Sudeste Região de Jaú

Tudo sobre Jaú

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
133.497
PIB Total
R$ 5,58 Bi
Per Capita
R$ 41.816,63
Área (km²)
685,800
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

O clima é ameno e agradável, ideal para passeios ao ar livre e atividades turísticas.

🛡️

Segurança

Jaú é considerada uma cidade segura, no entanto, é sempre bom estar atento aos pertences pessoais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Jaú, uma cidade encantadora localizada no interior de São Paulo, conhecida por sua rica história, belas paisagens e a diversidade do Cerrado e da Mata Atlântica. Aqui, os visitantes podem explorar a herança cultural e arquitetônica da cidade, além de se conectar com a natureza.

Principais Atrações

Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio

Uma belíssima igreja construída em estilo neoclássico, que retrata a história religiosa da cidade.

Museu Municipal

Um espaço dedicado à preservação da história de Jaú, com exposições sobre os primeiros colonizadores e a evolução da cidade.

Lagoa da Biquinha

Um lindo espaço de lazer com área verde, ideal para caminhadas e piqueniques, rodeado por um ambiente natural encantador.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Jaú?

Jaú é conhecida pela produção de calçados e confecções, além das atividades agrícolas.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Jaú oferece várias opções de hospedagem, desde hotéis até pousadas aconchegantes.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Rodoviária de Jaú
Telefone:(0xx14)3622-2976

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Jaú?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

JAU SÃO PAULO

HISTÓRICO

Os primeiros povoadores vieram de Vila de Brotas e ocuparam a região entre os rios Tietê e seu afluente Jacaré-Pipira. A esses agregaram-se outros colonizadores de núcleos vizinhos, como Capivari, Tietê e Porto Feliz e ainda do Sul de Minas Gerais.

Em 1853 reuniram-se diversos moradores na casa de Lúcio Lima de Almeida, no lugar chamado Brejo, resolvendo fundar uma povoação que oferecesse melhores condições de vida a esses desbravadores.

A doação de gleba de 40 alqueires de terras, às margens do Ribeirão do Jaú, coube, em partes iguais, a Francisco Gomes Botão e ao Tenente Manoel Joaquim Lopes.

O traçado e a demarcação ficaram a cargo do Padre Joaquim Feliciano de Amorim Sigar, mais tarde o primeiro Pároco de Jaú, e do Capitão José Ribeiro de Camargo, que abriram inicialmente duas clareiras na mata, uma para a Capela e outra para o cemitério.

Por proposta de Bento Manoel de Moraes Navarro o primeiro nome do povoado foi Nossa Senhora do Patrocínio, pela evocação à Santa escolhida para a capela e que depois passou a se chamar Nossa Senhora do Patrocínio de Jaú em virtude de estar às margens do Ribeirão do Jaú "ya-ú", do tupi, é um peixe fluvial, que segundo a tradição era abundante no Ribeirão que banhava aquela areal.

GENTÍLICO: JAUENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Freguesia criada com a denominação de Jaú (Jahú), por Lei Provincial no 11, de 24 de março de 1859, no Município de Brotas. Elevado à categoria de vila com a denominação de Jaú, por Lei Provincial no 60, de 23 de abril de 1866, desmembrado de Brotas. Constituído do Distrito Sede. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Jaú se compõe de 3 Distritos: Jaú (Jahú), Barra Bonita e Bica de Pedra (Ex-Itapuí). Lei Estadual no 1338, de 14 de dezembro de 1912, desmembra do Município de Jaú o Distrito de Barra Bonita. Lei Estadual no 1383, de 11 de setembro de 1913, desmembra do Município de Jaú o Distrito de Bica de Pedra. Lei Estadual no 2297, de 13 de novembro de 1928, cria o Distrito de Pontunduva e incorpora do Município de Jaú. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Jaú figura com 2 Distritos: Jaú e Potunduva.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto­lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Jaú compreende o único termo judiciário da comarca de Jaú e se divide em 2 Distritos: Jaú e Potunduva.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Jaú é composto dos Distritos de Jaú e Potunduva, e é termo único da comarca de Jaú, termo este formado por 4 Municípios: Jaú, Barra Bonita, Itapuí e Bocâina.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Jaú ficou composto igualmente dos Distritos de Jaú e Potunduva, e constitui o único termo judiciário da comarca de Jaú, a qual é formada pêlos Municípios de Jaú, Barra Bonita, Bocaina e Itapuí.

Figura nos quadros fixados pelas leis nos 233,de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953, para vigorar em 1949-1953 e 1954-1958, respectivamente, composto dos Distritos de Jaú e Potunduva, comarca de Jaú.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 2 Distritos: Jaú e Potunduva.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE