Sudeste Região de São José do Rio Preto

Tudo sobre Palestina

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
11.476
PIB Total
R$ 420,42 Mi
Per Capita
R$ 36.634,72
Área (km²)
695,500
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

O clima é ameno, ideal para atividades ao ar livre e festivais locais.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada tranquila e segura para turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Palestina é uma cidade encantadora localizada no interior do estado de São Paulo, com uma rica história e um ambiente natural vibrante, abrangendo os biomas do Cerrado e da Mata Atlântica. Com uma população de cerca de 11.476 habitantes, a cidade foi estabelecida por pioneiros, como a família de Valentim Alvares, que desbravaram a região e fundaram uma comunidade próspera em torno da agricultura e do comércio.

Principais Atrações

Igreja de São João Batista

A igreja é um marco histórico e religioso da cidade, construída com a contribuição da comunidade na época da fundação de Palestina.

Praça Egydio Záccaro

Um local agradável para caminhadas e encontros, cercado por árvores e áreas verdes, ideal para relaxar.

Fazenda Piau

Um dos primeiros estabelecimentos da região, representa a história agrícola de Palestina e oferece visitas para conhecer sobre a cultura e as tradições locais.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar em Palestina?

A cidade é acessível de carro pela Rodovia SP-323, que conecta várias cidades da região.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, existem pequenas pousadas e hotéis que ofereçam conforto e uma experiência acolhedora.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Palestina?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

PALESTINA SÃO PAULO

HISTÓRICO

Valentim Alvares e família, primeiros moradores do local, fixaram-se na região após desmatamento de uma área, formaram uma fazenda cujo sucesso atraiu outras famílias. Por volta de 1922, os pioneiros reuniram-se na casa de Egydio Záccaro, na fazenda Piau, favoráveis à criação de um patrimônio.

Para tanto, Valentim Alvares doou parte de sua propriedade, reservando uma quadra para implantação da Igreja de São João Batista, o padroeiro, construída mais tarde.

Localizada nas cabeceiras dos córregos Canoas, Piau e Jardim, a povoação recebeu muitos comerciantes de origem árabe, que aí estabeleceram seus pontos comerciais com as regiões do Noroeste Paulista. Segundo versão corrente, a denominação Palestina adveio dessa colônia que afluiu em grande número para a localidade.

Aliadas ao forte comércio, as culturas de arroz, milho e algodão e ainda à pecuária, possibilitaram a implantação de várias benfeitorias públicas, criando condições para instalação do Distrito de Paz, em 1927, elevado a Município em 1936.

GENTÍLICO: PALESTINENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Palestina, por Lei Estadual nº 2236, de 22 de dezembro de 1927, no Município de Nova Granada.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Distrito de Palestina figura no Município de Nova Granada.

Em divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1936, Palestina é Distrito judiciário e permanece no Município de Nova Granada.

Elevado à categoria de município com a denominação de Palestina, por Lei Estadual no 2782 de 23 de dezembro de 1936, desmembrado de Nova Granada. Constituído de 4 Distritos: Palestina, Boturuna, Duplo Céu e Jurupeba. Sua instalação verificou-se no dia, 30 de maio de 1937.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Palestina figura exatamente como em 1937.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Palestina é de 4 Distritos: Palestina, Boturuna, Duplo Céu e Jurupeba, e pertence ao termo e comarca de Nova Granada.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Palestina ficou composto dos Distritos de Palestina Boturuna, Duplo Céu e Jurupeba, e pertence ao termo e comarca de Nova Granada.

Nos quadros fixados pelas Leis Estaduais no 233, de 24 de dezembro de 1948 e 2456, de 30 de dezembro de 1953, o município figura com 3 Distritos: Palestina, Duplo Céu, Jurubeba e Boturuna.

Lei Estadual no 5285, de 18 de fevereiro de 1959, o Distrito de Boturuna foi extinto sendo seu território anexado ao Distrito de Palestina.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 3 Distritos: Palestina, Duplo Céu e Jurupeba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE