Sudeste Região de Assis

Tudo sobre Platina

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
3.025
PIB Total
R$ 120,02 Mi
Per Capita
R$ 39.675,70
Área (km²)
326,700
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

As temperaturas são amenas e há menos chuvas, ideal para explorar as belezas naturais e a história local.

🛡️

Segurança

Platina é uma cidade tranquila com baixos índices de criminalidade, proporcionando segurança para visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Platina, uma encantadora cidade no interior de São Paulo, cercada pela beleza natural do Cerrado e da Mata Atlântica. Com uma população de 3.025 habitantes, Platina possui um rico histórico que remonta ao século XIX, quando era conhecida como Saltinho do Paranapanema. Fundada pelo sertanista Coronel Francisco Sanches de Figueiredo, a cidade rapidamente se tornou um importante centro comercial da região.

Principais Atrações

Estrada Boiadeira

Uma antiga estrada que liga Platina a regiões vizinhas, ideal para caminhadas e atividades ao ar livre, rica em história e beleza natural.

Cachoeira do Saltinho

Uma bela cachoeira localizada nas proximidades, perfeita para um dia de lazer em contato com a natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Platina?

Você pode chegar a Platina de carro, pela Rodovia Raposo Tavares, ou de ônibus a partir das principais cidades da região.

? Quais são as opções de hospedagem em Platina?

Platina oferece pousadas e hospedagens simples, além de opções de camping para quem gosta de natureza.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Platina?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

PLATINA SÃO PAULO

HISTÓRICO

No século XIX, o povoado que hoje constitue o município de Platina era denominado de " Saltinho do Paranapanema" e foi fundado, ao que se propala, pelo sertanista Coronel Francisco Sanches de Figueiredo, proprietário na época de grande latifúndio, que fixou residência na vila que fundou. Tratando-se de um centro, aliás um dos poucos existnetes no vasto sertão sudoiste do Estado de São Paulo, sua evolução se deu rapidamente, talvez devido o êxodo de colonizadores que penetravam os sertões em busca de novas terras. O então povoado de Saltinho do Paranapanema, e posteirormente Distrito de Paz de Platina, chegou a centralizar todo o comércio da região. Dispunha de dezenas de grandes casas comerciais e tinha fácil meio de comunicação às regiões avançadas, visto que seu próprio fundador abriu a chamada " Estrada Boiadeira" até as barrancas do Rio Paraná. Esta estrada, ainda existente, corta o município de leste a oeste, ligando Platina a Campos Novos Paulista e a Assis. Em 26 de julho de 1894, pela lei nº309, a vila foi elevada a categoria de Distrito de Paz, passando a denominar-se PLATINA, jurisdicionado ao Município de Campos Novos do Paranapanema. Em 24 de dezembro de 1915, pela Lei nº 1478, elevou-se o distrito à categoria de Município, porém, ao passar por uma fase de decadência perde essa condição e volta a posição de distrito a partir de 1934, tendo nessa oportunidade também perdido parte de seu território para Assis. Todavia, em 30 de dezembro de 1953, readiquiriu Platina a categoria de município, instalando-se novamente em 1º de janeiro de 1955.

GENTÍLICO: PLATINENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Platina, por lei estadual no 309, de 26-07-1894, subordinado ao município de Campos Novos do Paranapanema.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, figura no município de Campos Novos do Paranapanema, o distrito de Platina..

Elevado à categoria de município com a denominação de Platina, por Lei Estadual no 1478, de 24-11- 1915, desmembrado do município de Campos Novos do Paranapanema (depois Campos Novos). Sede no antigo distrito de Platina. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-04-1916.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Pelo decreto-lei estadual no 6469, de 28-05-1934, foi extinto o município de Platina, sendo seu território anexado ao município de Palmital.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Platina pertencente ao município de Palmital.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Platina permenece no município de Palmital.

Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Platina permenece no município de Palmital.

Elevado novamente a categoria de município com a denominação de Platina, por lei estadual no 2456, e 30-12-1953, desmembrado de Palmital. Sede no antigo distrito de Platina. Constituído do distrito sede. Reinstalado em 01-01-1955.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do distrito sede

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE PLATINA