Sudeste Região de Avaré

Tudo sobre Taguaí

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
12.669
PIB Total
R$ 343,43 Mi
Per Capita
R$ 27.107,74
Área (km²)
145,300
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

O clima ameno e a época de festas típicas atraem turistas, permitindo a apreciação da cultura local e das belezas naturais.

🛡️

Segurança

Taguaí é uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, oferecendo segurança aos seus visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Taguaí, um pequeno município no estado de São Paulo, é um destino encantador cercado pela rica biodiversidade da Mata Atlântica. Com uma população de aproximadamente 12.669 habitantes, Taguaí é um lugar onde a natureza e a história se entrelaçam, oferecendo aos visitantes uma experiência única de turismo rural e cultural.

Principais Atrações

Cataratas do Ribeirão da Luz

Um belíssimo conjunto de quedas d'água rodeadas pela vegetação nativa, ideal para caminhadas e fotos.

Igreja Matriz de Taguaí

Um importante marco histórico da cidade, construída no início do século XX, que revela a história dos imigrantes italianos.

Parque Municipal dos Pioneiros

Um ótimo espaço para lazer e piqueniques, com trilhas e áreas verdes, perfeito para relaxar em contato com a natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Taguaí?

O acesso a Taguaí pode ser feito por meio de carro ou ônibus, com rodovias que conectam a cidade a municípios vizinhos.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Taguaí dispõe de pousadas e hotéis que oferecem conforto e boas acomodações para turistas.

? Quais atividades culturais posso encontrar em Taguaí?

Os visitantes podem vivenciar festas e eventos que celebram a cultura italiana, além de conhecer a culinária local.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Taguaí?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

TAGUAI SÃO PAULO

HISTÓRICO

Por volta de 1890, com a abertura da Fazenda Santa Rita pela família Ribeiro, de Santa Rita do Passa Quatro, inúmeras famílias da primeira imigração italiana transferiram­se da chamada zona do café (Ribeirão Preto, Santa Rita do Passa Quatro, Descalvado e outras) para o sertão do Alto da Fartura.

Poucas pessoas habitavam, naquela época, o local chamado Fazenda Corrêas, e estes e os novos habitantes tinham que se abastecer de todo o necessário em Fartura, mesmo a assistência religiosa era ministrada na sede do Município.

A única via de ligação com Fartura, era uma rústica estrada aberta em plena mata, por onde escoavam a pequena produção agrícola e pecuária, à procura de centros consumidores, alcançando até Taubaté e Cruzeiro.

Um grupo chefiado por João Meneghel, dispusera-se a fundar um patrimônio. Divergências surgiram quanto à localização ideal, assim João Floriano Martins, conhecido por João Corrêa Preto, era de opinião que o local propício seria às margens do córrego do Lageado e ao lado da única estrada existente.

Manoel Joaquim Mendes insistia para que se localizasse perto de sua propriedade. Prevaleceu, no entanto, a opinião de João Meneghel que escolhera o local das "Sete Encruzilhadas", assim denominado porque desse local partiam sete trilhas para os sete bairros mais povoados. Com a doação de uma pequena gleba, os pioneiros exigiram em 1902 uma capela à Santa Rita de Cássia, onde hoje se localiza o Jardim Público. A 3 de maio do mesmo ano foi levantado o primeiro Cruzeiro "Símbolo de Fé".

Com o fracionamento da Fazenda Corrêas, que possuía aproximadamente 12.000 alqueires, em pequenas propriedades, o comércio e a produção tomaram vulto. A primitiva capela já não mais comportava a crescente população, levando à edificação, em 1906, de uma nova capela, desta feita em tijolos e coberta com telhas.

Em 1910, com essa divisão da Fazenda Corrêas, fixou-se o perímetro do Patrimônio de Santa Cruz que tomou o nome de "Santa Rita dos Impossíveis da Concórdia". Em 1911 criou-se no Município de Fartura, o Distrito de Paz, com sede no povoado Concórdia, mais tarde chamado de Ribeirópolis, em homenagem ao Cel. José Deocleciano Ribeiro, proprietário da Fazenda Santa Rita e incentivador do novo Distrito.

Em princípios de 1945 foi mudada a denominação de Ribeirópolis para Taguaí, que em tupi significa "barro de cerâmica" (tagua), "agua"( i ).

GENTÍLICO: TAGUAÍNO

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Ribeirópolis, por Lei Estadual no 1278, de 19 de dezembro de 1911, no Município de Fartura.

Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, passou a denominar-se Taguaí.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei, para vigorar em 1945-1948, o Distrito de Taguaí permanece no Município de Fartura, bem como nos fixados pelas Leis nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar respectivamente nos períodos 1949-1953 e 1954-1958.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Taguai, por Lei Estadual de nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembrado do Município de Fartura, com sede no Distrito de Taguaí. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1960.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o Município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997.

Fonte: IBGE