Sudeste Região de Piracicaba

Tudo sobre São Pedro

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
38.256
PIB Total
R$ 886,34 Mi
Per Capita
R$ 23.168,55
Área (km²)
611,000
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

abril

O clima ameno e a beleza das paisagens nesta época são ideais para atividades ao ar livre, como trilhas e passeios pela região.

🛡️

Segurança

Cidade tranquila com bom índice de segurança, oferecendo uma experiência segura para os turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

São Pedro é uma cidade acolhedora localizada no interior de São Paulo, com uma rica história marcada pelo desbravamento do sertão e um cenário natural deslumbrante. Com uma população de 38.256 habitantes, essa cidade do bioma Cerrado oferece uma experiência autêntica aos visitantes, seja por sua rica cultura, seja pela beleza de suas paisagens.

Principais Atrações

Serra de São Pedro

Um dos principais cartões-postais da cidade, oferece vistas panorâmicas e trilhas para os amantes da natureza.

Capela de São Pedro

Histórica e relevante para a fundação da cidade, esta capela é um ponto de parada obrigatória para quem visita a cidade.

Represa do Lobo

Ótima opção para quem gosta de pesca e atividades aquáticas, a represa é cercada por áreas verdes e tem infraestrutura para visitantes.

Dúvidas Comuns

? Quais são as principais atividades para fazer em São Pedro?

Os visitantes podem desfrutar de trilhas, passeios de pesca, visitar pontos turísticos históricos como a capela e curtir a natureza na Serra de São Pedro.

? Qual a distância de São Pedro de São Paulo?

São Pedro está a aproximadamente 170 km da capital paulista, sendo acessível por carro e ônibus.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São Pedro?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

SÃO PEDRO SÃO PAULO

HISTÓRICO

Em 1856 quando Piracicaba foi elevada à cidade, igualmente foi criada a capela de São Pedro, porque então não passava de um bairro sertanejo, aos lados do Picadão, que era caminho de Brotas, São Carlos, Araraquara, Dois Córregos, Jaú e outras ricas zonas do oeste Paulista, na época, em pleno surto de povoamento e progresso, para onde afluíam as levas de pioneiros desbravadores de sertões, à procura de terras novas para a cultura do café, que então começava a despontar como grande fonte de riqueza e progresso.

Encostada à Serra de Itaquiri - atualmente Serra de São Pedro - de cujas culminâncias se avista grande parte dos vales dos rios Piracicaba e Tietê, as montanhas de Botucatu e um extenso horizonte a perder-se pelo sul do Estado, a nossa primitiva capela era pouso obrigatório de todos os viajantes, que nela encontravam um clima ameno, uma população hospitaleira e as saudáveis diversões da caça e pesca, esta última ainda hoje praticada no piscoso rio Piracicaba, cujo vale comprime o Município entre o rio e a serra, numa grande extensão até a confluência do Tietê, já no Município de Dois Córregos.

Entre as diversas famílias que aqui se estabeleceram, vindas de diversos pontos do Estado de São Paulo e do sul de Minas, sobressaía-se a família Teixeira de Barros, como uma das mais numerosas, a qual deu a São Pedro o seu fundador: Joaquim Teixeira de Barros nascido em 8 de abril de 1790 e falecido em 3 de outubro de 1897, com a elevada idade de 107 anos, 5 meses e 25 dias.

A primitiva povoação desenvolveu-se em terrenos doados por Floriano da Costa Pereira.

Entre os primeiros habitantes que contribuíram de forma notável para alicerçar e desenvolver os primeiros fundamentos da povoação de per si e pela operosa e numerosa descendência que deixaram, destacam-se os seguintes: o Capitão Afonso, o Capitão Veríssimo Prado, Antônio Teixeira de Barros, Antônio Teixeira Escobar, que fez construir a primeira igreja e alinhou as primeiras ruas, Joaquim Pedroso de Queiroz e sua mulher, Gabriela Maria de Jesus, que construíram muitas casas, lembramos ainda Manoel Morato do Canto, Afonso Gentil de Andrade e Antônio Gonçalves Ribeiro.

Elevado a termo judiciário anexo à comarca de Piracicaba em 1890.

Em 1892 foi São Pedro elevado a categoria de comarca em virtude da Lei Provincial n.º 80, de 25 de agosto.

São Pedro experimentou, em 1894, um novo surto de progresso, com a chegada até a cidade dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana.

Em 1897, no dia 31 de dezembro, inaugurando-se o Jardim Público, levado a conclusão por iniciativa particular, em frente à bela matriz que foi inaugurada solenemente em 29 de junho de 1898.

Em 1906 foi inaugurado o serviço de abastecimento de água, captada ainda hoje de nascentes do alto da serra. Sobre a pureza cristalina da água dessas nascentes muito se tem falado, principalmente os visitantes de outras plagas.

A cidade de São Pedro, situado em posição geográfica central no Estado de São Paulo, servida por bons meios de comunicação com a capital do Estado e outros centros populosos do interior bandeirantes, constituí notável lugar de veraneio, dada a excelência do seu clima e pelos encantos de suas paisagens, podendo tornar-se em futuro próximo em notável centro de turismo.

GENTÍLICO: SÃO-PEDRENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito de São Pedro criado por Lei Provincial nº 12, de abril de 1864.

Elevado à categoria de Município com a denominação de São Pedro, por Lei Províncial nº 42, de 22 de fevereiro de 1881, desmembrado de Piracicaba. Constituído dos Distritos sede. São Pedro e Santa Maria. Sua instalação verificou-se no dia 11 de fevereiro de 1883.

Cidade por Lei Municipal nº 33, de 5 de outubro do ano de 1903.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de São Pedro se compõe de 2 Distritos: São Pedro e Santa Maria.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de São Pedro permanece com os mesmos Distritos citados em 1911.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de São Pedro compreende o único termo judiciário da comarca de São Pedro e se divide em 2 Distritos: São Pedro e Santa Maria.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de São Pedro é composto dos Distritos de São Pedro e Santa Maria e é termo da comarca de São Pedro, formada de 1 único termo, São Pedro.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de São Pedro ficou composto dos Distritos de São Pedro e Tupanci ex-Santa Maria.

Aparece nos quadros territoriais fixados pelas Leis nos 233, de 24-XII-48 e 2456, de 30-XII-53 para vigorar, respectivamente, em 1949-53 e 1954-58, composto dos Distritos de São Pedro e Santa Maria da Serra (ex-Tupanci), comarca de São Pedro.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o Município de São Pedro é formado apenas do Distrito sede, São Pedro.

Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembra do Município de São Pedro. O Distrito de Santa Maria da Serra. (ex-Tupanci).

Fonte: IBGE