Sudeste Região de Araras

Tudo sobre Conchal

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
28.101
PIB Total
R$ 859,27 Mi
Per Capita
R$ 30.578,06
Área (km²)
182,800
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

outubro

O clima é ameno e há diversas festividades locais.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para turistas, com baixo índice de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Conchal é uma charmosa cidade localizada no interior de São Paulo, com uma população de 28.101 habitantes. Situada entre os biomas do Cerrado e da Mata Atlântica, a cidade possui rica biodiversidade e um histórico fascinante, tendo sido fundada em 1911. Conchal é conhecida pela tranquilidade de suas belezas naturais e pela hospitalidade de seus moradores, oferecendo uma experiência única de contato com a natureza e a cultura local.

Principais Atrações

Represa do Leme

Um local ideal para pesca, piqueniques e atividades aquáticas, cercado pela natureza exuberante do Cerrado.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Um belo exemplar da arquitetura religiosa da região, que remete à história da colonização local.

Fazenda Nova Zelândia

Uma das antigas fazendas da região, hoje um espaço que preserva a história e a cultura local, com atividades educativas.

Dúvidas Comuns

? Quais são as principais atividades para fazer em Conchal?

Além de visitar os pontos turísticos históricos, é possível realizar caminhadas, passeios de bicicleta e atividades aquáticas na represa.

? Como chegar a Conchal?

Conchal está situada a cerca de 150 km da capital São Paulo, sendo acessível por rodovias como a SP-340.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Conchal?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

CONCHAL SÃO PAULO

HISTÓRICO

Em terras do Governo do Estado de São Paulo, ocupadas pelas fazendas Nova Zelândia, Ferraz e Leme, compreendidas entre o rio Moji Guaçu e os ribeirões do Ferraz e do Leme, foram criados dois núcleos de colonização: Visconde de Indaiatuba e o de Conde de Parnaiba, em 28 de março de 1911.

Foram os primeiros moradores dos núcleos: Basílio Guidoti, Luiz Felipini, Misael de Lima, Basílio Pires, Eduardo Pulz, Teófilo Barbosa e Batista Paes.

O governo cuidou do saneamento da região e concedeu a abertura para instalação de estação de parada da Estrada de Ferro Funilense mais tarde, Estrada de Ferro Sorocabana.

A implantação dos núcleos de colonização constituiu uma tentativa de reforma agrária, visto que as fazendas eram divididas em lotes, vendidos a Brasileiros e imigrantes estrangeiros com condições de se dedicarem à lavoura.

O empreendimento era apoiado pela navegação do rio Moji Guaçu, praticada desde os fins do século XIX, concedida à Cia. Paulista de Estrada de Ferro, que permitia o escoamento da produção agrícola da região.

Os núcleos de povoamento foram agrupados em um só local onde, em 1910, Antônio Benedito de Oliveira Ferraz já havia fundado Conchal. À margem esquerda do ribeirão do mesmo nome.

O Distrito Paz foi criado nove anos após porém com a denominação de Engenheiro Coelho, em Moji Mirim e em dezembro de 1948, elevado a Município, então, com nome de Conchal.

GENTÍLICO: CONCHALENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Conchal, por Lei Estadual nº 1725, de 30 de dezembro de 1919, no Município de Mogí-Mirim.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Distrito de Conchal figura no Município de Mogí-Mirim.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o Distrito de Conchal é apenas Judiciário e figura no Município de Mogí-Mirim.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito de Conchal permanece no Município de Mogí-Mirim.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Distrito de Conchal permanece no Município de Mogí-Mirim, assim figurando no quadro fixado, pelo Decreto-lei nº 14334, de 30 de novembro de 1944, para vigorar em 1945-1948.

Elevado à categoria de município com a denominação de Conchal, por Lei Estadual no 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Mogi-Mirim. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se, no dia 09 de abril de 1949.

Fixado o quadro territorial para vigora nos períodos de 1949-1953 e 1954-1958, o Município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Lei Estadual no 3198, de 23 de dezembro de 1981, cria o Distrito de Tujuguaba e incorpora ao Município de Conchal.

Em Divisão territorial datada de 01-VI-1995, o município é constituído de 2 Distritos: Conchal e Tujuguaba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE