Sudeste Região de Guaratinguetá

Tudo sobre Potim

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
20.392
PIB Total
R$ 308,46 Mi
Per Capita
R$ 15.126,47
Área (km²)
44,500
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

Neste mês, o clima é ameno e as chuvas são menos frequentes, proporcionando ótimas condições para passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

Potim é uma cidade tranquila e possui um baixo índice de criminalidade, oferecendo segurança para os turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Potim é uma charmosa cidade localizada no interior de São Paulo, rodeada pela rica biodiversidade da Mata Atlântica. Com uma história que remonta ao século XVIII, Potim oferece um ambiente tranquilamente rural e é ideal para quem busca um contato mais próximo com a natureza.

Principais Atrações

Igreja do Senhor do Bom Jesus

Uma edificação histórica que representa a origem da cidade, conhecida pela devoção dos habitantes ao Senhor do Bom Jesus, cuja imagem foi trazida de Portugal.

Parque Municipal da Água Branca

Um belo espaço verde ideal para caminhadas, piqueniques e lazer em família, cercado pela rica flora da Mata Atlântica.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Potim?

Potim está localizada a cerca de 160 km da capital São Paulo, sendo acessível de carro pela Rodovia Dutra (BR-116) e pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123).

? Quais atividades ao ar livre são recomendadas em Potim?

Além de visitar a Igreja do Senhor do Bom Jesus, os visitantes podem explorar trilhas, parques e áreas para caminhadas na natureza ao redor da cidade.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Potim?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

POTIM SÃO PAULO

ASPECTOS HISTÓRICOS

A origem do nome da cidade de Potim, localizada no Estado de São Paulo, remota aos idos de mil setecentos e setenta e dois, quando foi benzida e oficializada a capela construída pelo piedoso casal de fazendeiros Miguel Corrêa dos Ouros e Dona Izabel Pereira dos Ouros, mais especificamente no dia seis de agosto de mil setecentos e setenta e dois.

Miguel Corrêa dos Ouros possuía uma imagem do Senhor do Bom Jesus, trazida de Portugal, a qual o povo do lugar tinha muita devoção e atribuía milagres. O casal resolveu edificar uma Igreja para colocar a imagem e para isso, fez doação de cem braças de terras de testada pôr seiscentas braças de sertão, como era costume da época, em escritura datada de vinte e dois de junho de mil setecentos e setenta e um, recebida pelo Padre Antonio Ramos Barbasm, da Paróquia de Guaratinguetá, São Paulo.

Essa área doada compreende, atualmente, parte das ruas Antonio de Oliveira Portes e antiga Massaguaçu, hoje Rua Adriano Galvão de Castro além do centro da cidade, onde está construída a Matriz do Senhor Bom Jesus de Potim, que tornou-se o padroeiro da cidade.

Construída a capela de taipa e pau-a-pique, em seis de agosto de mil setecentos e setenta e dois, foi celebrada a primeira missa no local, pelo Padre Firmino Dias Xavier.

A origem do nome Potim está ligada a língua indígena Nheengatu, língua geral dos tupis-guaranis, que comporta o significado "camarão". Supõem-se a existência de um grande número de camarões de água doce, existentes no ribeirão denominado Potim.

Inicialmente o povoado que surgiu aos poucos em volta da Capela, recebeu o nome de povoado da Capela do Senhor Jesus da Cana Verde de Ribeirão de Potim.

O povoamento desenvolveu-se lentamente. Tornou-se uma vila de pescadores e de trabalhadores rurais. Na época da independência do Brasil, o bairro foi o maior produtor de café de Guaratinguetá.

GENTÍLICO: POTINENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

No dia 23 de dezembro de 1981 foi criado o Distrito de Potim, pela lei nº 3198.

No dia 30 de dezembro de mil novecentos e noventa e um, o Governador do Estado de São Paulo Dr. Luiz Antonio Fleury Filho, sancionou a Lei nº 7664/91, que oficializou legalmente a emancipação do antigo Distrito de Potim do Município de Guaratinguetá.

Fonte: IBGE