Sudeste Região de Avaré

Tudo sobre Iaras

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
8.010
PIB Total
R$ 168,92 Mi
Per Capita
R$ 21.088,89
Área (km²)
401,300
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

Maio

O clima é ameno, com pouca chuva, ideal para atividades ao ar livre e exploração do ambiente natural.

🛡️

Segurança

Iaras é uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, oferecendo segurança aos visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Iaras, uma cidade encantadora no interior de São Paulo, nasceu em 1910 a partir da visão de desenvolvimento agrícola do governo federal. Conhecida por seu rico patrimônio histórico e por ser uma verdadeira joia do bioma do Cerrado, Iaras oferece uma experiência única aos visitantes. Com uma população de 8.010 habitantes, a cidade combina história, cultura e natureza em um ambiente acolhedor.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Iaras

Uma belíssima igreja que representa o coração espiritual da cidade, retratando a cultura local e suas tradições.

Praça da Liberdade

Um ótimo local para relaxar, apreciar a natureza e desfrutar de momentos em família, com áreas verdes e espaços de convivência.

Fazenda da Amália

Restante da antiga fazenda que deu origem à cidade, atualmente é um espaço histórico que retrata a colonização da região.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Iaras?

A agricultura é a principal atividade econômica, com foco em culturas como grãos e frutas.

? É fácil se locomover em Iaras?

Sim, a cidade é pequena e pode ser explorada a pé ou de bicicleta, além de contar com opções de transporte local.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Iaras?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Iaras São Paulo – SP

Histório

Iaras começou a se formar em 1910, quando o governo federal comprou uma grande fazenda pertencente ao casal Ernesto Dias e Amália Mattos Dias. Essas terras foram divididas em pequenos lotes agrícolas e vendidas a imigrantes europeus, que, na época, recebiam auxílio do governo brasileiro.

A fundação do pequeno povoado foi atribuída a Pinheiro Machado e contou com a contribuição do engenheiro Carlos Poma, responsável pelo planejamento de seu traçado. Por volta de 1911, uma nova ação do governo federal marcou a vida local por meio da implantação do Patronato Agrícola de Monção, que visava abrigar menores abandonados provenientes do Rio de Janeiro e criar possibilidades de se explorar terras remanescentes da antiga fazenda.

Essa movimentação e a prática da agricultura de subsistência fizeram o núcleo sedesenvolver e tornar-se, em 30 de dezembro de 1921, distrito do município de Águas de Santa Bárbara. A localidade esteve, portanto, ligada à dinâmica de uma região que havia se formado a partir de Botucatu e seus desmembramentos, em grande parte influenciada pela incursão da Estrada de Ferro Sorocabana. O distrito, em 30 de novembro de 1944, teve seu nome alterado para Iaras, cuja origem reporta-se a uma lenda indígena sobre uma sereia que costumava aparecer no alto da Cascata Capão Rico, mais conhecida comoDeusa Mãe D’Água. Em 9 de janeiro de 1990, Iaras conquistou sua autonomia político­administrativa.

Gentílico: Iarense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Monção, por lei no 1855, de 30-12-1921, subordinado ao município de Águas de Santa Bárbara. Em divisao administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Monção figura nomunicípio de Águas de Santa Bárbara. Pelo decreto-lei estadual no 14334, de 30-11-1944 o distrito de Monção passou a denominar-se Iaras. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito já denominadoIaras figura no município de Águas de Santa Bárbara. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Iaras permanece nomunicípio de Águas de Santa Barbara. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Iaras, por lei estadual no 6645, de 09-01-1990, desmembrado de águas de Santa Bárbara. Sede no antigo distrito de Iaras. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alteração toponímica distrital

Pelo decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11-1944, o distrito de Monção passou a denominar-se Iaras.

Fonte: IBGE