Sudeste Região de Adamantina - Lucélia

Tudo sobre Osvaldo Cruz

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
31.272
PIB Total
R$ 1,09 Bi
Per Capita
R$ 34.775,20
Área (km²)
248,400
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

O clima é ameno e agradável, ideal para passeios ao ar livre e para aproveitar a natureza.

🛡️

Segurança

A cidade possui um nível de segurança considerado bom, com um ambiente tranquilo para visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Osvaldo Cruz, uma charmosa cidade do interior paulista, situada em meio à exuberante Mata Atlântica. Com uma população de aproximadamente 31.272 habitantes, a cidade é rica em história, marcada pelo desbravamento de imigrantes que contribuíram para seu desenvolvimento e pela beleza natural que a cerca.

Principais Atrações

Praça da Matriz

Um espaço central e agradável, ideal para relaxar e apreciar a arquitetura histórica da cidade.

Parque Ecológico Municipal

Um espaço verde que oferece trilhas, áreas para piquenique e um contato próximo com a natureza.

Museu Histórico de Osvaldo Cruz

Um local onde você pode conhecer mais sobre a história da cidade e suas raízes imigratórias.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Osvaldo Cruz?

A agricultura é uma das principais atividades, com destaque para a produção de cana-de-açúcar e pecuária.

? Osvaldo Cruz tem opções de hospedagem?

Sim, a cidade oferece diversas opções de hospedagem, desde pousadas a hotéis.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Osvaldo Cruz?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

OSVALDO CRUZ SÃO PAULO

HISTÓRICO

O desbravamento de um trecho do espigão divisor de águas entre os Rios Aguapeí ou Feio e o do Peixe, na Alta Paulista, foi organizado pela família Max Wirth, dando origem a diversos Municípios, entre eles Salmorão e Osvaldo Cruz.

Entretanto as primeiras tentativas de colonização do imigrante Suíço não foram bem sucedidas, como em 1921 no " Salto Dr. Carlos Botelho", onde o isolamento e as doenças tropicais acabaram por levá-lo a abandonar a região, em 1922.

Em 1940, reorganizou a empresa com a colaboração de outros imigrantes como Hans A. Scheweizer, Hans Klotz, Arno Kiefer, Yutaba Abe, Ernesto Melan, Walter Schiller e Orlando Bergamaschi, agrônomos e engenheiros, que demarcaram em lotes a gleba da antiga fazenda Califórnia. Embora os trabalhos se efetivassem após 1940, desde 1938 já haviam estudos para localizar

o patrimônio que viria a ser Osvaldo Cruz. Localizada a gleba para formação do patrimônio de Califórnia pelo engenheiro Arno Kiefer, deu-se a empreitada da derrubada da mata a Estanislau Pereira e José Pombalino, em novembro de 1940.

As facilidades de pagamento dos lotes e a fertilidade das terras levaram grande número de interessados a se fixarem na nova localidade, onde em 6 de junho de 1941 foi celebrada a primeira missa.

Em 1945, passou à denominar-se Osvaldo Cruz, em homenagem ao grande cientista Brasileiro.

Com a chegada dos trilhos da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, melhoraram as condições de desenvolvimento, conquistando, Osvaldo Cruz, em 1956, do Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, o título de uma das dez mais progressistas cidades do Brasil.

GENTÍLICO: OSVALDO-CRUZENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Osvaldo Cruz, por Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, no Município de Guararapes e Tupã.

Elevado à categoria de município com a denominação de Osvaldo Cruz, por Decreto-lei nº 14334, de 30 de novembro de 1944, desmembrados dos Municípios de Guararapes e Tupã, com Sede na vila do mesmo nome. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia, 01 de janeiro de 1945.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei para vigorar em 1945-1948, o Município de Osvaldo Cruz ficou composto do Distrito Sede, e pertence ao termo e comarca de Lucélia.

Figura no quadro territorial fixado pela Lei nº 233, de 24-XII-1948, composto dos Distritos de Osvaldo Cruz, Sagres e Salmorão, comarca de Lucélia e no fixado pela Lei nº 2456, de 30-XII-53, com os Distritos de Osvaldo Cruz, Lagoa Azul, Sagres e Salmorão, comarca de Osvaldo Cruz.

Lei Estadual no 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembrado do Município de Osvaldo Cruz os Distritos de Sagres e Salmourão.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 2 Distritos: Osvaldo Cruz e Lagoa Azul.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE