Sudeste Região de Botucatu

Tudo sobre Pardinho

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
7.153
PIB Total
R$ 368,27 Mi
Per Capita
R$ 51.484,83
Área (km²)
209,900
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

Durante a primavera, Pardinho exibe sua flora exuberante, proporcionando climas amenos e paisagens coloridas, ideais para atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Pardinho é considerada uma cidade tranquila e segura para os turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Pardinho é uma charmosa cidade do interior de São Paulo, com uma rica história que remonta ao século XVIII. Localizada entre os biomas do Cerrado e da Mata Atlântica, a cidade oferece belezas naturais e um patrimônio cultural que encantam seus visitantes.

Principais Atrações

Capela do Divino Espírito Santo

Uma capela histórica que representa a fundação do patrimônio local, com belos detalhes arquitetônicos e um ambiente acolhedor.

Serra do Botucatu

Uma área natural com vistas deslumbrantes e trilhas para caminhadas, ideal para os amantes da natureza e da aventura.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Pardinho?

A melhor forma de chegar a Pardinho é de carro, seguindo pela SP-252 a partir de Sorocaba.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, Pardinho oferece algumas opções de pousadas e hotéis que atendem a diferentes orçamentos.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Pardinho?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

PARDINHO SÃO PAULO

HISTÓRICO

A Colonização iniciou-se no século XVIII, quando as áreas junto à Serra do Botucatu, foram divididas em sesmarias, tendo uma delas, a Fazenda Santo Inácio, dado origem às cidades de Botucatú e Pardinho.

Às dificuldades, inerentes da época, retardaram a efetiva ocupação da região, apesar do Governo Provincial tê-la incentivado, em 1776, concedendo terras aos povoadores.

A partir da abertura da estrada ligando Sorocaba às cabeceiras do rio Pardo, em 1830,foi possível o estabelecimento de colonos, que iniciaram pequenas fazendas. Alguns anos depois, João Antônio Gonçalves doou uma área para construção da Capela do Divino Espírito Santo que, junto a outras doações feitas por Bento Franco e José Rocha, possibilitaram a formação do patrimônio de Espírito Santo do Rio Pardo.

Em fins do século XIX, a povoação teve período de grande desenvolvimento quando, motivados pela expansão da cafeicultura no Oeste Paulista, muitos imigrantes afluíram para a região. Nessa época foram introduzidos melhoramentos públicos, e, em 1891, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito de Paz.

Os constantes extravios de correspondência, devido a enganos com outras povoações ao longo do rio Pardo, motivaram a alteração do topônimo para Pardinho, em 1939, por estar a sede Distrital localizada nas cabeceiras daquele rio.

As crises de cafeicultura, por volta de 1930, provocaram um período de retração no seu progresso, somente superado na década de 1950, com a introdução da pecuária.

GENTÍLICO: PARDINHENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Espírito Santo do Rio Pardo, por Decreto Estadual no 159, de 16 de abril de 1891, no Município de Botucatú.

Pelo Decreto Estadual no 9775, de 30 de novembro de 1938, passou a denominar-se Pardinho.

Em 1939-1943, o Distrito de Pardinho figura no Município de Botucatú. Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Distrito de Pardinho figura no mesmo Município, Botucatú, assim como nos quadros fixados pelas Leis nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 1954­1958.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pardinho, por Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembrado de Botucatú, com sede no antigo Distrito de Pardinho. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1960.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE