Sudeste Região de Taubaté - Pindamonhangaba

Tudo sobre São Bento do Sapucaí

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
11.674
PIB Total
R$ 406,65 Mi
Per Capita
R$ 34.833,56
Área (km²)
252,600
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

Nesse mês, o clima é ameno e é possível aproveitar as festividades locais, além das belas paisagens da Mata Atlântica.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para turistas, com um ambiente tranquilo e acolhedor.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

São Bento do Sapucaí é uma encantadora cidade localizada na Serra da Mantiqueira, em São Paulo. Com uma rica história e uma beleza natural impressionante, a cidade é um destino perfeito para quem busca aventura, tranquilidade e cultura. Desde a construção de sua capela em 1820 até os dias atuais, o município preserva suas tradições e encantos, oferecendo diversas opções de turismo e lazer.

Principais Atrações

Cervejaria Lavratti

Uma das melhores cervejarias artesanais da região, oferece tours e degustações em um ambiente descontraído.

Igreja São Bento

Igreja histórica e patrimônio cultural da cidade, localizada no centro, onde se pode observar a arquitetura colonial.

Pico do Cristal

Um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, ideal para trilhas e vistas deslumbrantes.

Fazenda Lajeado

Uma fazenda histórica que oferece passeios e atividades ao ar livre, com foco em agroturismo.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a São Bento do Sapucaí?

A cidade pode ser acessada de carro, através da rodovia SP-42, que liga a cidade a Pindamonhangaba e outras regiões.

? Quais atividades outdoor estão disponíveis?

Os visitantes podem desfrutar de trilhas, passeios de bicicleta, escaladas e práticas de esportes de aventura na região da Serra da Mantiqueira.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São Bento do Sapucaí?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

SÃO BENTO DO SAPUCAÍ SÃO PAULO

HISTÓRICO

A história de São Bento do Sapucaí remonta a 1820, quando o padre Luís Justino Velho Columbreiro, vigário de Pindamonhangaba, acompanhado pelo Tenente José Pereira Alves e de Antônio Monteiro de Gouveia, benzeu, a pedido destes, uma área onde seria erguida uma capela, tendo o vasto terreno sido doado pelo citado Tenente e sua mulher, Ignez Leite de Toledo.

A localidade ficava na serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo com Minas Gerais, no povoado mineiro de Sant’Ana do Sapucaí-Mirim. Nesse povoado, na capela Guarda Velha, uma imagem de São Bento aguardava a construção da igreja, para ser transferida, apesar de haver oposição do vigário de Pouso Alegre - MG, José Bento Leite mello, em relação à edificação da igreja.

O povoado nascente, em homenagem ao Santo padroeiro e por ser cortado pelo rio Sapucaí-Mirim, ficou conhecido como Bento do Sapucaí-Mirim, simplificado,em 1876, para São Bento do Sapucaí.

Sanadas as divergências, os moradores da região, em abaixo-assiando, pediram licença para levantar uma capela a São Bento. Construção, onde se encontra atualmente a igreja Matriz, foi iniciada em 16 de maio de 1853, sob a responsabilidade de uma comissão composta de vários residentes, e presidida pelo padre Pedro Nolasco César.

Em 1967, devido às condições climáticas e geográficas, São Bento do Sapucaí foi oficialmente reconhecida como Estância Climática, pela Lei n.º 9700, de 26 de janeiro.

GENTÍLICO: SÃO-BENTISTA

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Vila criada com denominação de São Bento do Sapucaí Mirim por Lei Provincial n.º 23, de 16 de abril de 1858. Desmembrada do Município de Pindamonhangaba. Cidade com a denominação de São Bento do Sapucaí por Lei Provincial n.º 49, de 30 de março de 1876.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, o Município de São Bento do Sapucaí se compunha de 3 Distritos: São Bento do Sapucaí (São Bento do Sapucahy), criado por Decreto de 16 de agosto de 1832; Santo Antônio do Pinhal e Candelária.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de São Bento do Sapucaí compõe-se dos seguintes Distritos: São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão, Candelária e Santo Antônio do Pinhal.

Pelo Decreto Lei nº 6501, de 19 de junho de 1934, desmembra de São Bento do Sapucaí o Distrito de Campos do Jordão.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o Município de São Bento do Sapucaí compreende o único termo judiciário da comarca de São Bento do Sapucaí e se divide em 2 Distritos: São Bento do Sapucaí, Candelária e Santo Antônio do Pinhal.

Pela Lei nº 2694, de 03 de novembro de 1936, desmembra de São Bento do Sapucaí o Distrito de Candelária.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual n.º 9073, de 31 de março de 1938, o Município de São Bento do Sapucaí compreende o único termo judiciário da comarca de São Bento do Sapucaí e figura com 1 só Distrito, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1938­1943, o Município de São Bento do Sapucaí é composto de 2 Distritos: São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal é termo da comarca de São Bento do Sapucaí, formada de 1 único termo, São Bento do Sapucaí, formado pelos Municípios de São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-48, o Município de São Bento do Sapucaí compõe dos Distritos de São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal, comarca de São Bento do Sapucaí.

Constituído dos Distritos de São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal, no quadro territorial fixado pela Lei Estadual nº 233, de 24-XII-1948 para vigorar em 1949-53, assim permanece no fixado pela Lei Estadual n.º 2456, de 30-XII-1953 para 1954-58, comarca de São Bento do Sapucaí.

Pela Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembra de São Bento do Sapucaí

o Distrito de Santo Antônio do Pinhal.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o Município de São Bento do Sapucaí é formado apenas do Distrito sede.

Fonte: IBGE