Sudeste Região de Bragança Paulista

Tudo sobre Bom Jesus dos Perdões

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
22.006
PIB Total
R$ 1,46 Bi
Per Capita
R$ 66.483,50
Área (km²)
107,600
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Junho

Durante a festa de São Gonçalo, que atrai muitas pessoas e promove a cultura local.

🛡️

Segurança

Muito seguro e respeitoso com os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bom Jesus dos Perdões é um encantador destino no interior de São Paulo, conhecido por sua hospitalidade e tradição cultural. Com uma população de 22.006 habitantes, esta cidade é cercada pela exuberante Mata Atlântica e oferece um ambiente seguro e acolhedor para turistas. A cidade destaca-se por suas manifestações folclóricas, como a Festa de São Gonçalo, onde a música e a dança se misturam à rica gastronomia local.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Bom Jesus dos Perdões

Um magnífico exemplo da arquitetura barroca mineira, centrado na cidade e um local de eventos religiosos e culturais.

Feira do Artesanato

Espaço encantador dedicado à venda de artesanatos locais, como peças em madeira e bordados, aberta diariamente.

Dúvidas Comuns

? Quais são os pratos típicos da região?

O 'afogado', um ensopado de carne bovina com batatas, é um prato tradicional que você deverá experimentar.

? Como é a segurança na cidade?

Bom Jesus dos Perdões é conhecida por sua segurança e respeito ao turista, proporcionando uma experiência tranquila.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Bom Jesus dos Perdões?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Acolhedora, sem violência e muito respeito ao turista, assim é Bom Jesus dos Perdões, uma típica cidade do interior, também conhecida por suas manifestações folclóricas, especialmente a de São Gonçalo, realizada por violeiros que exibem a "catira", espécie de dança, e onde é servido o "afogado", ensopado com carne bovina e batatas, servido com arroz e farinha de milho. Uma das mais belas atrações de Bom Jesus é, sem dúvida, a Igreja Matriz, um exemplo arquitetônico do barroco mineiro.Em Bom Jesus dos Perdões tem a Feira do Artesanato, peças em madeira e bordados, aberta ao público diariamente no saguão da Prefeitura, no centro. Aos finais de semana, à noite, instalam-se ao redor da Igreja Matriz diversas barracas, para se degustar pratos típicos da região, além de lanches, doces e salgados. No local, são comuns as caminhadas nos calçadões, onde o povo se reúne em volta da igreja, para conversar e se divertir.

Muitas são as paisagens pitorescas do lugar: diversas cachoeiras e locais tranquilos para caminhadas e um contato íntimo com a natureza. Para quem gosta de esportes radicais, tem a Pedra Grande, um local nacionalmente conhecido pelos amantes do vôo Livre. Há também um marco ecológico em forma de coração, denominado Pedra do Coração, localizada a mil metros de altitude, defronte uma cachoeira. Rica em fauna, flora e nascentes, a cidade fica numa região privilegiada, aos pés da Serra da Mantiqueira, cujo clima é considerado um dos melhores do mundo. Sustenta ainda a excelência em qualidade de vida, reconhecida pela ONU. São muitas as festas religiosas que ocorrem durante o ano. A cidade é um santuário ecológico com suas cachoeiras e matas. Possui pousadas para fins de semana..

Elevado a categoria de Freguesia pela lei 1543 de 30-12-1916, com sede na povoação de Bom Jesus dos Perdões, no município de Nazaré Paulista, com o nome de Perdões. O Decreto Lei 14334 de 20-11-1944, mudou-lhe o nome para Ajuritiba. Pela lei 233 de 24-12-1948, tomou o nome de Bom Jesus dos Perdões.Pela lei 5285 de 18-12-1959 criou-se o município.

Fundação: 22 de maio de 1705 (302 anos)

- Área: 109 km2

Gentílico : Perdoense

Altitude: 747m - Temperatura média: 20ºC

PONTOS TURÍSTICOS:

Feira do Artesanato: peças regionais em madeira e bordados, no saguão da Prefeitura, no centro - Casario Colonial: abriga a sede da Estação Ecológica Administrada pelo Ibama onde funciona a exposição sobre a história do Município - Igreja Bom Jesus dos Perdões: estilo barroco, altar em forma de embarcação cuja a base é um peixe esculpido em madeira. Parque Nacional do Superagui: trilhas ecológicas, abriga diferentes espécies de animais - Reserva Natural Salto Morato: faz parte da Mata Atlântica que pertence à fundação O Boticário - Ponta dos Morretes: no centro da cidade com passarela beirando a Baía e local para banho - Morro do Quitrembê: 80m de altura, no perímetro urbano da cidade, com trilha sinuosa no meio da vegetação nativa e extensão de 800 m que culmina em seu topo - Cachoeira do Ronca: com formação de pedras d?água e extensa área verde, oferece pontos de descanso nos quiosques e serviços de lanchonete - Mirante Pedra do Coração: em meio a muito verde possui 1.300 m de altitude e serve de rampa para a prática de vôo livre. Fica no Bairro da Cachoeirinha.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: VLADEMIR DE AZEVEDO