Sudeste Região de Jaú

Tudo sobre Boracéia

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
4.715
PIB Total
R$ 519,15 Mi
Per Capita
R$ 110.106,68
Área (km²)
122,100
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

É um mês com clima ameno e menores chances de chuvas, ideal para explorar a natureza e realizar atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Boracéia é uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, tornando o turismo seguro para todos os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Boracéia é uma encantadora cidade do interior de São Paulo, situada em meio à exuberante Mata Atlântica. Com uma população de aproximadamente 4.715 habitantes, a cidade tem um rico histórico que remonta à chegada do italiano Eugênio Burjato em 1895. Ao longo dos anos, Boracéia se desenvolveu a partir de uma comunidade agrícola e hoje se destaca como um destino turístico que combina natureza, história e cultura.

Principais Atrações

Capela de Boracéia

Construída por Eugênio Burjato, a capela é um marco histórico da cidade e um local de encontro para a comunidade.

Área de Preservação Ambiental

Uma vasta área de Mata Atlântica, perfeita para trilhas e observação de fauna e flora locais.

Ribeirão Jaú

Um local ideal para pesca e passeios de caiaque, rodeado por uma paisagem natural deslumbrante.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Boracéia?

A melhor maneira é de carro pelas estradas estaduais, sendo bem sinalizadas e acessíveis.

? Existem opções de hospedagem em Boracéia?

Sim, a cidade oferece pousadas e campings que atendem diversos perfis de turistas.

? Quais atividades estão disponíveis para os visitantes?

Os visitantes podem aproveitar trilhas, passeios de caiaque, observação de fauna e flora, além de relaxar nas áreas verdes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Boracéia?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

BORACÉIA SÃO PAULO

HISTÓRICO

Eugênio Burjato, italiano de Rovigo, que chegou ao Brasil em 1895, adquiriu, em 1916, alqueire e meio de terras da Fazenda Floresta, localizada a poucos quilômetros da confluência do ribeirão Jaú com

o rio Tietê, à margem esquerda deste, e de propriedade de Joaquim Francisco de Oliveira. Ai passou a dedicar-se à lavoura, instalando posteriormente máquina de beneficiar arroz, olaria e casa comercial. Construiu uma capela e com isto criou condições para que outros moradores fossem se agregando ao núcleo que se formava, nas terras por ele arruadas e loteadas.

No ano de 1934, foi criado o Distrito de Paz de "Floresta"em Pederneiras, passando para Itapui em 1938, com a denominação de "Boracéia", que segundo antigos moradores, significaria "terra boa", mas segundo o Departamento de Lingüística e Línguas Orientais da Universidade Federal de São Paulo é topônimo de origem tupi, que tem o sentido de ajuntamento de índios para danças e folguedos".

GENTÍLICO: BORACEENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Floresta, por Decreto-lei no 6459, de 25 de maio de 1934, no Município de Pederneiras.

Decreto-lei Estadual no 9775, de 30 de novembro de 1938, transfere o Distrito de Boracéia do Município de Pederneiras para o de Itapui.

Antigo Distrito de Floresta, no Município de Itapuí, e que pelo Decreto-lei Estadual nº 14 334, de 30 de novembro de 1944, passou a denominar-se Boracéia.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei , para vigorar em 1945-1948, o Distrito de Boracéia permanece no Município de Itapuí, assim como nos quadros fixados pelas Leis Estaduais nos 233, de 24­XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953, e 1954-1958.

Elevado à categoria de município com a denominação de Boracéia, por Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembrado do Município de Itapuí, com Sede no Distrito de Boracéia. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1960.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE