Sudeste Região de São José do Rio Preto

Tudo sobre Macaubal

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
7.481
PIB Total
R$ 196,95 Mi
Per Capita
R$ 26.326,96
Área (km²)
248,100
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

O clima é ameno e agradável, perfeito para atividades ao ar livre e passeios na natureza.

🛡️

Segurança

Macaubal é uma cidade tranquila e segura para visitantes, com uma atmosfera pacífica.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Macaubal é uma charmosa cidade localizada no interior de São Paulo, rodeada pela exuberante Mata Atlântica. Com uma população de 7.481 habitantes, a cidade tem raízes históricas que datam de 1924, quando os primeiros povoadores se instalaram na região. O nome Macaubal, que significa a abundância de coqueiros da espécie macaúba, reflete a natureza vibrante que cerca o município. Venha descobrir a cultura, a história e as belezas naturais desse destino encantador!

Principais Atrações

Capela Santo Antônio

Uma capela histórica que marca o início da formação do núcleo urbano de Macaubal, construída pelos primeiros povoadores.

Parque Municipal

Um espaço verde ideal para caminhadas, piqueniques e contato com a natureza da Mata Atlântica.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade turística em Macaubal?

A principal atividade turística envolve o ecoturismo e passeios pela mata, aproveitando a rica biodiversidade da região.

? Macaubal é acessível de transporte público?

Sim, a cidade conta com opções de transporte público que conectam Macaubal a cidades vizinhas.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Macaubal?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Macaubal-SP

Histórico

A formação do núcleo urbano de Macaubal deu-se em 1924, no espigão divisor das fazendas Coqueiros e Ponte Nova, a partir da construção de uma capela pelos primeiros povoadores, destacando-se entre eles, João de Freitas Caires, Manoel Camilo de Figueiredo e Tomaz Teixeira de Souza.

Dada a grande quantidade de coqueiros existentes na época de sua fundação, o povoado ficou denominado Coqueiros, alterado para Vila Progresso, devido ao seu rápido desenvolvimento. Quando o Distrito Policial, instalado na povoação, foi elevado à categoria de Distrito de Paz, em 1928, foi oficializado o nome Macaúbas, modificado para Macaubal, em 1944, devido à espécie dos coqueiros ainda abundantes serem macaúbas.

A pecuária e as lavouras de café, arroz e milho possibilitaram um maior desenvolvimento do Distrito, sendo inaugurados diversos melhoramentos públicos que justificaram a criação do Município de Macaubal, em 1948.

Passados alguns anos, começou a ser introduzida na comunidade a sericicultura, atualmente uma das principais atividades econômicas, representada por mais de trezentas sirgarias (estabelecimento onde se prepara o fio da seda).

Gentílico: Macaubalense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Macahubas, por Lei Estadual de nº 2338, de 28 de dezembro de 1928, no Município de Monte Aprazível.

Antigo Distrito de Macaúbas, do Município de Monte Aprazível, e que pelo Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, passou a denominar-se Macaubal.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei, para vigorar em 1945-1948, o Distrito de Macaubal permanece no Município de Monte Aprazível.

Elevado à categoria de município com a denominação de Macaubal, por Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Monte Aprazível, constituído de dois Distritos: Macaubal e Monções (Ex-Paraúna). Sua instalação verificou-se no dia 02 de abril de 1949.

No quadro territorial fixado para vigorar em 1949-1953, o Município de Macaubal é constituído de dois Distritos: Macaubal e Monções.

Assim permanece no quadro territorial fixado pela lei nº 2456, de 30-XII-1953 para vigorar em 1954­-1958.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.

Lei Estadual nº 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembra do Município de Macaubal o Distrito de Monções.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE