Sudeste Região de São José dos Campos

Tudo sobre Santa Branca

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
13.975
PIB Total
R$ 312,82 Mi
Per Capita
R$ 22.384,19
Área (km²)
275,300
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

O clima é mais ameno e as chuvas são menos frequentes, tornando-o ideal para atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Santa Branca é considerada uma cidade segura para turistas, com baixos índices de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Santa Branca, localizada no estado de São Paulo, é um destino encantador com sua rica história e beleza natural, situada na exuberante Mata Atlântica. Com uma população de aproximadamente 13.975 habitantes, a cidade oferece um vislumbre fascinante do passado colonial do Brasil, complementado por seu ambiente natural e oportunidades de turismo sustentável.

Principais Atrações

Rio Paraíba

Um belo rio que atravessa a cidade, ideal para pesca e passeios de barco.

Igreja Matriz de Santa Branca

Uma igreja histórica que retrata a arquitetura colonial e é um marco da cidade.

Caminhos do Interior

Trilhas ecológicas que permitem uma imersão na natureza da Mata Atlântica.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Santa Branca?

A cidade pode ser acessada de carro pela Rodovia Presidente Dutra, com fácil acesso a partir de São Paulo e outras cidades da região.

? Existem opções de hospedagem em Santa Branca?

Sim, a cidade conta com pousadas e hotéis que atendem diferentes faixas de preços e preferências.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Santa Branca?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

SANTA BRANCA SÃO PAULO

HISTÓRICO

Na sesmaria que abrangia vasto território, desde Santos até além de Moji Das Cruzes, os emissários de Brás Cuba, o sesmeiro, procuravam explorar a região, tendo aí sido estabelecida, por volta de 1611, uma linha de percurso, diretamente do litoral, sem passar pela sede da Capitania, São Paulo. Nos Pontos de pousada iam deixando precursores da evolução, que logo erguiam toscas palhoças, determinando o povoado. Assim, por volta de 1820, compunha a região moradores Brasileiros e Portugueses, vindo de São Vicente e Santo André, além de silvícolas semi-domesticados, habitando cabanas de sapé, dedicando-se à pesca no Rio Paraíba e afluentes.

Alguns moradores da região concentravam-se ao redor da habitação da família Brito de Godoy, muito numerosa e possuidora de amplos domínios, estabelecida à margem esquerda do Rio Paraíba. Domingos Brito Godoy doou um trecho de suas terras, a partir do ponto que residia, para servir de Patrimônio à capela em homenagem a Santa Branca.

GENTÍLICO: SANTA-BRANQUENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Vila criada por Lei Provincial nº 1, de 5 de março 1856. Desmembrada do Município de Jacareí. Cidade por Lei Municipal nº 13, de 15 de fevereiro de 1897.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, o Município de Santa Branca se compunha de 1 único Distrito, Santa Branca, criado por Lei Provincial nº 11, de 20 de fevereiro de 1841, assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o Município de Santa Branca compreende o único termo judiciário da comarca de Santa Branca e se divide em 1 Distrito, Santa Branca, assim permanecendo no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual n.º 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Santa Branca é composto de 1 único Distrito: Santa Branca e é termo da comarca de Santa Branca formada de 1 único termo, Santa Branca, formado pelos Municípios de Santa Branca e Salesópolis.

Em virtude do Decreto-lei Estadual n.º 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou

o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Santa Branca ficou composto de 1 Distrito, Santa Branca, comarca de Santa Branca.

Assim permanece nos quadros territoriais fixados pelas Leis Estaduais nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar respectivamente nos períodos 1949-53 e 1954-58.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Fonte: IBGE