1 único Distrito, São Miguel Arcanjo, assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31-III-1938, o Município de São Miguel Arcanjo pertence ao termo judiciário e comarca de Itapetininga e figura com 1 só Distrito, São Miguel Arcanjo.

No quadro fixado pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30-XI-1938, para 1939-43, o Município de São Miguel Arcanjo é composto de 1 único Distrito, São Miguel Arcanjo e pertence ao termo de Itapetininga, da comarca de Itapetininga.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30-XI-1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-48, o Município de São Miguel Arcanjo ficou composto igualmente de 1 Distrito, São Miguel Arcanjo, comarca de Itapetininga.

Lei Estadual nº 233, de 24-XII-1948, incorpora o Distrito de Abaitinga ao Município de São Miguel Arcanjo.

Fixado o quadro territorial para vigorar em 1949-1953, composto de 2 Distritos, São Miguel Arcanjo e Abaitinga

Lei Estadual nº 2456, de 31 de dezembro de 1953. Desmembra o Distrito de Abatinga, seu território foi extinto.

O quadro territorial para vigorar em 1954-1958. Figura apenas com 1 Distrito, São Miguel Arcanjo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Fonte: IBGE