Sudeste Região de São José do Rio Preto

Tudo sobre Adolfo

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
4.351
PIB Total
R$ 115,49 Mi
Per Capita
R$ 26.543,32
Área (km²)
211,100
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

O clima nesta época é ameno e as paisagens estão ainda mais verdes devido às chuvas da temporada anterior, oferecendo a melhor experiência para explorar a natureza.

🛡️

Segurança

Adolfo é considerada uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, proporcionando segurança aos visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Adolfo, uma charmosa cidade do interior de São Paulo, situada na bela região da Mata Atlântica, oferece uma rica história, natureza exuberante e um estilo de vida tranquilo. Com uma população de aproximadamente 4.351 habitantes, Adolfo apresenta-se como um destino encantador para aqueles que buscam fugir do agito das grandes cidades e explorar um pouco da cultura cafeeira do passado.

Principais Atrações

Reservatório de Promissão

Um belo lugar para observar a natureza e praticar atividades ao ar livre, como caminhadas e passeios de bicicleta.

Igreja Matriz de Adolfo

A histórica igreja local, que representa a cultura e religiosidade da cidade, inaugurada no início do século XX.

Cemitério da Vila Mendonça

Um cemitério histórico que remete aos primeiros habitantes da área e guarda a memória das famílias fundadoras, como os Mendonça.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Adolfo?

Adolfo pode ser acessada de carro através da Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), a partir das cidades vizinhas.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, Adolfo conta com algumas pousadas e hotéis que atendem aos visitantes, proporcionando conforto e hospitalidade.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Adolfo?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

ADOLFO SÃO PAULO

HISTÓRICO

A região da antiga Vila Mendonça no início do século era ainda dominada por extensas matas, na margem direita do rio Tietê, onde o rio do Cubatão deságua.

Caminho obrigatório nas penetrações para oeste, no local onde desviavam a navegação dos perigos do Salto do Avanhandava, existia, já em 1910, um casarão de madeira e cemitério, em terras do Coronel Xavier de Mendonça, residente em Araraquara.

Nesse local, entre o córrego do Moinho e o Ribeirão dos Bagres, Alcides do Amaral Mendonça, filho do Coronel Xavier, instalou a fazenda, mais tarde conhecida como Retiro.

Um outro membro da família Amaral Mendonça Adolfo, em 1928 introduziu a cultura cafeeira, atraindo novos desbravadores, que se instalaram na região entre o rio do Cubatão e o Ribeirão da Fartura, hoje em grande parte submersa pelas águas do Reservatório de Promissão.

O grande número de moradores dispersos levou Vitório Voltolini, auxiliado por Ezequiel Vieira, a construir um templo Protestante, junto ao qual se iniciou o loteamento e o povoado de Jericó, em 1936.

No entanto, a população católica solicitou de Adolfo do Amaral Mendonça, permissão para construir também um templo religioso, inaugurado em louvor a São José, criando-se

o povoamento de Maitinga.

A divergência na unificação dos dois povoados quanto ao nome a ser adotado, levou à escolha do nome do proprietário das terras-Adolfo.

GENTÍLICO: ADOLFINO

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Adolfo, por Decreto-Lei Estadual no 14334, de 30 de novembro de 1944, no Município de Nova Aliança.

Nos quadros Territoriais Fixados pelas Leis Estaduais nº 233, de 24 de Dezembro de 1948 e 2456 de 30 de Dezembro de 1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 1954-1958.

Elevado a categoria de município com a denominação de Adolfo, por Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembrado de Nova Aliança com terras do Distrito de Adolfo e parte do Distrito de Mendonça. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação se verificou no dia 01 de janeiro de 1960.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede. Assim permanecendo em Divisão Territorial datada em 15-VII-1997.

Fonte: IBGE