Sudeste Região de Jales

Tudo sobre Santa Albertina

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
6.393
PIB Total
R$ 214,79 Mi
Per Capita
R$ 33.597,84
Área (km²)
272,800
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

O clima é ameno e a vegetação está exuberante, proporcionando cenários deslumbrantes para os visitantes.

🛡️

Segurança

A cidade é tranquila e segura, ideal para famílias e turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Santa Albertina é uma encantadora cidade situada no interior de São Paulo, cercada pela exuberância da Mata Atlântica. Com uma população de 6.393 habitantes, a cidade é marcada por sua rica história que remonta à sua fundação em 1948. Os visitantes podem explorar a beleza natural da região e descobrir as raízes de um povoado formado por agricultores, comerciantes e pescadores.

Principais Atrações

Ilha da Mutuca

Uma bela ilha no Rio Grande que encanta com suas árvores altas e clima relaxante, ótima para passeios e piqueniques.

Porto Ribeiro

Uma tradicional embarcadeira que é um ponto de partida para explorar o Rio Grande e suas belezas naturais.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade turística em Santa Albertina?

As principais atividades incluem caminhadas pela mata, passeios de barco pelo Rio Grande e descoberta da história local.

? É seguro visitar Santa Albertina?

Sim, a cidade é bastante segura, proporcionando um ambiente acolhedor para os turistas.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Santa Albertina?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Santa Albertina

São Paulo - SP

Histórico

No ano de 1947, quem descesse as águas do belo Rio Grande, encontraria uma ilha com arvoredos altos de grandes copadas. Mais tarde esta mesma ilha recebe o nome de Ilha da Mutuca. Do lado esquerdo do rio fica situado o Porto Ribeiro, desse ponto na barranca do rio, rumando no sentido sul numa estrada que, nessa época, transitava-se somente com carros de boi e cavalos, encontramos a 11 km de distancia do barranco do rio um povoado de pessoas corajosas e destemidas. Este povoado foi inicialmente formado por lavradores do sertão santalbertinense, comerciantes, pescadores e garimpeiros.

O povoado foi fundado por Belizário de Almeida, em 27 de abril de 1948 foi lançada a Pedra Fundamental e a seguir o levantamento do Cruzeiro.

Os primeiros moradores, entre eles José Patrício, José Maria Rodrigues, Fernando Peres Garcia, Gabriel Gonçalves, Osório Floriano de Souza, Altino Roberto da Silva e outros, fizeram as primeiras picadas, transformando-as em estradas de rodagens, ligando o povoado de Santa Albertina aos povoados e córregos vizmnhos.

No dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, no ano de 1959, foi inaugurada a estrada que liga Santa Albertina a cidade de Jales, construída pelo engenheiro Dr. Euphly Jalles, prefeito de Jales naquela época.

Em 1959 foi doado ao município, pelo então governador do Estado, um grupo gerador de energia. Em 1962, foi inaugurada a rede de energia elétrica, em 1964 é inaugurado o posto telefônico, em 1968 o Grupo Escolar, doado anos antes, e que era o cartão de visita da cidade.

Gentílico:

Formação Administrativa

No inicio da década de 1950, o povoado de Santa Albertina foi reconhecido como Distrito de Paz, exatamente no dia de 30 de dezembro de 1953 pelo Decreto-Lei nº 2.456, vigorando a partir de 1º de dezembro de 1954, e pertencendo ao Município de Jales.

No dia 18 de fevereiro de 1959, o Distrito de Santa Albertina passou à categoria de município, pelo Decreto-Lei nº 2.285, vigorando a partir de 2 de janeiro de 1960.

Fonte: Arquivos Municipais; Depoimentos

Autor do Histórico: JOSÉ VITORINO DE SOUZA