Sudeste Região de Ituverava

Tudo sobre Buritizal

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
4.356
PIB Total
R$ 244,49 Mi
Per Capita
R$ 56.126,72
Área (km²)
266,400
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

maio

O clima ameno e as festividades locais fazem de maio um mês ideal para visitar Buritizal, proporcionando uma experiência agradável e envolvente.

🛡️

Segurança

Buritizal é considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, proporcionando segurança para os turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Buritizal, situada no interior de São Paulo, é uma cidade rica em história e natureza, rodeada pelo bioma do Cerrado e com um charme rústico que encanta seus visitantes. A cidade, com uma população de aproximadamente 4.356 habitantes, tem suas raízes fincadas na agricultura e na criação de gado, sendo conhecida por suas belas paisagens e pela presença da palmeira buriti, que deu origem ao seu nome.

Principais Atrações

Córrego Buritis

Um belo local para relaxar e apreciar a natureza, ideal para piqueniques e caminhadas ao ar livre.

Festa do Padroeiro

Uma celebração religiosa que acontece anualmente, reunindo a comunidade e visitantes em festas, missas e comidas típicas.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Buritizal?

A melhor forma de chegar a Buritizal é de carro, seguindo pela rodovia que liga as cidades vizinhas ou utilizando transporte público.

? Há opções de hospedagem em Buritizal?

Sim, a cidade oferece algumas pousadas e hotéis, proporcionando uma estadia confortável para os visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Buritizal?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Buritizal São Paulo - SP

Histórico

A origem do seu nome advém da palmeira "buriti"que é abundante nas margens do córrego Buritis, onde está localizada a cidade.

Por volta de 1850, vindos de Franca-SP, Sacramento e Jacutinga, Minas Gerais, surgiram os primeiros povoadores, iniciando a criação de gado, o plantio de algodão, arroz e, mais tarde, a extração de lenha, diversificando para o plantio de café e demais produtos da lavoura.

Em 1873, foi fundada a Vila dos Buritis, por Manoel Dias Ferreira, José Ignácio dos Santos Filho, João Damasio Ramos, Miguel Dias Cardoso e sua mulher Maria Perpétua da lua.

O Distrito de Paz de Buritis foi criado em 1897 e destacaram-se na sua criação: José Honório de Campos, Pedro Ignácio dos Santos, José Antônio Vieira, Antônio Fernandes Pinheiro, José Fernandes Pinheiro, Clementino Mendes Pinheiro, José Martins de Andrade, Antônio Faustino Marques e outros.

Em 1944, foi ter o nome de Buritis para Buritizal.

Gentílico: buritinense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Buritís, pela lei estadual no 515, de 28-11-1897, subordinado ao município de Igarapava.

Em divisão referente ao ano de 1911, o distrito figura no município de Igarapava com a denominação de Patrocínio de Buritis.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito figura no município de Igarapava com a denominação anterior Buritis.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11-1944, o distrito de Buritís passou a denominar-se Buritizal.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município de Buritizal (ex-Buritis) figura no município de Igarapava.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado a categoria de município com a denominação de Buritizal, pela lei estadual nº 2456, de 30-12-1953, desmembrado de Igarapava. Sede no antigo distrito de Buritizal. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1955.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

Buritís para Patrocínio de Buritis alterado, em 1911.Buritís para Biritizal alterado, pelo decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11-1944.

Fonte: IBGE