Sudeste Região de Itapeva

Tudo sobre Guapiara

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
17.071
PIB Total
R$ 439,11 Mi
Per Capita
R$ 25.722,69
Área (km²)
408,300
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

É um mês de temperaturas amenas e baixo índice de chuvas, ideal para explorar a natureza e realizar atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Guapiara é considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, oferecendo segurança para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Guapiara, localizada no interior de São Paulo, é uma pequena cidade que encanta com suas belíssimas paisagens naturais, cercadas pela rica Mata Atlântica. Com uma população de aproximadamente 17.071 habitantes, a cidade possui um charme rústico e uma história fascinante que remonta ao desenvolvimento de uma freguesia nas terras de Antônio Inácio da Cruz. Guapiara é um verdadeiro convite ao turismo ecológico e cultural.

Principais Atrações

Cascata do Salto Grande

Uma bela cachoeira situada em meio à vegetação exuberante, ideal para banhos e piqueniques.

Igreja Matriz de São José

Construída em homenagem ao padroeiro da cidade, a igreja possui uma arquitetura histórica que remete ao desenvolvimento da freguesia.

Trilha Ecológica da Mata Atlântica

Um percurso que leva os visitantes a explorar a biodiversidade da Mata Atlântica, com caminhos acessíveis e guias locais.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Guapiara?

A principal forma de chegar a Guapiara é de carro, pela rodovia SP-139, que conecta a cidade a importantes centros urbanos.

? Existem opções de acomodação na cidade?

Sim, Guapiara oferece algumas pousadas e hostels que atendem diferentes faixas de preço, proporcionando conforto aos visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Guapiara?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

GUAPIARA SÃO PAULO

HISTÓRICO

Nas terras denominadas São José, pertencentes a Antônio Inácio da Cruz, seu filho Vicente Romualdo da Cruz, mandou construir uma pista,destinada a corridas de cavalo as margens da pista, Lourenço Albino de Macedo, abriu uma pequena e rústica casa de comércio.

Outros seguiram-lhe os passos e logo formou-se um aglomerado humano. Erigiu-se uma capela em homenagem à São José.

A pequena povoação foi elevada à categoria de Freguesia, mercê do seu desenvolvimento, recebendo a denominação de São José do Paranapanema.

Vicente Romualdo da Cruz, e sua esposa resolveram face ao desenvolvimento da Freguesia e "tendo em consideração a necessidade de alargar o Patrimônio do padroeiro da Freguesia de São José, para que particulares não fossem chamando para si os terrenos contíguos do lugar da povoação, doar uma porção de suas terras (Escritura Pública lavrada a 02 de março de 1881, em Capão Bonito).

Em 1901, o Major Felício João da Silva, João Paulo e José Paulo do Amaral e outros, pleiteavam elevar a Freguesia à categoria de Distrito de Paz.

Conseguiram-no em 20 de outubro de 1902, com a Lei nº 848, quando a Freguesia passou a denominar-se São José do Guapiara.

A população em 1916, abastecia-se com a água vinda do Manancial do Ribeirão das Velhas e um chafariz na Cidade era a fonte de distribuição.

Com a abertura da rodovia São Paulo -Paraná, que recortava o Território Municipal, Guapiara entrou em fase de progresso.

Data de 1938 a chegada dos primeiros lavradores japoneses. Foi notável a colaboração que estes imigrantes emprestaram á lavoura local, que entrou em fase de grande produção.

Formado originariamente dos Distritos policiais de São José do Paranapanema e da Capela Boas Vista, no Município de Capão Bonito.

Esses Distritos constituíram o Distrito de Paz de São José do Guapiara com Sede na Povoação de São José do Paranapanema, pela Lei nº 848, de 20 de outubro de 1902.

A lei nº 975, de 20 de dezembro de 1905, reduziu o nome para Guapiara.

Como Município, foi constituído com um só Distrito de Paz: Guapiara.

GENTÍLICO: GUAPIENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de São Jose de Guapiara, por lei estadual nº 848, de 20 de outubro de 1902, subordinado ao município de Capão Bonito.

Pela lei estadual nº 975, de 20-12-1905, o distrito de São José de Guapiara passou a denominar-se Guapiara.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Capão Bonito o Distrito de Guapiara.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Guapiara figura no município de Capão Bonito.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Guapiara figura, no município de Capão Bonito.

Elevado à categoria de município com a denominação de Guapiara, por lei Estadual nº 233, de 24­12-1948, desmembrado de Capão Bonito. Sede no antigo distrito de Guapiara. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alteração toponímica distrital

São José de Guapiara para Guapiara alterado, pela lei estadual nº 975, de 20-12-1905.

Fonte: IBGE