Sudeste Região de São José do Rio Pardo - Mococa

Tudo sobre São José do Rio Pardo

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
52.205
PIB Total
R$ 2,38 Bi
Per Capita
R$ 45.496,93
Área (km²)
419,200
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

O mês de abril apresenta um clima ameno e é período de festivais locais, o que proporciona uma experiência cultural rica.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com baixo índice de criminalidade e uma comunidade acolhedora.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

São José do Rio Pardo é uma charmosa cidade do interior de São Paulo, rica em história e natureza. Com uma população de 52.205 habitantes, a cidade está situada em uma região que abriga tanto o bioma do Cerrado quanto da Mata Atlântica. Fundada em 1870, a cidade começou como um pequeno povoado em torno de uma capela dedicada a São José e cresceu ao longo dos anos, tornando-se um município em 1885. Hoje, é um destino ideal para quem busca tranquilidade, cultura e belezas naturais.

Principais Atrações

Igreja Matriz de São José

Uma das principais construções históricas da cidade, a igreja é um exemplo da arquitetura religiosa do século XIX e um ponto de encontro para a comunidade.

Cascata do Rio Pardo

Um belo ponto para apreciação da natureza e prática de ecoturismo, a cascata é ideal para um dia em família ou para os amantes de fotografia.

Museu Histórico e Pedagógico

O museu oferece uma rica coleção de objetos e documentos que contam a história da cidade, ideal para quem busca entender mais sobre a cultura local.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de se locomover na cidade?

A cidade tem opções de transporte público, mas é recomendável usar carro para maior comodidade.

? Quais as opções de hospedagem?

Existem pousadas e hotéis que variam em preços e serviços, oferecendo opções para todos os gostos.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São José do Rio Pardo?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO SÃO PAULO

HISTÓRICO

O coronel Antônio Marçal Nogueira de Barros, proprietário de vasto território na região, em 1870, congregou os fazendeiros locais para a construção de uma pousada no caminho entre Caconde e Casa Branca, junto ao rio Pardo. No mesmo ano, foi construída uma capela sob a invocação de São José.

Ao redor da capela formou-se um povoado, no território de Casa Branca, que os antigos chamavam de Cabeceiras do rio Pardo. O progresso justificou a criação, em 1874, da freguesia de São José do Rio Pardo (Distrito), sendo anexada ao Município de Caconde.

Novamente incorporado ao Município de Casa Branca, foi em 1885, elevado à categoria de Município, instalado no ano seguinte.

Os riopardenses, liderados pelos políticos republicanos da época, foram os primeiros a romperem os laços com a Monarquia, antes mesmo do advento da República. O movimento foi dominado pelo Presidente da Província, mas, em 1891, já no período republicano, o Governador do Estado, Américo Brasiliense cognominou a localidade de "Cidade Livre do Rio Pardo". Esta denominação foi, mais tarde, abandonada, voltando a São José do Rio Pardo.

Além da sua vocação republicana, outro fato histórico de destaque é o da acolhida a Euclides da Cunha, onde escreveu a obra " Os Sertões ".

GENTÍLICO: RIO-PARDENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito de São José do Rio Pardo, criado por Lei Provincial nº 43, de 16 de abril de 1874; transferido do Município de Casa Branca para o de Caconde por Lei Provincial n.º 40, de 8 de maio de 1877; voltou para o de Casa Branca por Lei Provincial n.º 70, de 14 de abril de 1880.

Vila criada com a denominação de São José do Rio Pardo por Lei Provincial nº 49, de 20 de março de 1885. Desmembrada do Município de Casa Branca. Cidade com o nome de Cidade Livre de São José do Rio Pardo por Decreto Estadual nº 179, de 29 de maio de 1891. Sua instalação verificou-se no dia, 08 de maio de 1885.

Foi restabelecida a denominação de São José do Rio Pardo por Decreto Estadual nº 207, de 6 de junho de 1891.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de São José do Rio Pardo se compõe de 3 Distritos: São José do Rio Pardo, Espírito Santo do Rio Peixe e Grama.

Lei Estadual nº 2072, de 04 de novembro de 1925, desmembrada de São José do Rio Pardo. O Distrito de Grama.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de São José do Rio Pardo se compõe de 2 Distritos: São José do Rio Pardo e Espírito Santo do Rio Peixe.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de São José do Rio Pardo compreende o único termo judiciário da comarca de São José do Rio Pardo e se divide em 2 Distritos: São José do Rio Pardo e Espírito Santo do Rio Peixe.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de São José do Rio Pardo, é composto dos Distritos de São José do Rio Pardo e Sapecado, ex-Espírito Santo do Rio do Peixe e é o único termo da comarca de São José do Rio Pardo, termo este formado por 2 Municípios: São José do Rio Pardo e Grama.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30-XI-1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-48, o Município de São José do Rio Pardo ficou composto dos Distritos de São José do Rio Pardo e Sapecado, ex-Espírito Santo do Rio Peixe comarca de São José do Rio Pardo.

Assim figura no quadro territorial fixado pela Lei Estadual nº 233, de 24-XII-1948, para vigorar em 1949-53.

Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembra de São José do Rio Pardo. O Distrito de Divinolândia. (ex Sapecado).

No quadro fixado para vigorar no período 1954-58. São José do Rio Pardo se compõe de 1 Distrito: São José do Rio Pardo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Fonte: IBGE