Sudeste Região de Birigui - Penápolis

Tudo sobre Birigui

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
118.979
PIB Total
R$ 3,95 Bi
Per Capita
R$ 33.177,18
Área (km²)
530,900
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

Durante o mês de maio, o clima é ameno e as festividades locais atraem visitantes que desejam aproveitar a cultura e a tradição da cidade.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para visitantes, com ambiente tranquilo e acolhedor.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Birigui, uma cidade encantadora no interior de São Paulo, com uma população de aproximadamente 118.979 habitantes. Situada em uma das regiões mais exuberantes da Mata Atlântica, Birigui possui um rico patrimônio histórico, que remonta à sua fundação em 1911, quando valentes desbravadores se aventuraram em terras promissoras junto à Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

Principais Atrações

Museu Histórico de Birigui

Um espaço que preserva a história local, com acervos que vão desde os primeiros habitantes até a formação da cidade.

Parque do Lago

Um belo parque com um lago, ideal para caminhadas, piqueniques e para aproveitar a natureza.

Igreja Matriz de Birigui

Uma linda igreja com arquitetura histórica, localizada no coração da cidade, que vale a pena visitar para admirar sua beleza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Birigui?

Você pode chegar a Birigui de carro pela Rodovia Marechal Rondon ou utilizando transporte rodoviário através de ônibus intermunicipais.

? A cidade possui opções de hospedagem?

Sim, Birigui possui várias opções de hospedagem, que vão desde hotéis até pousadas aconchegantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Birigui?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

BIRIGUI SÃO PAULO

HISTÓRICO

O povoado de Birigui nasceu do espírito empreendedor de Nicolau da Silva Nunes, morador da cidade de Sales Oliveira, que teve conhecimento, através de um noticiário de jornal, do futuro promissor da região de Araçatuba e Penápolis, cortada pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e entre os rios Tietê e Aguapeí.

Acompanhado de Manoel Bento da Cruz, já proprietário de terras na área, entusiasmou-se com as perspectivas agrícolas e acabou por adquirir deste, 400 alqueires de terras, bem próximas da ferrovia.

Retornou a Sales Oliveira, onde, mediante intensa promoção, convenceu um grupo de dezessete conterrâneos a acompanha-lo aos sertões e acabou por adquirir lotes de terras a serem desbravadas, conquistadas dos antigos habitantes, os índios "coroados". Apesar do receio dos compradores, convenceu-os a se estabelecerem na nova frente.

Em 7 de dezembro de 1911 foi fundado o povoado de Birigui, que em tupi corresponde a um pequeno mosquito, abundante na região, o "mosquito pólvora".

Em terreno doado pelo fundador, Nicolau da Silva Nunes, com a colaboração de Luiz Stábile e Gentil Coelho, foi construída, em 1917, a primeira capela, em louvor ao padroeiro Santo Ambrósio, alterado em 1922, com a construção da nova Igreja, para Imaculada Conceição, santa do dia da fundação.

Birigui foi elevado a Distrito de Paz em novembro de 1914, e em dezembro de 1921, a Município.

Paralelamente ao desenvolvimento da cidade, o colonizador Manoel Bento da Cruz, proprietário de

30.000 alqueires de terras associou-se à Companhia de Terras, Madeiras e Colonização de São Paulo, loteando o latifundio em pequenas glebas, que foram vendidas a agricultores, mediante promoção comercial escrita em português, italiano e espanhol.

GENTÍLICO: BIRIGUIENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Birigui, por Lei Estadual nº 1426, de 10 de novembro de 1914, no Município de Penápolis.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral, de 01-XI-1920, o referido distrito figura no Município de Penápolis.

Elevado à categoria de município com a denominação de Birigüi, por Lei Estadual nº 1811, de 08 de dezembro de 1921, desmembrado de Penápolis. Constituído de 2 Distritos: Birigui e Nipolândia. Sua instalação verificou-se no dia 19 de fevereiro de 1922.

Lei Estadual n° 2118, de 30 de dezembro de 1925, cria o Distrito de Coroados e incorpora ao Municipio de Birigui.

Pela lei n° 2339, de 28 de dezembro de 1928 o Distrito de Coroados foi desmembrado do Municipio de Birigui que passou a constituir o novo Municipio de mesmo nome.

Na divisão administrativa referente ao ano de 1933, e na territorial datada de 31-XII-1936, o Município de Birigui figura com os Distritos de Birigui e Nipolândia.

Lei no 2884, de 12 janeiro de 1937, cria o Distrito de Jacri e incorpora ao Município de Birigui.

Segundo a divisão territorial datada de 31-XII-1937, e o quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o referido Município se compõe de 3 Distritos: Birigui, Jacri e Nipolândia.

No quadro fixado pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para vigorar no qüinqüênio 1939-1943, Birigui perdeu o Distrito de Iacri (antigo Jacri) para o novo Município de Tupã, ficando formado, então, pelos Distritos de Birigui e Bilac( ex-Nipolândia).

Pelo Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, perdeu, desfalcado de parte de seu território, o Distrito de Bilac, que passou a constituir o novo Município de mesmo nome. Perdeu, ainda, partes do território do Distrito de Birigui, para o Distrito de Coroados, do município deste nome, e para os Distritos de Bilac e de Piacatu- criado pelo mesmo decreto ambos do citado Município de Bilac.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.T

Fonte: IBGE