Sudeste Região de Ribeirão Preto

Tudo sobre Cravinhos

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
33.281
PIB Total
R$ 1,75 Bi
Per Capita
R$ 52.676,81
Área (km²)
311,200
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

Abril

A temperatura é amena e há menos chuvas, ideal para passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

Cravinhos é uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, proporcionando segurança aos visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Cravinhos é uma charmosa cidade paulista, situada na rica região do Cerrado, com uma história marcada pelo desenvolvimento da cultura cafeeira. Fundada pelos irmãos Pereira Barreto na segunda metade do século XIX, a cidade preserva um legado cultural e histórico que a torna um destino interessante para os visitantes.

Principais Atrações

Centro Histórico de Cravinhos

Uma área que preserva a arquitetura colonial e conta a história da fundação da cidade, com várias construções históricas.

Igreja Matriz de Cravinhos

Uma bela igreja que é um marco da cidade e reflete a época de sua construção, com uma arquitetura deslumbrante.

Parque Municipal de Cravinhos

Um agradável espaço verde para lazer e atividades ao ar livre, ótimo para passar momentos em família.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Cravinhos?

A principal atividade econômica é o cultivo de cana-de-açúcar e outras culturas agrícolas.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Cravinhos oferece algumas pousadas e hotéis que variam em preços e conforto.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Cravinhos?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

CRAVINHOS SÃO PAULO

HISTÓRICO

Os irmãos Pereira Barreto, procedentes de Resende RJ, adquiriram em 1876, a fazenda Cravinhos, de propriedade de Antônio Caetano, nas redondezas de Ribeirão Preto. Procederam à derrubada das matas e iniciaram o plantio de café, cultura predominante da época.

Em 1880, com a abertura das estradas de rodagem ligando as fazendas Boa Esperança ( atual São Francisco ) e Chimborazo ( atual Santa Virgínia ), grande foi a afluência de pessoas que ali chegaram para

o plantio de café, também motivados pelo artigo, em estilo publicitário, publicado várias vezes no jornal "A Província" ( hoje " O Estado de São Paulo" ), pelo Dr. Luiz Pereira Barreto, ressaltando a fertilidade das terras da região das Cravinas.

Santos Lopes, engenheiro da Companhia Mogiana da Estrada de Ferro, em 1880, iniciou a construção do prolongamento dos trilhos da Estrada de Ferro, que entrou em funcionamento três anos depois, ligando a fazenda Cravinhos à Capital do Estado.

Nessa ocasião, chegou ao pequeno povoado, Francisco Rodrigues dos Santos Bonfim que, construindo várias casas chegou a formar uma rua, que até os dias atuais conserva o seu nome, Bonfim. Em 1887, foi construída uma igreja, sob a égide de São José do Bonfim (atualmente São Benedito), por iniciativa de Francisco Rodrigues dos Santos Bonfim. Além da família Pereira Barreto, contribuíram para o progresso do povoado, João Evangelista Nogueira e José Alves Guimarães Júnior. Em 1893, foi criado o Distrito de Paz de Cravinhos, mantendo o mesmo nome da fazenda que lhe deu origem.

GENTÍLICO: CRAVINHENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Cravinhos, por Lei Estadual no 125, de 27 de abril de 1893, no Município de Ribeirão Preto.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Cravinhos, por Lei Estadual no 511, de 22 de julho de 1897, desmembrado de Ribeirão Preto. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 30 de janeiro de 1898.

Cidade por Lei Estadual nº 1038, de 19 de dezembro de 1906.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, o Município de Cravinhos se compunha do Distrito Sede.

Lei Estadual no 1316, de 28 de agôsto de 1912, cria o Distrito de Serrinha e incorpora ao Município de Cravinhos.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Cravinhos compõe-se de 2 Distritos: Cravinhos e Serrana (ex-Serrinha).

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto­lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Cravinhos pertence ao termo judiciário de Ribeirão Preto, da comarca de Ribeirão Preto, e se divide em 2 Distritos: Cravinhos e Serrana (ex-Serrinha).

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1945, o Município de Cravinhos é composto dos Distritos de Cravinhos e Serrana, e pertence ao termo de Ribeirão Preto, da comarca de Ribeirão Preto.

Lei Estadual no 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembra do Município de Cravinhos o Distrito de Serrana.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Cravinhos ficou composto dos Distritos de Cravinhos e Serrana, e pertence ao termo e comarca de Ribeirão Preto.

Figura no quadro territorial para vigorar no período de 1949-1953, apenas com o Distrito Sede.

Assim permanece no fixado pela Lei Estadual nº 2456, de 30-XII-1953, para 1954-1958.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE