Sudeste Região de Ourinhos

Tudo sobre Santa Cruz do Rio Pardo

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
46.442
PIB Total
R$ 2,79 Bi
Per Capita
R$ 60.008,31
Área (km²)
1.113,500
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

O clima é ameno e propício para passeios ao ar livre, além de ocorrerem festas tradicionais que atraem visitantes.

🛡️

Segurança

Cidade geralmente tranquila, com baixo índice de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Santa Cruz do Rio Pardo, uma cidade rica em história e repleta de belezas naturais, onde o Cerrado se encontra com a Mata Atlântica. Com uma população de 46.442 habitantes, a cidade é um destino para aqueles que desejam explorar suas origens e desfrutar de um ambiente tranquilo e acolhedor.

Principais Atrações

Capela de São Pedro

Construída em 1870, a capela é um marco histórico da cidade e reflete a herança cultural e religiosa dos primeiros colonizadores.

Rio Pardo

Perfeito para quem gosta de atividades ao ar livre, o Rio Pardo é um local ideal para pesca e passeios de caiaque, cercado por belas paisagens.

Museu Histórico de Santa Cruz do Rio Pardo

O museu exibe a história da cidade e da região, com peças que datam desde a época da fundação até os dias atuais.

Dúvidas Comuns

? Quais as opções de hospedagem em Santa Cruz do Rio Pardo?

A cidade conta com hotéis e pousadas que atendem diferentes faixas de preço e tipos de acomodação.

? Como é a gastronomia local?

A culinária de Santa Cruz do Rio Pardo é rica em sabores regionais, com destaque para pratos à base de carne e com influência mineira.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Santa Cruz do Rio Pardo?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

SANTA CRUZ DO RIO PARDO SÃO PAULO

HISTÓRICO

Os primeiros povoadores, Manoel Francisco Soares e Joaquim Manoel de Andrade, ambos mineiros, atingiram o espigão entre os Rios Turvo e Peixe, iniciando fazendas de criação de gado. Outros criadores instalaram-se em meados do século XIX, iniciando os primeiros núcleos urbanos.

No primeiro cercado para defesa de ataques indígenas, às margens do Rio Pardo, os povoadores levantaram uma cruz que, à noite, era iluminada com velas. Isso originou a denominação Santa Cruz do Rio Pardo, pelas caravanas que aí se asilavam. Nesse local, um grupo de moradores iniciou um povoamento, em 1870, onde construíram uma capela sob invocação de São Pedro.

A expansão da cafeicultura, em seu território, possibilitou o desenvolvimento, da localidade.

GENTÍLICO: SANTA-CRUZENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Vila criado por Lei Provincial n.º 6, de 24 de fevereiro de 1876. Desmembrada do Município de Lençóis. Cidade por Lei Estadual n.º 1038, de 19 de dezembro de 1906.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Santa Cruz do Rio Pardo se compõe de 4 Distritos: Santa Cruz do Rio Pardo, criado por Lei Provincial n.º71, de 20 de abril de 1872; Óleo, Ilha Grande e Irapé.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de I-IX-1920, o Município de Santa Cruz do Rio Pardo figura com os seguintes Distritos: Santa Cruz do Rio Pardo, Bernardino de Campos e Chavantes.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933,o Município de Santa Cruz do Rio Pardo compõe-se de 2 Distritos: Santa Cruz do Rio Pardo e Sodrélia.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual n.º 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Santa Cruz do Rio Pardo compreende o único termo judiciário da comarca de Santa Cruz do Rio Pardo e se divide em 3 Distritos: Santa Cruz do Rio Pardo, Espírito Santo do Turvo e Sodrélia.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual n.º 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Santa Cruz do Rio Pardo é composto dos Distritos de Santa Cruz do Rio Pardo, Rio Turvo e Sodrélia, e é termo da comarca de Santa Cruz do Rio Pardo, formada de 1 único termo, Santa Cruz do Rio Pardo, termo este composto dos Municípios de Santa Cruz do Rio Pardo, Bernardino de Campos e São Pedro do Turvo.

Em virtude do Decreto-lei Estadual n.º 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-48, o Município de Santa Cruz do Rio Pardo ficou composto dos Distritos de Santa Cruz do Rio Pardo, Caporanga, Clarínia, Rio Turvo e Sodrélia, comarca de Santa Cruz do Rio Pardo, assim figurando no quadro fixado pela Lei Estadual n.º 233, de 24-XII-1948 para vigorar em 1949-53.

Constituído dos Distritos de Santa Cruz do Rio Pardo, Caporanga, Clarínia, Espírito Santo do Turvo e Sodrélia, comarca de Santa Cruz do Rio Pardo, no quadro fixado pela Lei Estadual n.º 2456, de 30-XII-1953 para o período 1954-58. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Fonte: IBGE