Sudeste Região de Bragança Paulista

Tudo sobre Pedra Bela

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
6.557
PIB Total
R$ 118,08 Mi
Per Capita
R$ 18.007,63
Área (km²)
158,600
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

O clima ameno e a baixa probabilidade de chuvas favorecem as atividades ao ar livre, como escalada e trekking.

🛡️

Segurança

Pedra Bela é considerada uma cidade segura, com baixo índice de criminalidade na região.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Localizada na belíssima Serra da Mantiqueira, Pedra Bela é um destino imperdível para os amantes da natureza e do turismo de aventura. Com uma população de 6.557 habitantes, esse município paulista destaca-se pela sua rica biodiversidade na Mata Atlântica e suas atividades econômicas relacionadas à agropecuária e reflorestamento. A cidade ainda preserva traços de sua história, que remonta ao povoado de Santa Cruz do Feital, fundado por José.

Principais Atrações

Cascata do Pica-Pau

Uma linda cachoeira rodeada por uma exuberante vegetação da Mata Atlântica, ideal para um piquenique e banho.

Escalada na Pedra do Baú

Um dos melhores lugares para escalada na região, com diversas vias adequadas para todos os níveis de habilidade.

Trilha do Pesqueiro

Uma trilha encantadora, perfeita para o trekking, onde é possível apreciar a fauna e flora locais.

Dúvidas Comuns

? Quais são as principais atividades de turismo em Pedra Bela?

Pedra Bela é famosa por suas atividades de turismo de aventura, incluindo escalada, mountain bike, trekking e cavalgada.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Pedra Bela oferece várias opções de hospedagem, desde pousadas até camping em meio à natureza.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Pedra Bela?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

A cidade está localizada na Serra da Mantiqueira, a uma altitude média de 1.100 metros. A base econômica do município está centrada na agropecuária, destacando-se a produção de batatas, café e vagem. É também de considerável importância para a economia local a grande gleba utilizada para o reflorestamento com eucalipto, que é transformado em lenha e carvão. Outros destaques são a suinocultura e os micro-estabelecimentos industriais que beneficiam o milho em produtos como fubá, farinha e canjica, de grande conceito e aceitação em toda a região. Também oferece Turismo de Aventura ( Escalada , Moutain Bike, Trekking , Cavalgada , Turismo Eqüestre). A escola de escalada Alma de Pedra (professor Alexandre) oferece cursos e atividades na área. Atualmente Pedra Bela conta com mais de 70 vias de escalada, de diversos níveis que variam entre 50 e 120 metros de altura.

O povoado que deu origem à cidade tinha como denominação Santa Cruz do Feital e foi fundado por José Antonio de Oliveira, no ano de 1869, integrando o apogeu paulista do ciclo do café. Em 1929 o povoado tornou-se Distrito de Bragança Paulista e em 1930 foi elevado à categoria de Vila. Em 1945 o nome da Vila da Pedra Grande, foi alterado para Pedra Bela. A emancipação político-administrativa deu-se em janeiro de 1964, sendo José Bueno de Miranda o primeiro prefeito. Pedra Bela é uma cidade valorizada pelos recursos naturais: a paisagem, o clima, a flora, as cachoeiras e riachos.

HISTORIA DO SANTUÁRIO DA PEDRA

Na parte superior da Pedra Grande, situada em Pedra Bela, há uma igreja. É o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A área possui cerca de 15 mil metros quadrados. Há muitos anos, um garoto de nome Antonio, órfão e abandonado em Bragança Paulista, foi acolhido por um fazendeiro de Pedra Bela, conhecido como Joaquim da Serra. Sua fazenda ficava nas proximidades da Pedra. O garotinho tinha visões constantes. Uma bela mulher, repleta de luzes coloridas, com perfumes de flores surgia e conversava com ele. Numa dessas aparições, disse-lhe que gostaria que fosse construída uma igreja lá no alto da Pedra, em sua homenagem.

Joaquim da Serra, homem religioso, e outros pedrabelenses, que também já sabiam das visões do garoto, iniciaram a construção. Tijolo por tijolo foram levados para o alto da Pedra. E assim foi construído o Santuário, hoje ponto turístico da cidade. O garotinho, que ficou conhecido como Antonio da Serra, faleceu em 1999, pobre, humilde e no anonimato, como sempre viveu. No dia 12 de outubro de cada ano, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é realizada uma grande festa no Santuário. Milhares de fiéis de todas as localidades do Brasil para lá se dirigem, demonstrando sua fé.

O distrito de foi criado pela Lei 2369 de 30-11-1929, pertencente ao município de Bragança Paulista. Pelo Decreto-lei 14334 de 30-11-1944, altera a denominação para Pedra Bela. O Município foi criado pela lei 8092 de 28-02-1964

Fundação: 1869 (138 anos)

Área: 148 km2

GENTILÍCO : Pedra-Belense

Altitude: 1.100m Temperatura média: 23°C

PONTOS TURÍSTICOS

Santuário de Pedra Bela - Pedra Maria Antônia - Cachoeira Boca da Mata - Trilha das Lajes - Corredeiras dos Tucuns - 29 Capelas espalhadas pela cidade - Artesanato diversos ? Projeto Pedra Bela: Oficina de Fiação e Tecelagem -Portão do Céu (comunidade ecumênica, aceita visitantes para retiros espirituais) ? Turismo de Aventura ( Escalada , Moutain Bike, Trekking , Cavalgada , Turismo Eqüestre)

Fonte:

Autor do Histórico: VLADEMIR DE AZEVEDO